AS PRÁTICAS CORPORAIS QUILOMBOLAS E A DESCOLONIZAÇÃO DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Félix William Medeiros Campos felix-12397@hotmail.com
    Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Daniel Teixeira Maldonado danieltmaldonado@yahoo.com.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.51283/rc.29.e19822


Palavras-chave:

Quilombos, Práticas Corporais Quilombolas, Educação Física Escolar

Resumo

O objetivo desse estudo foi analisar como as práticas corporais estão inseridas dentro de comunidades quilombolas, identificando os conhecimentos produzidos dentro dos quilombos do Piauí que podem ser problematizados na Educação Física Escolar. O trabalho trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo e cunho descritivo. Os(As) participantes foram cinco representantes quilombolas de comunidades piauienses. As informações foram produzidas a partir de observações e entrevistas semiestruturadas, O material empírico foi submetido a análise temática. As práticas corporais estão vivas dentro das comunidades estudas e são vivenciadas diariamente, pois a cultura popular é a fonte desses saberes, que são resgatados e transformados por meio das danças tradicionais afro-brasileiras, como também em todas as outras formas de produção cultural. As práticas corporais vivenciadas nos territórios das comunidades quilombolas podem e devem estar presentes nas aulas de Educação Física Escolar, evidenciado assim a sistematização do componente curricular em uma perspectiva popular e descolonizada.

Biografia do Autor

  • Félix William Medeiros Campos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Não há conflito de interesses

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Publicado

04-08-2025

Edição

Seção

Seção Temática - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E AFRORREFERÊNCIAS

Como Citar

AS PRÁTICAS CORPORAIS QUILOMBOLAS E A DESCOLONIZAÇÃO DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. (2025). Corpoconsciência, 29, e19822. https://doi.org/10.51283/rc.29.e19822

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