LUTAS, ARTES MARCIAIS E ESPORTES DE COMBATE DO BRASIL

CATEGORIZAÇÕES TÉCNICO-METODOLÓGICAS E IMPLICAÇÕES PARA O CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Rafael Carvalho da Silva Mocarzel professormocarzel@gmail.com
    Universidade de Vassouras
  • Mariana Simões Pimentel Gomes gomesmsp@unicamp.br
    Universidade Estadual de Campinas
  • Luiz Gustavo Bonatto Rufino rufinolg@unicamp.br
    Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.51283/rc.29.e19227


Palavras-chave:

Práticas Marciais, Lutas, Artes Marciais, Esportes de Combate, Esportes Brasileiros

Resumo

O presente estudo objetivou analisar as principais modalidades de Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate (LAMEC) do Brasil com base em seus princípios e categorizações técnico-metodológicas. Para isso, o respectivo estudo foi aqui estruturado em um formato de ensaio, fazendo não só uso do conhecimento empírico e dedutivo, mas também de literaturas que abordam essa temática. Foram analisadas e caracterizadas as modalidades Asamco, Capoeira, Huka-Huka, Jiu-Jitsu Brasileiro, Kombato e Luta Marajoara. A categorização técnico-metodológica apresentada permite um entendimento mais aprofundado sobre como essas lutas podem ser trabalhadas em diferentes contextos educacionais, ampliando sua aplicabilidade para além da abordagem prática e incluindo uma compreensão conceitual mais sólida.

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Publicado

2025-04-03

Edição

Seção

Seção Temática - EDUCAÇÃO FÍSICA E LUTAS

Como Citar

LUTAS, ARTES MARCIAIS E ESPORTES DE COMBATE DO BRASIL: CATEGORIZAÇÕES TÉCNICO-METODOLÓGICAS E IMPLICAÇÕES PARA O CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA. (2025). Corpoconsciência, 29, e19227. https://doi.org/10.51283/rc.29.e19227

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