A documentação pedagógica na Educação Infantil: traçando caminhos, construindo possibilidades
DOI:
10.29286/rep.v20i44.315Palavras-chave:
Documentação pedagógica. Registro de práticas. Educação Infantil. Práticas pedagógicas.Resumo
Este artigo, elaborado a partir de pesquisa bibliográfica realizada em doutorado-sanduíche junto à Universidade de Bolonha, Itália, tem por objetivos: a) Explicitar o conceito de documentação pedagógica, estabelecendo aproximações e distanciamentos em relação à ideia de registro de práticas; b) Indicar a contribuição do registro e da documentação na construção de práticas pedagógicas de boa qualidade no contexto da Educação Infantil. A documentação pode representar elemento de qualificação da proposta pedagógica ao relacionar-se à reflexão sobre a prática e à formação contínua, à construção de memória e identidade, à compreensão do pensamento infantil, ao planejamento e à avaliação.Downloads
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Publicado
2012-06-19
Como Citar
MARQUES, A. C. T. L.; ALMEIDA, M. I. de. A documentação pedagógica na Educação Infantil: traçando caminhos, construindo possibilidades. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 20, n. 44, p. 413–428, 2012. DOI: 10.29286/rep.v20i44.315. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/315. Acesso em: 12 jan. 2025.
Edição
Seção
Cultura Escolar e Formação de Professores