DOCUMENTS FOR EDUCATION IN GOIÂNIA AND PEDAGOGICAL PRACTICES OF PHYSICAL EDUCATION IN THE CONTEXT OF THE PANDEMIC

AN EXPERIENCE REPORT

Authors

  • Thiago Camargo Iwamoto thiagoiwamoto@outlook.com
    Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Viviane de Assis Ramos vivaassis@yahoo.com.br
    Secretaria Municipal de Educação de Goiânia

DOI:

10.51283/rc.v26i1.13498

Keywords:

Pandemic, Physical Education, Classroom, School, Decrees

Abstract

The aim of the this work is to report the experiences of Physical Education teachers of elementary school (Grade 1 and Grade 2) of a municipal school in the city of Goiânia, especially with regard to the pedagogical practices of this curricular component from the norms and guidelines for the functioning of municipal public schools during the COVID-19 pandemic, focusing on the years 2020 and 2021.The methodology follows the perspective of an experience report together with the presentation of guiding documents for educational institutions. Although there were several guidelines and regulations to try to implement the pedagogical practices of the curricular components in the face of the pandemic scenario, including Physical Education, these practices were deficient due to the various difficulties encountered, whether institutional and/or procedural. The pedagogical practices of Physical Education were compromised due to failures in the guidelines on how to develop this curricular component, impacting the development of students.

References

COELHO, Carolina Goulart; XAVIER, Fátima Vieira da Fonseca; MARQUES, Adriane Cristina Guimarães. Educação física escolar em tempos de pandemia da COVID-19: a participação dos alunos de ensino médio no ensino remoto. Intercontinental journal on physical education v. 2, n. 3, p. 1-13, 2020.

GOIÂNIA. Decreto nº. 736, de 13 de março de 2020. Declara situação de emergência em saúde pública no município de Goiânia. Diário Oficial do Município: 7258 de 13 de 03 de 2020, Goiânia, GO. 2020a. Disponível em: <https://www.goiania.go.gov.br/html/gabinete_civil/sileg/dados/legis/2020/dc_20200313_000000736.html>. Acesso em: 10 de fev. 2022.

______. Decreto nº. 799, de 23 de março de 2020. Declara situação de calamidade pública no município de Goiânia e dá outras providências. Diário Oficial do Município: 7264 de 23 de março de 2020, Goiânia, GO. 2020b. Disponível em: <https://www.goiania.go.gov.br/html/gabinete_civil/sileg/dados/legis/2020/dc_20200323_000000799.html>. Acesso em: 10 de fev. 2022.

______. Decreto nº. 784, de 18 de março de 2020. Altera o Decreto nº 751, de 16 de março de 2020. Diário Oficial do Município: 7261 de 18 de março de 2020, Goiânia, GO. 2020c. Disponível em: <https://www.goiania.go.gov.br/html/gabinete_civil/sileg/dados/legis/2020/dc_20200318_000000784.html>. Acesso em: 10 de fev. 2022.

______. Decreto nº. 871, de 06 de abril de 2020. Altera os Decretos nº 751, de 16 de março de 2020 e nº 849, de 27 de março de 2020. Diário Oficial do Município: 7274 de 06 de abril de 2020, Goiânia, GO. 2020d. Disponível em: <https://www.goiania.go.gov.br/html/gabinete_civil/sileg/dados/legis/2020/dc_20200406_000000871.html>. Acesso em: 10 de fev. 2022.

______. Organização Pedagógica para o Período de Pandemia. Prefeitura de Goiânia, Secretaria Municipal de Educação, Superintendência Pedagógica, Diretoria Pedagógica. Goiânia, GO. 2020e.

______. Decreto nº. 4.805, de 30 de dezembro de 2021. Prorroga a situação de calamidade pública no município de Goiânia. Diário Oficial do Município: 7708 de 30 de dezembro de 2021 – Suplemento, Goiânia, GO. 2021a. Disponível em: <https://www.goiania.go.gov.br/html/gabinete_civil/sileg/dados/legis/2021/dc_20211230_000004805.html>. Acesso em: 10 de fev. 2022.

