REFLEXÕES E CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFPA
DOI:
10.26571/reamec.v8i2.10401Palavras-chave:
Estágio supervisionado, Formação de professores, Perfil docente em Química., Educação em Ciências, Educação QuímicaResumo
Diante da relevância que o estágio supervisionado possui em ser a ponte entre a teoria e a prática compete entendê-lo como atividade curricular essencial ao processo formativo das licenciaturas. Desse modo, o presente estudo averiguou se o estágio supervisionado realizado por licenciandos em Química da Universidade Federal do Pará (UFPA) se relaciona com a ideia de pesquisa voltada ao desenvolvimento da atividade pedagógica como meio de construção do perfil profissional do professor. Assim, investigou-se a realização do estágio dentro da formação inicial e continuada de professores, a fim de conhecê-lo a partir de uma realidade formativa. A coleta de dados deu-se pela discussão em grupo, com base em uma entrevista semiestruturada, teve-se conhecimento das necessidades, anseios e inquietações em face da formação e estágio supervisionado dos graduandos. Na análise percebeu-se que a componente curricular pouco tem contribuído ao processo de formação e o quanto é importante uma abordagem diferenciada para que seja produtiva. Assim, enfatiza-se a necessidade de ação colaborativa da tríade: Professor orientador da Universidade - Professor em Formação - Professor da Educação Básica; para que, seja possível a construção de uma prática transformadora desde os momentos iniciais.
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