A problemática dos saberes cotidianos e curriculares na formação inicial em educação Física: O caso da universidade federal de Goiás

Autores/as

  • Fernando Mascarenhas fernando.mascarenhas@email.com
    Unicamp
  • Regiane Ávila regiane.avila@email.com
    UFG

Palabras clave:

Formação de Professores, Currículo, Educação Física, Educação

Resumen

Este estudo aborda a temática da formação profissional em Educação Física. Trata-se de uma investigação acerca da relação-tensão entre os “saberes cotidianos” e os “saberes curriculares” no processo de formação inicial. Busca, a partir do estudo de caso, identificar e analisar as “experiências sócio-corporais” e as “crenças” que orientam a hierarquização e seleção de saberes operada pelos estudantes da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás, mapeando uma dada ordem de limites e possibilidades colocados para a qualificação do trabalho pedagógico organizado nesta instituição formadora.

Biografía del autor/a

Fernando Mascarenhas, Unicamp

Doutor em Educação Física pela Unicamp. Professor da Faculdade de Educação Física da UFG. Professor Colaborador do Programa de Pós-graduação em Educação Física da UnB. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Esporte, Lazer e Comunicação – GEPELC-UFG

Regiane Ávila, UFG

Licenciada em Educação Física e aluna do curso de Especialização da Faculdade de Educação Física da UFG. Professora da Rede Estadual de Ensino de Goiás.

Publicado

2010-05-10

Cómo citar

Mascarenhas, F., & Ávila, R. (2010). A problemática dos saberes cotidianos e curriculares na formação inicial em educação Física: O caso da universidade federal de Goiás. Corpoconsciência, 11(1), 6–17. Recuperado a partir de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3470