A PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES COM SÍNDROME DE DOWN NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

PERSPECTIVA DAS MÃES

Autores

  • Érika Patricia Oliveira Pereira erikapaty52@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Juliana Aparecida de Paula Schuller juliana_schuller@yahoo.com.br
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Ana Carrilho Romero Grunennvaldt anacarrilho12@yahoo.com.br
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Luciane de Almeida Gomes lualgomes@hotmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

10.51283/rc.27.e13974

Palavras-chave:

Inclusão, Síndrome de Down, Educação Física

Resumo

A inclusão de alunos com Síndrome de Down na rede regular de ensino é um direito adquirido por lei. Assim, também cabe ao professor(a) de educação física, o papel de incluir os alunos com Síndrome de Down na escola. Este estudo buscou investigar qual a perspectiva das mães de alunos com Síndrome de Down sobre as aulas de educação física e, ainda, identificar os fatores que as mesmas consideram relevantes para o desenvolvimento de uma educação física inclusiva. Foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório. Participaram deste estudo onze mães de alunos com Síndrome de Down matriculados em escolas públicas de Cuiabá-MT. O instrumento de coleta de dados foi o questionário semiaberto. Os resultados apontam que as mães almejam a igualdade nas aulas de educação física e anseiam por professores capacitados e empenhados em conhecer as necessidades pedagógicas de seus filhos (as) e desenvolver a saúde física, psicológica e social dos mesmos.

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Publicado

2023-06-01

Como Citar

Pereira, Érika P. O., Schuller, J. A. de P. ., Grunennvaldt, A. C. R. ., & Gomes, L. de A. (2023). A PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES COM SÍNDROME DE DOWN NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERSPECTIVA DAS MÃES. Corpoconsciência, 27, e13974. https://doi.org/10.51283/rc.27.e13974

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