PROBLEMATIZAÇÕES PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INOVADORA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Márcia Cristina Rodrigues da Silva Coffani marciacoffani@hotmail.com
    UFMT
  • Ana Carrilho Romero Grunennvaldt anacarrilho12@yahoo.com.br
    FEF/UFMT
  • Cleomar Ferreira Gomes gomescleo.cg@gmail.com
    FEF UFMT
  • Evando Carlos Moreira ecmmoreira@uol.com.br
    FEF / UFMT
  • José Tarcísio Grunennvaldt jotagrun@uol.com.br
    FEF / UFMT

Palavras-chave:

Prática Pedagógica Inovadora, Educação Física, Ensino Médio

Resumo

Este texto é um ensaio teórico que se dedicou a debater ponderações curriculares e pedagógicas valorizadas em estudos e produções acadêmicas, que têm em comum, a busca do diálogo sobre a problematização para uma prática pedagógica inovadora, em especial, que podem contribuir com a qualificação do ensino da Educação Física no Ensino Médio no Brasil. Concluímos que os princípios apresentados tangenciam a proposição de uma prática pedagógica inovadora para Educação Física no Ensino Médio, sem que se reduza a um modelo explicativo da ação, são sobretudo, interfaces apreendidas de práticas pedagógicas contextualizadas à singularidade do contexto e à pluralidade do grupo de alunos e professores, que se materializam nas diferentes e contraditórias realidades educativas do Ensino Médio e potencializam aprendizagens significativas

Biografia do Autor

Márcia Cristina Rodrigues da Silva Coffani, UFMT

Professora Doutora em Educação IE UFMT.

Ana Carrilho Romero Grunennvaldt, FEF/UFMT

Professora Doutora em Educação.

Cleomar Ferreira Gomes, FEF UFMT

Professor Doutor em Educação 

Orientador do Programa de Pós Graduação em Educação UFMT

Evando Carlos Moreira, FEF / UFMT

Professor Doutor em Educação Física

Orientador do Programa de Pós Graduação em Educação UFMT

José Tarcísio Grunennvaldt, FEF / UFMT

Professor Doutor em Educação 

Orientador do Programa de Pós Graduação em Educação UFMT

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Publicado

2018-11-29

Como Citar

Coffani, M. C. R. da S., Grunennvaldt, A. C. R., Gomes, C. F., Moreira, E. C., & Grunennvaldt, J. T. (2018). PROBLEMATIZAÇÕES PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INOVADORA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO. Corpoconsciência, 22(3), 101–114. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/7466

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