EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE PARINTINS/AM: UM OLHAR SOBRE AS ESCOLAS DO CAMPO
DOI:
10.29286/rep.v33ijan/dez.14262Palavras-chave:
Educação do Campo, Escolas do Campo, ParintinsResumo
Este artigo apresenta o cenário da Educação do Campo no Município de Parintins/AM, evidenciando a organização das escolas do campo neste território. Metodologicamente, empregou-se a pesquisa bibliográfica e pesquisa documental coletada junto à documentação da Secretaria Municipal de Educação (SEMED/PIN) do referido município, referente as escolas campesinas. Conclui-se que essas escolas possuem relevância no contexto investigado, implicando no combate ao processo de nucleação em Parintins, cujas consequências aos estudantes do campo é o deslocamento para estudar nas escolas da cidade.
Downloads
Referências
AMAZONAS, Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM). Parintins. 2017. Disponível em: http://www.idam.am.gov.br/tag/parintins/. Acesso em: 02/12/2017.
ANTUNES-ROCHA, M. I.; HAGE, S. M. (Org.). Escola de direito: reinventando a escola multisseriada. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
ARROYO, M.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. (org.). Por uma educação do campo. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
ARROYO, M. Políticas de formação de educadores (as) do campo. In: Cadernos do CEDES: Educação do Campo. vol. 27, n 72, maio/ago. São Paulo: Cortez; Campinas, CEDES, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ccedes/v27n72/a04v2772.pdf. Acesso em: 03 jan. 2020.
BORGES, H. S.; SOUZA, É. S. Os Movimentos Sociais na Construção das Políticas de Formação de Educadores/as do Campo. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade. Salvador:BA, v. 30, n. 61, p. 68-84, jan. 2021. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432021000100068&lng=pt&nrm=iso.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 191-A, p. 1, 5 out. 1988. Legislação Informatizada – Constituição de 1988 – Publicação Original.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. A educação no Brasil rural / Alvana Maria Bof (organização); Carlos Eduardo Moreno Sampaio et al. – Brasília: 2006. Disponível em www.inep.gov.br/imprensa/noticias/outras/news06_13.htm. Acesso: 12 fev. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Resolução CNE/CEB nº 2 de 28 de abril de 2008. Diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD). Brasília: MEC, 2008.
BRASIL. Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Censo Escolar, 2021: MEC/Inep/DEED – Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Censo Escolar 2021. Brasília, DF, 2022. Disponível em: https://download.inep.gov.br/censo_escolar/resultados/2021/apresentacao_coletiva.pdf. Acesso em: 17 abr. 2022.
CÊA, G. S. S.; SILVA, C. F.; SILVA, E. J. Educação do campo e desenvolvimento econômico em Alagoas: problematizando a escassa pesquisa e mapeando a situação. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 23, n. 53/2, p. 615-636, 2014. DOI: 10.29286/rep.v23i53/2.1757. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1757. Acesso em: 16 jul. 2022.
CONTE, I. I. Pedagogia da Alternância na Educação do Campo em Uma Escola Pública. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 31, n. jan/dez, p. 1-20, 2022. DOI: 10.29286/rep.v 31 jan/dez.12746. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12746. Acesso em: 16 jul. 2022.
D’AGOSTINI, A.; TAFFAREL, C. Z.; SANTOS JÚNIOR, C. L. Escola Ativa. In: CALDART, R. S.; PEREIRA, I. B.; ALENTEJANO, P.; FRIGOTTO, G. (orgs.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.
HAGE, S. M.; SILVA, H. S. A.; FREITAS, M. N. M. Escola Pública do Campo no Contexto das Políticas Educacionais: Desafios às Práticas Formativas do Programa Escola da Terra no Brasil e na Amazônia Paraense. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 30, n. 61, p. 299-314, jan. 2021. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432021000100299&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 25 jul. 2023.
IBGE. População rural. Séries Históricas e Estatísticas. Brasília. 2010. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/educacao/9662-censo-demografico-2010.html?=&t=destaques. Acesso em 20 de jun, 2022.
MOLINA, M. C.; JESUS, S. M. S. A. Por uma educação do campo: contribuições para a construção de um projeto de Educação do Campo. Brasília, 2004. p. 13-52. (Coleção Por Uma Educação do Campo, nº 5).
MOLINA, M. C.; SÁ, L. M. Escola do Campo. In: CALDART, R. S. et al., (Org.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012, p. 324-330.
MOLINA, M. C.; ANTUNES-ROCHA, M. I. Educação do Campo: História, Práticas e Desafios no Âmbito das Políticas de Formação de Educadores – Reflexões sobre o PRONERA e o PROCAMPO. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 22, n. 2, p. 220-253, jul./dez.2014. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/viewFile/5252/3689. Acesso em: 07out.2020.
PANTOJA, G. G. Acordo de Pesca: instrumento para a co-gestão do uso dos recursos pesqueiros no município de Parintins-Am. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Manaus: UFAM, 2006.
PARINTINS. Aprova o Plano Municipal de Educação 2015-2025. Disponível em: https://sapl.parintins.am.leg.br/media/sapl/public/normajuridica/2015/133/lei_615_2015.pdf. Acesso em: 16 de fevereiro de 2020.
PARINTINS. Dados Gerais Sobre Educação do Campo em Parintins. SEMEDI/PIN, 2021. Disponível em: https://parintins.am.gov.br/?q=277-conteudo-101680-secretaria-municipal-de-educacao-semed. Acesso em: 16 de fevereiro de 2022.
PEREIRA, H. S. A dinâmica da paisagem Socioambiental das várzeas do rio Solimões-Amazonas. In: FRAXE, T. J. P.; PEREIRA, H. S.; WITKOSKI, A. C. (Org.). Comunidades ribeirinhas amazônicas: modos de vida e uso dos recursos naturais. Manaus: EDUA, 2007.
SANTOS, C. A. et al. Memória dos 20 anos da Educação do Campo e do Pronera. 1. ed. Brasília: UnB, 2018. v. 1. 304p.
SILVA, S. S.; PIMENTA, A. C. T.; MOURÃO, A. R. B. O Cenário das Escolas Públicas Ribeirinhas no Baixo Amazonas. In: Anais do XII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo/I Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores 25, 26 e 27 de novembro de 2014. Belém: Universidade Federal do Pará, 2014.
SILVA, S. S. Políticas de Formação Inicial de Professores do Campo em Parintins: Contextos e Contradições. Tese de Doutorado. Manaus, UFAM/Faced/PPGE, 2017. Disponível em: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6084. Acesso em 13 de agosto de 2019.
TAFFAREL, C. N. Z. Aula Inaugural Educação do Campo. Canal Acessoria e comunicação da UFRB no YouTube, 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=E3Vsct0gcxU. Acesso em 07 de nov. 2021.