HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E FICÇÃO CIENTÍFICA: ANÁLISE E PROPOSTA DE USO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v9i3.12870

Palavras-chave:

Ficção Científica, Histórias em Quadrinhos, Educação Científica, Sequência Didática, Recurso Didático

Resumo

As histórias em quadrinhos (HQs) são um recurso eficiente como incentivo à leitura, além de um importante auxiliar no ensino de Ciências, mostrando-se capazes de promover a interdisciplinaridade entre os conteúdos curriculares e a extrapolação imaginária pelos alunos. Partindo desse pressuposto, este artigo relata uma pesquisa em que foi feita uma análise documental das minisséries “Dinastia X” e “Potências de X”, dos X-Men, por meio da identificação dos elementos contrafactuais e dos polos temáticos de Ficção Científica, conforme caracterizados por Piassi (2007). Com isso, foram explorados os potenciais didáticos presentes nas HQs, bem como proposta uma Sequência Didática que tem como tema “Ecossistemas e Relações ecológicas” e foi organizada nos Três Momentos Pedagógicos, sendo voltada para o Ensino Fundamental. Conteúdos específicos (como relações intra e interespecíficas), além de tecnologias e temas sociais relacionados à biodiversidade e degradação ambiental foram abordados.

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Biografia do Autor

Tatiana Galieta, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), São Gonçalo, Rio de Janeiro, Brasil.

Licenciada em Ciências Biológicas e Bacharel em Genética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Educação em Ciências e Saúde pela UFRJ e Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisadora Procientista UERJ desde 2020. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade (PPGEAS), UERJ. Docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPECN) da UFF. É filiada às seguintes associações científicas: ABRAPEC (Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências), ESOCITE.BR (Associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias) e SBENBio (Associação Brasileira de Ensino de Biologia). Foi coordenadora e coordenadora adjunta do PPGEAS, UERJ durante os anos de 2014 e 2018. Foi coordenadora do Subprojeto Biologia (FFP/UERJ) do PIBID/CAPES entre os anos de 2014 e 2018. Líder do Grupo de Pesquisa LIQUENS - Grupo de Leituras e Investigações sobre Questões de Ensino de Ciências e Sociedade da UERJ e membro do grupo de pesquisa Discursos da Ciência e da Tecnologia na Educação - DICITE da UFSC. Conselheira titular do Conselho Universitário - CONSUN da UERJ entre 2018 e 2021. Parecerista ad hoc de periódicos nacionais e internacionais. Atua na área de Educação em Ciências, principalmente nos seguintes temas: formação de professores, Educação CTS, educação antirracista, materiais e metodologias de ensino de Ciências e Biologia. Mãe da Clarissa (nascida em 2003). E-mail para contato: tatigalieta@gmail.com

Luciano Calixto de Sousa Junior, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), São Gonçalo, Rio de Janeiro, Brasil.

Graduado em Licenciatura Plena em Ciência Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possuo experiência na área de Botânica e Ecologia Aplicada, atuei como curador da coleção botânica presente no Herbário da Faculdade de Formação de Professores e fui integrante do Grupo de Estudos Interdisciplinares do Ambiente (GEIA) na UERJ. Fui monitor em Metodologia do Ensino de Ciências e Biologia. Atualmente, sou integrante do Grupo de Pesquisa - Leituras e Investigações sobre Questões de Ensino de Ciências e Sociedade (LIQUENS) e Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade (PPGEAS) ambos da UERJ. Me dedico a trabalhos investigativos com objetivo de analisar diferentes aspectos teóricos e metodológicos do ensino de Ciências e Biologia, com ênfase no uso da Ficção Científica e vertentes de Educação CTS na aplicação do ensino de Ciências e Biologia.

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Publicado

2021-11-08

Como Citar

GALIETA, T.; SOUSA JUNIOR, L. C. de. HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E FICÇÃO CIENTÍFICA: ANÁLISE E PROPOSTA DE USO NO ENSINO DE CIÊNCIAS . REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 9, n. 3, p. e21093, 2021. DOI: 10.26571/reamec.v9i3.12870. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/12870. Acesso em: 5 dez. 2021.