REFLEXÕES E CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFPA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v8i2.10401


Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Formação de professores, Perfil docente em Química., Educação em Ciências, Educação Química

Resumo

Diante da relevância que o estágio supervisionado possui em ser a ponte entre a teoria e a prática compete entendê-lo como atividade curricular essencial ao processo formativo das licenciaturas. Desse modo, o presente estudo averiguou se o estágio supervisionado realizado por licenciandos em Química da Universidade Federal do Pará (UFPA) se relaciona com a ideia de pesquisa voltada ao desenvolvimento da atividade pedagógica como meio de construção do perfil profissional do professor. Assim, investigou-se a realização do estágio dentro da formação inicial e continuada de professores, a fim de conhecê-lo a partir de uma realidade formativa. A coleta de dados deu-se pela discussão em grupo, com base em uma entrevista semiestruturada, teve-se conhecimento das necessidades, anseios e inquietações em face da formação e estágio supervisionado dos graduandos. Na análise percebeu-se que a componente curricular pouco tem contribuído ao processo de formação e o quanto é importante uma abordagem diferenciada para que seja produtiva. Assim, enfatiza-se a necessidade de ação colaborativa da tríade: Professor orientador da Universidade - Professor em Formação - Professor da Educação Básica; para que, seja possível a construção de uma prática transformadora desde os momentos iniciais.

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Biografia do Autor

  • Hebert Heitor Silva de Jesus, Secretaria de Estado de Educação do Pará

    Licenciado em Química pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é professor da Rede Pública de Ensino do Pará (SEDUC-PA). Foca em atividades voltadas a: experimentação no ensino de química, compreensão do estágio supervisionado na construção do perfil docente, formação de conceitos químicas e aplicações de atividades CTS.

     

  • Francisco Everdosa Tolosa, Universidade Federal do Pará

    Licenciado em Química pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Colaborador de Química do Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPP-UEPA). Foca em estudos voltados a: espaços não formais de ensino, estágios supervisionados, formação inicial de professores de química, formação de conceitos químicos, sequencias didáticas em ensino de química, História da Ciência.

  • Adriano Caldeira Fernandes, Universidade Federal do Pará

    Licenciado em Química pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Mestre em Química pela UFPA e Doutor em Química (Físico-Química) pelo Instituto de Química de São Carlos-USP. Atualmente é professor adjunto da UFPA, e tem dado ênfase a estudos voltados a: aprendizagem significativa no ensino de Química, célula combustível, avaliação da aprendizagem e eletrocatálise.

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Publicado

2020-08-30

Como Citar

REFLEXÕES E CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFPA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 2, p. 755–773, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i2.10401. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/10401. Acesso em: 16 abr. 2025.