Educação física no ensino médio: a visão dos alunos
Palavras-chave:
Educação Física, Ensino Médio, AlunosResumo
O presente estudo, resultado de um trabalho de conclusão do curso de licenciatura em Educação Física, teve como objetivo verificar o entendimento de alunos do Ensino Médio sobre as aulas de Educação Física. Realizamos um levantamento bibliográfico sobre os aspectos legais que sustentam a Educação Física na Educação Básica, bem como as características desse componente curricular para os alunos do Ensino Médio. Pesquisa descritiva e qualitativa ocorreu em 04 escolas públicas da rede estadual de Mato Grosso, localizadas no município de Cuiabá, envolvendo a participação de 113 alunos do 1º ano do Ensino Médio. Como instrumentos da pesquisa adotamos um questionário com 10 questões fechadas, sendo que os pais/ responsáveis pelos alunos preencheram o TCLE, autorizando a participação dos menores na pesquisa. Verificamos que 76% dos alunos participam das aulas de Educação Física porque gostam e não porque são obrigados, ainda que para 52% deles essas aulas atendam apenas às vezes aos seus interesses, sendo o esporte o conteúdo mais proposto, especialmente o futsal, para 39% dos educandos. Quando questionados sobre possíveis atividades que gostariam de trabalhar nas aulas de Educação Física, 52 alunos apontaram a musculação, cuidados com o corpo e higiene e alimentação e dietas foram assinaladas por 47 alunos cada, dança por 45 alunos e lutas por 43 dos alunos. Concluímos que ainda que esses alunos gostem de participar das aulas de Educação Física, faz-se necessário ampliar as discussões e propostas de desenvolvimento de outros conteúdos, já que as atividades não atendem aos interesses dos educandos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).