Educação antirracista e práticas em sala de aula: uma questão de formação de professores. Antiracist education and classroom practices: a matter of teachers training

Autores

  • Aparecida de Jesus FERREIRA aparecidadejesusferreira@gmail.com
    Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

10.29286/rep.v21i46.408

Palavras-chave:

Educação antirracista. Práticas em sala de aula. Formação de professores.

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre educação antirracista e resultados de uma pesquisa desenvolvida com professores, discutindo sobre raça/etnia em sala de aula. Apresento os resultados de uma observação de sala de aula. Os referenciais teóricos utilizados são referenciais da educação antirracista de Gillborn (1995). Os resultados da pesquisa demonstram que a maneira de ensinar da professora pode enviar várias mensagens para seus/suas alunos/as, maneiras essas que refletem o contexto sóciocultural brasileiro. Concluo que há uma necessidade de um tempo longo de formação continuada sobre o tema raça/etnia para que os professores se sintam melhor preparados para abordar o tema raça/etnia.

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Biografia do Autor

Aparecida de Jesus FERREIRA, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora do Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas da UEPG – Universidade Estadual de Ponta Grossa e Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguagem, Identidade e Subjetividade da mesma instituição. Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Unioeste – Universidade Estadual do Oeste do Paraná. E-mail:

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Recebimento em: 15/03/2012.

Aceite em 30/03/2012.

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Publicado

2012-09-06

Como Citar

FERREIRA, A. de J. Educação antirracista e práticas em sala de aula: uma questão de formação de professores. Antiracist education and classroom practices: a matter of teachers training. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 21, n. 46, p. 275–288, 2012. DOI: 10.29286/rep.v21i46.408. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/408. Acesso em: 29 mar. 2024.