______. Decreto nº. 3.237, de 08 de junho de 2021. Mantém a situação de emergência em saúde pública no âmbito do município de Goiânia. Diário Oficial do Município: 7568 de 08 de junho de 2021 – Suplemento, Goiânia, GO. 2021b. Disponível em: <https://www.goiania.go.gov.br/html/gabinete_civil/sileg/dados/legis/2021/dc_20210608_000003237.html#ART000030>. Acesso em: 10 de fev. 2022.

______. Decreto nº. 1.646, de 27 de fevereiro de 2021. Altera o Decreto nº. 1.601, de 22 de fevereiro de 2021. Diário Oficial do Município: 7496 de 27 de fevereiro de 2021, Goiânia, GO. 2021c. Disponível em: <https://www.goiania.go.gov.br/html/gabinete_civil/sileg/dados/legis/2021/dc_20210227_000001646.html>. Acesso em: 10 de fev. 2022.

______. Orientações para o trabalho pedagógico e para o planejamento inicial das instituições educacionais da SME – 2021. Prefeitura de Goiânia: Secretaria Municipal de Educação, 2021d. Disponível em: <http://encurtador.com.br/hipyY>. Acesso em: 07 de fev. 2022.

______. Decreto nº. 3.237, de 08 de junho de 2021. Mantém a situação de emergência em saúde pública. Diário Oficial do Município: 7568 de 08 de junho de 2021 – Suplemento, Goiânia, GO. 2021e. Disponível em: <https://www.goiania.go.gov.br/html/gabinete_civil/sileg/dados/legis/2021/dc_20210608_000003237.html#ART000030>. Acesso em: 07 de fev. 2022.

______. Decreto 4.294, de 27 de outubro de 2021. Altera o Decreto nº. 3.237, de 8 de junho de 2021. Diário Oficial do Município: 7665 de 27 de outubro de 2021, Goiânia, GO. 2021f. Disponível em: <https://www.goiania.go.gov.br/html/gabinete_civil/sileg/dados/legis/2021/dc_20211027_000004294.html#ART000001>. Acesso em: 02 de fev. 2022.

______. Ofício Circular nº. 147/2021 – DIRPED. Retorno ao atendimento educacional presencial. prefeitura de Goiânia, Secretaria Municipal de Educação, Superintendência Pedagógica, Diretoria Pedagógica. Goiânia, GO. 2021g. Disponível em: <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>. Acesso em: 01 de fev. 2021.

______. Plano pedagógico de retorno ao atendimento educacional presencial. Prefeitura de Goiânia, Secretaria Municipal de Educação, Superintendência Pedagógica, Diretoria Pedagógica. Goiânia, GO. 2021h. Disponível em: <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>. Acesso em: 01 de fev. 2021.

______. Portal conexão escola: plataforma de recursos educacionais digitais da SME. 2021i. Disponível em: <https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/>. Acesso em: 25 de fev. 2022.

______. Protocolo de retorno do atendimento presencial das crianças e estudantes da rede municipal de educação de Goiânia: orientações operacionais. Prefeitura de Goiânia, Secretaria Municipal de Educação, Superintendência Pedagógica, Diretoria Pedagógica. Goiânia, GO. 2022a. Disponível em: <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>. Acesso em: 10 de fev. 2022.

______. Plano pedagógico de atendimento educacional 2022. Prefeitura de Goiânia, Secretaria Municipal de Educação, Superintendência Pedagógica, Diretoria Pedagógica. Goiânia, GO. 2022b.

HODGES, Charles e colaboradores. As diferenças entre o aprendizado online e o ensino remoto de emergência. Revista da escola, professor, educação e tecnologia, v. 2, p. 1-12, 2020.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

Published

2022-03-29

How to Cite

Iwamoto, T. C., & Ramos, V. de A. . (2022). DOCUMENTS FOR EDUCATION IN GOIÂNIA AND PEDAGOGICAL PRACTICES OF PHYSICAL EDUCATION IN THE CONTEXT OF THE PANDEMIC: AN EXPERIENCE REPORT. Corpoconsciência, 26(1), 185–200. https://doi.org/10.51283/rc.v26i1.13498

Issue

Section

Seção Temática - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO BRASIL: DESAFIOS PÓS-PANDÊMICOS

Most read articles by the same author(s)