Paulo Freire e Educação ambiental: contribuições a partir da obra Pedagogia da Autonomia

Autores

DOI:

10.29286/rep.v21i45.334

Palavras-chave:

Palavras-chave, Pedagogia freiriana. Educação ambiental. Formação de educadores. Educação Ambiental crítica.

Resumo

O presente estudo traz contribuições para o desenvolvimento da pedagogia crítica na Educação Ambiental, tendo como base o pensamento de Paulo Freire. Muito já se pesquisou sobre o pensamento pedagógico freiriano, mas há uma carência de estudos mais apurados no que tange à educação voltada às questões do meio ambiente. Neste estudo, com base na obra Pedagogia da Autonomia, são apontadas contribuições de Freire pertinentes à Educação Ambiental, quanto às concepções de ser humano, de mundo e de Educação. Também são postos os resultados finais da pesquisa e algumas considerações indicativas para a formação de educadores socioambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivo Dickmann, Univerisdade Federal do Paraná

Doutorando em Educação (UFPR) e Mestre em Educação (UFPR) com graduação em Filosofia (IFIBE). Rua General Carneiro, 460, 1º andar, Edifício D. Pedro I, CEP 80.060-150.

Sônia Maria Marchiorato Carneiro, Univerisdade Federal do Paraná

Geógrafa. Mestrado em Educação (UFPR); Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento (MADE-UFPR). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR e pesquisadora do Doutorado em Meio ambiente e Desenvolvimento (MADE-UFPR); Grupos de Pesquisa: Cultura, práticas escolares e educação histórica; Educação, Ambiente e Sociedade (UFPR).

Downloads

Publicado

2012-06-30

Como Citar

DICKMANN, I.; CARNEIRO, S. M. M. Paulo Freire e Educação ambiental: contribuições a partir da obra Pedagogia da Autonomia. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 21, n. 45, p. 87–102, 2012. DOI: 10.29286/rep.v21i45.334. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/334. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Educação, Tempo e Território