VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO EM DOCÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOB O OLHAR DE UMA MESTRANDA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v9i3.12203

Palavras-chave:

Estágio de Docência, Ensino de Ciências, Formação de professores, Ciências da Natureza

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever e analisar as atividades pedagógicas desenvolvidas durante a disciplina de Estágio de Docência do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, sendo esta vivenciada na disciplina Ciências da Natureza na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia do estágio fundamentou-se na autonomia, criticidade e protagonismo. Os conteúdos foram desenvolvidos através de aula expositiva dialogada, estudo dirigido de textos, construção de sínteses e fichamentos, análise de documentos, produção de textos e sistematização de discussões de aulas. Através dessa atividade, percebeu-se a organização e a criatividade dos acadêmicos, bem como a maturação para relacionar os conteúdos com questões sociais, políticas, econômicas e culturais. O estágio de docência proporciona experiências enriquecedoras, tanto práticas quanto intelectuais, transformando-se em vivências indispensáveis na formação do futuro mestre em Educação em Ciências na Amazônia.

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Biografia do Autor

Ray Ely Nobre e Souza, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Manaus, Amazonas, Brasil.

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas (2019). Atualmente mestranda em Educação em Ciências na Amazônia - UEA.

Mauro Gomes da Costa, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Manaus, Amazonas, Brasil.

Professor do Mestrado em Educação em Ciências na Amazônia e Mestrado em Educação da Universidade do Estado do Amazonas/UEA. Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP; Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas/UFAM (2004); Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Amazonas/UFAM (2001); Graduação em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (1996); Coordenador do Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências na Amazônia (2019-2021). Líder do Grupo de Pesquisa Fundamentos da Educação e Ensino de Ciências - GPFEEC. Tem experiência no ensino de filosofia (ensino médio e superior), história da educação atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, ensino de filosofia, filosofia da educação, história da educação, filosofia política, povos indígenas do Rio Negro (AM), missões religiosas, educação em ciências.

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Publicado

2021-09-17

Como Citar

SOUZA, R. E. N. e .; COSTA, M. G. da. VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO EM DOCÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOB O OLHAR DE UMA MESTRANDA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 9, n. 3, p. e21073, 2021. DOI: 10.26571/reamec.v9i3.12203. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/12203. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências