Educação do campo e desenvolvimento econômico em Alagoas: problematizando a escassa pesquisa e mapeando a situação

Autores

  • Georgia Sobreira dos Santos CÊA gecea@uol.com.br
    Universidade Federal de Alagoas
  • Camila Ferreira SILVA ferreira.camilasilva@gmail.com
    Universidade Federal de Alagoas
  • Edilma José da SILVA edilma.geoufal@gmail.com

DOI:

10.29286/rep.v23i53/2.1757

Palavras-chave:

Educação do Campo. Desenvolvimento Econômico. Realidade Alagoana.

Resumo

O artigo objetiva discutir a realidade educacional do campo em Alagoas. Foram levantadas teses e dissertações na base da CAPES, que trataram da relação educação do campo e desenvolvimento econômico, e coletados dados relativos à existência de escolas nos assentamentos rurais de Alagoas e/ou nas proximidades dos mesmos. A revisão de literatura revelou que, apesar da importância atribuída à relação entre educação e desenvolvimento dos assentamentos, estudos sobre a realidade alagoana são escassos. Os dados coletados indicam que o acesso à educação formal ainda é um problema social para os assentamentos alagoanos, especialmente na região do sertão.

Palavras-chave: Educação do Campo. Desenvolvimento Econômico. Realidade Alagoana.

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Biografia do Autor

Georgia Sobreira dos Santos CÊA, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação: História, Política e Sociedade (PUC-SP); professora do PPGE da Universidade Federal de Alagoas; membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Estado, Sociedade e Educação (GP-TESE). Endereço institucional: Av. Lourival Melo Mota, s/n, Cidade Universitária – Maceió – AL, CEP: 57072-900. E-mail: <gecea@uol.com.br>.

Camila Ferreira SILVA, Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Educação (UFAL); professorada Universidade Federal de Alagoas; membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Estado, Sociedade e Educação (GP-TESE).E-mail: <ferreira.camilasilva@gmail.com>.

Edilma José da SILVA

Mestranda em Geografia (UFS). E-mail: <edilma.geoufal@gmail.com>.

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Publicado

2014-07-02

Como Citar

CÊA, G. S. dos S.; SILVA, C. F.; SILVA, E. J. da. Educação do campo e desenvolvimento econômico em Alagoas: problematizando a escassa pesquisa e mapeando a situação. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 23, n. 53/2, p. 615–636, 2014. DOI: 10.29286/rep.v23i53/2.1757. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1757. Acesso em: 27 abr. 2024.