REFLEXÕES E CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFPA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i2.10401

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Formação de professores, Perfil docente em Química., Educação em Ciências, Educação Química

Resumo

Diante da relevância que o estágio supervisionado possui em ser a ponte entre a teoria e a prática compete entendê-lo como atividade curricular essencial ao processo formativo das licenciaturas. Desse modo, o presente estudo averiguou se o estágio supervisionado realizado por licenciandos em Química da Universidade Federal do Pará (UFPA) se relaciona com a ideia de pesquisa voltada ao desenvolvimento da atividade pedagógica como meio de construção do perfil profissional do professor. Assim, investigou-se a realização do estágio dentro da formação inicial e continuada de professores, a fim de conhecê-lo a partir de uma realidade formativa. A coleta de dados deu-se pela discussão em grupo, com base em uma entrevista semiestruturada, teve-se conhecimento das necessidades, anseios e inquietações em face da formação e estágio supervisionado dos graduandos. Na análise percebeu-se que a componente curricular pouco tem contribuído ao processo de formação e o quanto é importante uma abordagem diferenciada para que seja produtiva. Assim, enfatiza-se a necessidade de ação colaborativa da tríade: Professor orientador da Universidade - Professor em Formação - Professor da Educação Básica; para que, seja possível a construção de uma prática transformadora desde os momentos iniciais.

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Biografia do Autor

Hebert Heitor Silva de Jesus, Secretaria de Estado de Educação do Pará

Licenciado em Química pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é professor da Rede Pública de Ensino do Pará (SEDUC-PA). Foca em atividades voltadas a: experimentação no ensino de química, compreensão do estágio supervisionado na construção do perfil docente, formação de conceitos químicas e aplicações de atividades CTS.

 

Francisco Everdosa Tolosa, Universidade Federal do Pará

Licenciado em Química pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Colaborador de Química do Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPP-UEPA). Foca em estudos voltados a: espaços não formais de ensino, estágios supervisionados, formação inicial de professores de química, formação de conceitos químicos, sequencias didáticas em ensino de química, História da Ciência.

Adriano Caldeira Fernandes, Universidade Federal do Pará

Licenciado em Química pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Mestre em Química pela UFPA e Doutor em Química (Físico-Química) pelo Instituto de Química de São Carlos-USP. Atualmente é professor adjunto da UFPA, e tem dado ênfase a estudos voltados a: aprendizagem significativa no ensino de Química, célula combustível, avaliação da aprendizagem e eletrocatálise.

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Publicado

2020-08-30

Como Citar

DE JESUS, H. H. S.; TOLOSA, F. E.; FERNANDES, A. C. REFLEXÕES E CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFPA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 2, p. 755–773, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i2.10401. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/10401. Acesso em: 24 abr. 2024.