Paulo Freire e Educação ambiental: contribuições a partir da obra Pedagogia da Autonomia
DOI:
10.29286/rep.v21i45.334Palavras-chave:
Palavras-chave, Pedagogia freiriana. Educação ambiental. Formação de educadores. Educação Ambiental crítica.Resumo
O presente estudo traz contribuições para o desenvolvimento da pedagogia crítica na Educação Ambiental, tendo como base o pensamento de Paulo Freire. Muito já se pesquisou sobre o pensamento pedagógico freiriano, mas há uma carência de estudos mais apurados no que tange à educação voltada às questões do meio ambiente. Neste estudo, com base na obra Pedagogia da Autonomia, são apontadas contribuições de Freire pertinentes à Educação Ambiental, quanto às concepções de ser humano, de mundo e de Educação. Também são postos os resultados finais da pesquisa e algumas considerações indicativas para a formação de educadores socioambientais.Downloads
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Publicado
2012-06-30
Como Citar
DICKMANN, I.; CARNEIRO, S. M. M. Paulo Freire e Educação ambiental: contribuições a partir da obra Pedagogia da Autonomia. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 21, n. 45, p. 87–102, 2012. DOI: 10.29286/rep.v21i45.334. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/334. Acesso em: 10 set. 2024.
Edição
Seção
Educação, Tempo e Território