PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM UMA ESCOLA PÚBLICA

Autores

DOI:

10.29286/rep.v31ijan/dez.12746

Palavras-chave:

Educação do campo, Pedagogia da alternância, Escola pública, Educampo

Resumo

O texto reflete sobre a construção da Educação do Campo com Pedagogia da alternância em uma escola pública municipal de Ji-Paraná/RO com o objetivo de evidenciar elementos do Processo da educação rural para a educação do campo. A metodologia utilizada é a pesquisa-ação, com observação participante. Conclui-se que um novo processo pedagógico surge com inseguranças e conflitos, e a pedagogia da alternância desloca os fazeres do individual ao coletivo, forçando os sujeitos a se integrarem. Outros aspectos importantes são: criticidade e protagonismo dos alunos/as; proximidade entre professores, gestores, alunos/as e suas famílias; acompanhamento por parte da Secretaria Municipal de Educação.

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Biografia do Autor

Isaura Isabel CONTE, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e professora do Curso de Pedagogia no campus de Ji-Paraná, Universidade Federal de Rondônia - UNIR.

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Publicado

2022-03-31

Como Citar

CONTE, I. I. PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM UMA ESCOLA PÚBLICA. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 31, n. jan/dez, p. 1–20, 2022. DOI: 10.29286/rep.v31ijan/dez.12746. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12746. Acesso em: 3 jul. 2024.