Sobre a Revista

Foco e Escopo

Disseminar conhecimentos científicos da área de Educação, em meio às diferentes perspectivas teórico-metodológicas de análises, em tempos e espaços diversos, no sentido de fomentar e facilitar o intercâmbio de pesquisas produzidas dentro desse campo de saber, em âmbito regional, nacional e internacional, e assim, contribuir para o enfrentamento e o debate acerca dos problemas da educação brasileira em suas diferentes esferas. Têm objetivos contribuir para a divulgação de resultados de pesquisas científicas da área de Educação no sentido de facilitar o intercâmbio de investigações produzidas dentro desse campo de saber, em âmbito regional, nacional e internacional.

Público Alvo Pesquisadores, educadores, professores, alunos de graduação, pós-graduação e grupos de pesquisas que estudam e subsidiam teórico-metodologicamente ações educativas em diversos tempos e espaços. Além de bibliotecas federais, estaduais e municipais, de universidades, Instituições de Educação Infantil, escolas de ensino fundamental e médio do Estado de Mato Grosso, bem assim em níveis nacional e internacional. Política de submissão Aceita artigos, predominantemente, resultantes de pesquisa em Educação e ensaios e resenhas que privilegiem obras de relevância na área. Os ensaios destinam-se somente às questões teóricas e metodológicas relevantes às seções. Estudos sobre o estado da arte acerca de temáticas voltadas ao campo educativo também são aceitos.

A exatidão das ideias e opiniões expressas nos trabalhos são de exclusiva responsabilidade dos autores. O autor deve indicar, quando for o caso, a existência de conflito de interesses. O Conselho Editorial decide quanto à publicação de artigos de convidados externos de alta relevância da área de Educação. Como instrumento de intercâmbio a Revista prioriza mais de 90% de seu espaço para a divulgação de resultados de pesquisa externos à UFMT.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos recebidos para publicação são submetidos à seleção prévia do editor científico da seção a que se destina o texto. As seções estão circunscritas às seguintes temáticas: Cultura Escolar e Formação de Professores; Educação, Poder e Cidadania; Educação e Psicologia; Educação Ambiental; História da Educação; Educação em Ciências e Matemática. Posteriormente, os textos são encaminhados sem identificação de autoria, ao julgamento de pareceristas designados pelo Conselho Científico. Cópias do conteúdo dos pareceres são enviadas aos autores, caso estes solicitem, sendo mantidos em sigilo os nomes dos pareceristas. Ajustes sugeridos pelos avaliadores são efetuados pelo o autor, no entanto, com reserva do anonimato de ambos.

A avaliação é realizada pelo Conselho Consultivo da Revista ou outros Pareceristas ad-hoc externos, os quais levam em conta o perfil, a linha editorial da Revista, o conteúdo, a relevância e qualidade das contribuições. Para assegurar a integridade da avaliação,a mesma é realizada como double blind peer review. Todos os trabalhos são submetidos a dois pareceristas, especialistas na área. Havendo pareceres contraditórios, o Conselho Científico encaminha o manuscrito a um terceiro parecerista. Na última edição do ano, é publicada a relação dos pareceristas que contribuíram com as edições no período em pauta.

Periodicidade

A Revista de Educação Pública tem uma periodicidade de Publicação contínua (Rolling pass)

Política de Acesso Livre e Gratuito

A Revista de Educação Pública oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. A Revista também não cobra taxas dos autores para submissão nem publicação (APCs).

Política Software anti-plágio

A A Revista de Educação Pública adota o software detector de plágio PLAGIUS. Os autores devem estar atentos para as implicações previstas nos dispositivos legais do Código Penal e da Lei de Direitos Autorais.

Política de direitos autorais

A Revista de Educação Pública utiliza-se da Licença Creative CommonsAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. Os artigos e demais trabalhos publicados na Revista, os detentores dos direitos são os autores dos manuscritos. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e a data dessa publicação.

Política de auto-arquivo

A Revista de Educação Pública permite o auto-arquivo em sites pessoais, repositórios institucionais, repositórios temáticos. O auto-arquivo ou depósito dos trabalhos pode ser feito no momento da publicação dos artigos. A versão do publicado pode ser usada para este depósito é a pós-publicação (versão editorial). Por exemplo: PKP Preservation Network (PN) e LOCKSS.

Patrocinador

FAPEMAT (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - FAPEMAT); CAPES/ PROAP

Histórico do periódico

A Revista de Educação Pública teve seu ensaio pela primeira vez, na forma experimental,  em 1989. Nasceu articulada ao Programa de Mestrado em Educação Pública da Universidade Federal de Mato Grosso. O primeiro número veio a público no segundo semestre de 1992. Em 1993, foi organizado um número temático sobre educação ambiental, resultado dos trabalhos de professores e alunos do curso de educação ambiental promovido pelo Instituto de Educação e apoiado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - PNUMA, IBAMA e CNPq. Em 1994, sua periodicidade passou a ser semestral.

A Revista de Educação Pública, desde o início, foi criada como um instrumento de intercâmbio, com exceção do número 02 que contou com articulistas de origem predominantemente externa. Os demais números, tiveram uma pequena participação externa. Isto porque o Programa de Mestrado voltou-se mais para a divulgação dos temas estudados em seu interior, com a preocupação de consolidar os grupos de pesquisa e uma base de conhecimento nas diversas linhas de atuação. Mais de duzentos artigos foram publicados nos dez anos iniciais da Revista. A partir do v.4, n.5, jan./jun. 1995, a Revista foi organizada na forma de seções nas quais o Editor científico procurou estimular o intercâmbio através da ampliação da publicação externa.

Além disso, a Revista de Educação Pública tem-se definido pela exclusiva publicação de matérias de interesse para a pesquisa educacional - na forma de resultados ou de debates teórico-metodológicos. br A sua publicação, na íntegra, por via eletrônica que já era uma pretensão acalentada há muito tempo, torna-se hoje realidade, em decorrência, inclusive, da crise econômica vivida pela Universidade pública. Em 2020 inaugurou-se uma nova fase da revista, ao adotarmos o formato de publicação contínua como modelo de prática editorial. Com tal opção, deixamos de organizar em números os textos publicados, para localizá-los num volume único anual. Na transição para a publicação contínua, a revista de Educação Pública deixa de constituir seções temáticas e organiza-se pelo agrupamento dos artigos a serem publicados, cujas ordenações serão definidas a priori, em razão dos manuscritos que aguardam publicação. Não haverá previsibilidade quanto à quantidade de artigos para a publicação, como quando nos ancorávamos na lógica anterior. Desse modo, para todos da equipe editorial, serão momentos de aprendizados sobre como trabalhar com o processo de publicação contínua, o que propõe muitos desafios, diante da diversidade própria do campo educacional.