FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE E ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM QUÍMICA: PERCEPÇÕES E EXPERIÊNCIAS DE ALUNOS CONCLUINTES
DOI:
10.26571/reamec.v9i3.12034Palavras-chave:
Docência, Estágio Curricular Supervisionado, Licenciatura em QuímicaResumo
O estudo objetiva analisar a percepção de licenciandos sobre o Estágio Curricular Supervisionado na Licenciatura em Química a partir de suas experiências, e discutir o estágio como um espaço teórico-prático e de reflexão sobre a docência. Partindo da reflexão sobre o estágio e a crítica à compreensão reducionista deste como a hora da prática, foi desenvolvido um estudo qualitativo-descritivo, tendo como lócus o curso de Licenciatura em Química de uma instituição federal de ensino superior no interior do Ceará, com a participação de três licenciandos que responderam a cinco perguntas subjetivas sobre o estágio, sendo as respostas analisadas a partir de suas significações e sentidos. Os resultados indicam no contexto investigado a predominância de estágios como prática burocrática, imitação de modelos e distante da perspectiva reflexivo-investigativa, assim como a visão crítica dos licenciandos acerca dos limites dessa perspectiva formativa. Contudo, mesmo diante das adversidades vivenciadas ao longo do estágio, os alunos o percebem como um momento importante para sua formação inicial.
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