A documentação pedagógica na Educação Infantil: traçando caminhos, construindo possibilidades

Autores

  • Amanda Cristina Teagno Lopes Marques silva.dioneia@gmail.com
    Universidade de São Paulo http://www5.usp.br/
  • Maria Isabel de Almeida silva.dioneia@gmail.com
    Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. http://www5.usp.br/

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v20i44.315


Palavras-chave:

Documentação pedagógica. Registro de práticas. Educação Infantil. Práticas pedagógicas.

Resumo

Este artigo, elaborado a partir de pesquisa bibliográfica realizada em doutorado-sanduíche junto à Universidade de Bolonha, Itália, tem por objetivos: a) Explicitar o conceito de documentação pedagógica, estabelecendo aproximações e distanciamentos em relação à ideia de registro de práticas; b) Indicar a contribuição do registro e da documentação na construção de práticas pedagógicas de boa qualidade no contexto da Educação Infantil. A documentação pode representar elemento de qualificação da proposta pedagógica ao relacionar-se à reflexão sobre a prática e à formação contínua, à construção de memória e identidade, à compreensão do pensamento infantil, ao planejamento e à avaliação.

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Biografia do Autor

  • Amanda Cristina Teagno Lopes Marques, Universidade de São Paulo
    Doutoranda pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, bolsista CAPES e participante do GEPEFE – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Formação de Educadores (FE-USP). Autora do livro Educação Infantil e registro de práticas. São Paulo: Cortez, 2009. Rua Dias Leme, 123, aptº 72-A. CEP 03118-040. São Paulo-SP, Brasil.
  • Maria Isabel de Almeida, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
    Doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, professora da mesma instituição, e uma das coordenadoras do GEPEFE – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Formação de Educadores (FE-USP). Av. da Universidade, 308, Butantã. CEP 05508-040. São Paulo-SP, Brasil.

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Publicado

2012-06-19

Edição

Seção

Cultura Escolar e Formação de Professores

Como Citar

A documentação pedagógica na Educação Infantil: traçando caminhos, construindo possibilidades. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 20, n. 44, p. 413–428, 2012. DOI: 10.29286/rep.v20i44.315. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/315. Acesso em: 15 jul. 2025.