PAULO FREIRE EM TRÊS EXERCÍCIOS DO CONTAR: ELOS DO REFLETIR, ARGUMENTAR E RECONSTRUIR

Autores

DOI:

10.29286/rep.v32ijan/dez.13721

Palavras-chave:

Narrativas autobiográficas, Paulo Freire, Educação, Identidade

Resumo

No contexto da emergência do “paradigma narrativo-autobiográfico em educação” (PASSEGGI, 2020), Paulo Freire é um autor incontornável, ocupando um lugar central na perspectiva epistemopolítica. Neste artigo são revisitadas as leituras do legado freireano e, inspirados nesse paradigma, se analisa a obra Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido, considerando três exercícios do contar: o exercício do refletir, do argumentar e do reconstruir. Na obra analisada, por meio da mediação biográfica, esses exercícios se encontram entrelaçados na defesa da obra, na transformação de si mesmo e do mundo.

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Biografia do Autor

André Augusto Diniz LIRA, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (PPGED/UFCG). Pesquisador associado ao Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade- Educação (CIERS-Ed) da Fundação Carlos Chagas. Tutor do PET Pedagogia da UFCG. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8891017471432810. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9398-507X. E-mail: andreaugustoufcg@gmail.com

Maria da Conceição PASSEGGI, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Pesquisadora Pq1-D Ed-CNPq. Professora do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Lattes: http://lattes.cnpq.br/5015707256397317. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-4214-7700. E-mail: mariapasseggi@gmail.com

Márcio André de ANDRADE, Faculdade do Sertão do Pajeú (FASP)

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Professor da Faculdade do Sertão do Pajeú (FASP). Lattes: http://lattes.cnpq.br/6159166835681788. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4890-3546. Email: marciofasp3@gmail.com

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Publicado

2023-03-23

Como Citar

LIRA, A. A. D.; PASSEGGI, M. da C.; ANDRADE, M. A. de . PAULO FREIRE EM TRÊS EXERCÍCIOS DO CONTAR: ELOS DO REFLETIR, ARGUMENTAR E RECONSTRUIR. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 32, n. jan/dez, p. 1–23, 2023. DOI: 10.29286/rep.v32ijan/dez.13721. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13721. Acesso em: 20 abr. 2024.