AS PRÁTICAS CORPORAIS QUILOMBOLAS E A DESCOLONIZAÇÃO DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.51283/rc.29.e19822Palavras-chave:
Quilombos, Práticas Corporais Quilombolas, Educação Física EscolarResumo
O objetivo desse estudo foi analisar como as práticas corporais estão inseridas dentro de comunidades quilombolas, identificando os conhecimentos produzidos dentro dos quilombos do Piauí que podem ser problematizados na Educação Física Escolar. O trabalho trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo e cunho descritivo. Os(As) participantes foram cinco representantes quilombolas de comunidades piauienses. As informações foram produzidas a partir de observações e entrevistas semiestruturadas, O material empírico foi submetido a análise temática. As práticas corporais estão vivas dentro das comunidades estudas e são vivenciadas diariamente, pois a cultura popular é a fonte desses saberes, que são resgatados e transformados por meio das danças tradicionais afro-brasileiras, como também em todas as outras formas de produção cultural. As práticas corporais vivenciadas nos territórios das comunidades quilombolas podem e devem estar presentes nas aulas de Educação Física Escolar, evidenciado assim a sistematização do componente curricular em uma perspectiva popular e descolonizada.
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