O ENSINO DE QUÍMICA ATRÁVES DE UM CENTRO DE CIÊNCIAS AMAZÔNICO: UMA POSSIBILIDADE DE INSERÇÃO À CULTURA CIENTÍFICA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i2.10037

Palavras-chave:

Ensino de Química. Alfabetização Científica. Centro de Ciências.

Resumo

A pesquisa buscou relatar e debater através de enfoque qualitativo, de caráter exploratório, atividades desenvolvidas durante um “Dia Temático de Química” no Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPP), com alunos do 3° ano do Ensino Médio de uma Escola da Rede Pública de Ensino de Belém (PA). Na ocasião, os estudantes participaram de práticas experimentais, com vistas, a verbalizar ideias e a responder um questionário direcionado as atividades realizadas, bem como, fazer considerações sobre a proposta do “Dia Temático”. A análise dos resultados revela que a atividade foi relevante para os alunos, pois se sentiram confortáveis na exposição de ideias a respeito de alguns conceitos químicos, o que colabora na construção de novas concepções em relação a essa Ciência. Do mais, verificou-se que o CCPP, um espaço não formal de ensino, pode contribuir no processo de alfabetização científica.

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Biografia do Autor

Francisco Everdosa Tolosa, Universidade Federal do Pará

Licenciado em Química pela Universidade Federal do Pará. Realiza pesquisas direcionadas à : espaços não formais, sequencias didáticas em ensino de química, formação de conceitos, História da Ciência.

André Silva dos Reis, Centro de Ciências e Planetário do Pará

Mestre em ciências (Química), pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é o técnico educacional de química do Centro de Ciências do Pará, vinculado à Universidade do Estado do Pará (UEPA). Além de ser membro do grupo de ciência, tecnologia, meio ambiente e educação não-formal (CTENF) do CCPP. Foca em estudos voltados a: produtos naturais, educação não formal, experimentação e história da ciência.

Maria Dulcimar de Brito Silva, Universidade do Estado do Pará

Mestre em ciências (Química), pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É professora Assistente IV da Universidade do Estado do Pará (UEPA), membra do grupo de ciência, tecnologia, meio ambiente e educação não-formal (CTENF) do Centro de Ciências e Planetário do Pará. Foca em estudos voltados a: produtos naturais, educação não formal, experimentação e história da ciência.

 

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Publicado

2020-07-04

Como Citar

TOLOSA, F. E.; REIS, A. S. dos; SILVA, M. D. de B. O ENSINO DE QUÍMICA ATRÁVES DE UM CENTRO DE CIÊNCIAS AMAZÔNICO: UMA POSSIBILIDADE DE INSERÇÃO À CULTURA CIENTÍFICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 2, p. 700–718, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i2.10037. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/10037. Acesso em: 26 nov. 2024.