MATEMÁTICA NA TELA: O DESENHO ARTÍSTICO COMO ATIVIDADE MEDIADORA DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v9i2.12234

Palavras-chave:

Matemática, Desenho Artístico, Atividade, Interdisciplinaridade

Resumo

Considerando que a Matemática está presente em todos os campos da nossa vida e que o processo de adquirir conhecimentos é mais significativo quando está aliado à nossa prática cotidiana, o presente estudo objetivou investigar em que medida o ensino da Matemática, apoiado pelo dinamismo do Desenho Artístico, pode agregar conhecimento e motivação aos alunos a respeito da Matemática. Alguns dos passos seguidos para alcançar esse objetivo foram reconhecer as principais dificuldades, percepções e anseios dos estudantes, analisar as contribuições do método interdisciplinar entre Matemática e Desenho através de atividades práticas e verificar qualitativamente as habilidades adquiridas. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa-ação, de natureza aplicada e abordagem qualitativa com os estudantes da VI Etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do CEEP Antônio Gentil Dantas Sobrinho no município de Pimenteiras, Piauí, tendo como método de produção de dados a pesquisa bibliográfica, questionários qualitativos, atividades práticas e depoimentos dos estudantes. De acordo com a análise dos dados obtidos na pesquisa foi possível verificar que ensinar Matemática através do Desenho Artístico contribui em diversos aspectos para a formação integral do aluno. Dentre os benefícios observados durante os encontros, podemos citar uma maior concentração e motivação pelas aulas, aprendizagem de conceitos e fórmulas de maneira mais simples, compreensão do motivo e utilidade do conteúdo estudado, maior nível de envolvimento e participação do grupo, desenvolvimento da criatividade e expressão.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adalgisa Maria de Oliveira, Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Piauí (SEDUC), Pimenteiras, Piauí, Brasil

Mestrado em Matemática pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI). Professora na Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Piauí (SEDUC), Pimenteiras, Piauí, Brasil.

Ronaldo Campelo da Costa, Instituto Federal do Piauí (IFPI), Picos, Piauí, Brasil

Doutorado e universidade de São Paulo (USP), doutorado em educação. Professor Titular EBTT e Instituto Federal do Piauí (IFPI), Picos, Piauí, Brasil.

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. BNCC - Base Nacional Comum Curricular. Brasília: [s. n.], 2018.

BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de novembro de 1996. Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN. [S. l.], 20 nov. 1996.

CRUZ, Michele David; MORIOKA, Carlos Alberto. Desenho Técnico: Medidas e representação gráfica. São Paulo: Saraiva, 2016. E-book.

DANTAS, Marcelo. Aela, designe interativo. In: A Perspectiva nas Artes Visuais. [S. l.], 1 maio 2018. Disponível em: https://medium.com/aela/a-perspectiva-nas-artes-visuais-76afe4114da1. Acesso em: 14 dez. 2020.

DAVYDOV, Vasily V. O que é a verdadeira atividade de aprendizagem? Tradução de Cristina Pereira Furtado (PUC GO) do texto DAVYDOV, Vasily V. What is the real learning activity? In: HEDEGAARD, Mariane; LOMPSCHER, Joachim. Learning activity and development. Aarhus (Denmark): Aarhus University Press, 1999.

DOCZI, György. O poder dos limites: Harmonias e proporções na Natureza: Arte e Arquitetura. São Paulo: Mercuryo, 2006.

FARIA, Leonardo Lopes. Razão Áurea: Matemática e Arte, a verdadeira harmonia!. 2016. Trabalho de conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de São João Del Rei, [S. l.], 2016.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: pensar, pesquisar, intervir. São Paulo: Cortez, 2014.

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas S.A, 2002.

HELBEL, Ana Paula Tomazini; NETO , João Coelho. Matemática e Arte: Possibilidades para o processo de ensino e aprendizagem da Geometria. Cadernos PDE, Paraná, 6 mar. 2013. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uenp_mat_pdp_ana_paula_tomazini.pdf. Acesso em: 18 nov. 2020.

JUANES, Santiago Garcia et al. Educación Plástica y Visual. [S. l.]: Editex, 2008. E-book.

JUNQUEIRA FILHO, Gabriel de Andrade. Linguagens geradoras: seleção e articulação de conteúdos em Educação Infantil. 1. ed. Porto Alegre: Mediação, 2005.

LEONTIEV, Alexei N. Actividade Consciência e Personalidade. Tradução: Maria Silvia Cintra Martins. [S. l.: s. n.], 1978. Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/leontiev/1978/activ_person/cap04.htm. Acesso em: 12 dez. 2020.

LIVIO, Mario. Razão Áurea: A história de fi, um número surpreendente. Tradução: Marco Shinobu Matsumura. Rio de Janeiro: Record, 2006. E-book.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 7. ed. São Paulo: Atlas S.A, 2010.

MARTINS, Joaquim Junior. Como escrever trabalhos de conclusão de curso: instruções para planejar e montar, desenvolver, concluir, redigir e apresentar trabalhos monográficos e artigos. 9. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2017.

MORAES, Maria Cândida. O Paradigma Educacional Emergente. 16. ed. São Paulo: Papirus, 2012. E-book.

SANTOS , Andréa Oriques. Educação Matemática e Arte: um estudo da representação em perspectiva nas pinturas do renascimento. 2006. Monografia (Graduação em Matemática) - UFSC, Florianópolis, 2006.

SEMMER, Simone. Matemática e Arte. 2007. Artigo (Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE) - Unespar, [S. l.], 2007.

SILVA, Marcos Noé Pedro. Escalas Matemáticas. Mundo Educação, [s. l.], 3 jun. 2009. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/matematica/escalas-matematicas.htm#:~:text=Podemos%20definir%20escala%20como%20a,transforma%C3%A7%C3%A3o%20para%20a%20dist%C3%A2ncia%20real. Acesso em: 20 dez. 2020.

VESCO, Clóvis Stachetti. Técnicas de Desenho e Pintura. [S. l.]: Agbook, 2013. E-book.

ZALESKI, Dirceu Filho. Matemática e Arte. Belo Horizonte: Autentica, 2017. E-book.

Publicado

2021-08-02

Como Citar

OLIVEIRA, A. M. de; COSTA, R. C. da . MATEMÁTICA NA TELA: O DESENHO ARTÍSTICO COMO ATIVIDADE MEDIADORA DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA . REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 9, n. 2, p. e21043, 2021. DOI: 10.26571/reamec.v9i2.12234. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/12234. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática