O ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS

Autores

Palavras-chave:

estágio curricular, educação física, intervenção profissional

Resumo

A pesquisa teve por objetivo verificar a percepção de acadêmicos de um curso de bacharelado em Educação Física acerca de suas intervenções no estágio curricular. Trata-se de um estudo de caso e a opção metodológica foi pela pesquisa descritiva. A amostra contou com 56 acadêmicos da Universidade Estadual de Maringá (UEM) – Campos Sede. Foi empregado um questionário, e os dados foram tratados com base na estatística descritiva e a partir dos indicativos da análise de conteúdo. Como resultados, verificaram-se saberes abordados na graduação que precisam ser mais bem desenvolvidos por serem considerados pertinentes à atuação no estágio curricular, como os recursos metodológicos e a coordenação das relações profissionais. Outras dimensões que foram indicadas como relevantes são o planejamento e os elementos conceituais e didáticos. Conclui-se que há necessidade de os cursos analisarem continuamente suas propostas curriculares, tendo em vista um processo formativo condizente com as demandas profissionais.

Biografia do Autor

Fabiane Castilho Teixeira, Universidade Estadual de Maringá - PR

Doutoranda em Educação Física. Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. Universidade Estadual de Maringá – PR. Maringá, Paraná, Brasil.

Camila Rinaldi Bisconsini, Universidade Estadual de Maringá - PR

Doutoranda em Educação Física. Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. Universidade Estadual de Maringá – PR. Maringá, Paraná, Brasil.

Pietro de Souza Bettin, Universidade Estadual de Maringá - PR

Graduando em Educação Física. Universidade Estadual de Maringá – PR. Maringá, Paraná, Brasil.

Ieda Parra Barbosa-Rinaldi, Universidade Estadual de Maringá - PR

Doutora em Educação Física. Docente da Universidade Estadual de Maringá e do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. Universidade Estadual de Maringá – PR. Maringá/Paraná, Brasil.

Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá - PR

Pós-doutor em Educação Física. Docente da Universidade Estadual de Maringá e do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. Universidade Estadual de Maringá – PR. Maringá/Paraná, Brasil.

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Publicado

2017-04-23

Como Citar

Teixeira, F. C., Bisconsini, C. R., Bettin, P. de S., Barbosa-Rinaldi, I. P., & Oliveira, A. A. B. de. (2017). O ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS. Corpoconsciência, 21(1), 33–47. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4594

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