LUTAS, ARTES MARCIAIS E ESPORTES DE COMBATE DO BRASIL
CATEGORIZAÇÕES TÉCNICO-METODOLÓGICAS E IMPLICAÇÕES PARA O CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:

Palavras-chave:
Práticas Marciais, Lutas, Artes Marciais, Esportes de Combate, Esportes BrasileirosResumo
O presente estudo objetivou analisar as principais modalidades de Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate (LAMEC) do Brasil com base em seus princípios e categorizações técnico-metodológicas. Para isso, o respectivo estudo foi aqui estruturado em um formato de ensaio, fazendo não só uso do conhecimento empírico e dedutivo, mas também de literaturas que abordam essa temática. Foram analisadas e caracterizadas as modalidades Asamco, Capoeira, Huka-Huka, Jiu-Jitsu Brasileiro, Kombato e Luta Marajoara. A categorização técnico-metodológica apresentada permite um entendimento mais aprofundado sobre como essas lutas podem ser trabalhadas em diferentes contextos educacionais, ampliando sua aplicabilidade para além da abordagem prática e incluindo uma compreensão conceitual mais sólida.
Referências
ALBUQUERQUE JÚNIOR, Paulo. Kombato: uma questão de segurança. Rio de Janeiro: Papel Virtual, 2001.
ANTUNES, Marcelo Moreira et al. Fórum de luta marajoara: a carta de Belém. Conexões, v. 19, p. 1-12, 2021.
ASSIS, José Wildemar Paiva de; PINTO, Ricardo Figueiredo; SANTOS, Cesar Augusto Sousa. A Agarrada Marajoara como manifestação de identidade da ilha de Marajó, Pará. Educación física y deportes, v. 16, n. 157, 2011.
BORGES, Odair Antonio. Ju Jutsu, Ju Jitsu ou Jiu Jitsu? Origens e evolução. Educación física y deportes, v. 16, n. 156, 2011.
CASTRO, José Davi Leite et al. Relato e contribuições do projeto de extensão da UFC: “debate com ginga: as multifaces da Capoeira”. In: MOCARZEL, Rafael Carvalho da Silva (Org.). Lutas/artes marciais/esportes de combate em educação física. Curitiba, PR: Appris, 2021.
COSTA, Carlos Eduardo. Ikindene hekugu: uma etnografia da luta e dos lutadores no Alto Xingu. 2013. 350f. Tese (Doutorado em Antropologia Social). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.
ENGELHARD NETO, Rodolpho Fernando; ABRAHIN, Rejane Walessa Pequeno Rodrigues; MOCARZEL, Rafael Carvalho da Silva. A federalização da Luta Marajoara. In: MOCARZEL, Rafael Carvalho da Silva (Org.). Lutas/artes marciais/ esportes de combate em educação física. Curitiba, PR: Appris. 2021.
FERNANDES, Robson Marques. O jiu-jitsu brasileiro como conteúdo da educação física escolar: uma abordagem metodológica a partir da pedagogia crítico superadora. 2022. 95f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2022.
FERREIRA, Heraldo Simões et al. Ensino das lutas e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
In: MOCARZEL, Rafael Carvalho da Silva (Org.). Lutas/artes marciais/esportes de combate em educação física. Curitiba, PR: Appris, 2021.
FERREIRA, Maria Beatriz Rocha. Trajetória e travessias do desenvolvimento humano. Brazilian journal of physical education and sport, v. 21, n. esp., p. 97-114, 2007.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
GOMES, Mariana Simões Pimentel. Ensino (e aprendizagem) das lutas. Curitiba, PR: Appris, 2023.
GOMES, Mariana Simões Pimentel et al. Diverse dimensions of brazilian martial arts and combat sports: exploring history, sociocultural impact, and educational integration. In: RODRÍGUEZ-SÁNCHEZ, Augusto Rembrandt; PIEDRA, Joaquín, JENNINGS, George. Martial arts in latin societies. Londres, England: Routledge, 2025.
GOMES, Mariana; MOCARZEL, Rafael. Lutas, artes marciais e esportes de combate na educação física brasileira: avaliando e reavaliando perspectivas. Didática sistêmica, v. 25, n. 1, p. 50-67, 2023.
GOMES, Mariana Simões Pimentel et al. Ensino das lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais. Movimento, v. 16, n. 2, p. 207-227, 2010.
LOPES, Jefferson Campos; NASCIMENTO, Pedro Henrique Magalhães do; SANTOS, Fabio Oliveira. Discussão do papel das lutas na educação física escolar: dos PCN à BNCC. In: MOCARZEL, Rafael Carvalho da Silva (Org.). Lutas/artes marciais/esportes de combate em educação física. Curitiba, PR: Appris, 2021.
MIARKA, Bianca; SILVA, Everson Carlos. Modalidade de agarre: Huka-Huka. In: RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de; RINALDI, Ieda Parra Barbosa (Orgs.). Fundamentos pedagógicos do esporte educacional – lutas: modalidades de lutas e planos de aula. Curitiba, PR: CRV, 2022, v. 2.
MOCARZEL, Rafael Carvalho da Silva; CARDIAS-GOMES, Fabio José; COSTA, Paulo Ricardo Gayer Pereira da. Reflexões e discussões sobre as Lutas segundo a Base Nacional Comum Curricular. Cadernos do aplicação, v. 36, p. 1-18, 2023.
MOCARZEL, Rafael Carvalho da Silva; COLUMA, Jorge Felipe. Lutas e artes marciais: aspectos educacionais, sociais e lúdicos. 2. ed. Manaus, AM: OMP, 2020.
MOCARZEL, Rafael Carvalho da Silva; GOMES, Mariana Simões Pimentel; RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto. Lutas, artes marciais e esportes de combate do Brasil: análise e panorama de modalidades marciais brasileiras. Mosaico, v. 15, n. 1, ed. esp., p. 12-24, 2024.
MOCARZEL, Rafael Carvalho da Silva; QUEIRÓS, Paula; LACERDA, Teresa Oliveira. Uma visão conceitual através dos tempos sobre o universo marcial à luz da ética e estética - o caso do Kung-Fu. Fair play, v. 15, p. 90-115, 2019.
MOCARZEL, Rafael Carvalho da Silva; QUEIRÓS, Paula; LACERDA, Teresa Oliveira. Valores ético e estético do kung-fu: uma revisão sistemática. Motrivivência, v. 32, n. 62, p. 1-21, 2020.
PAIVA, Leandro et al. Luta corporal indígena: contribuições à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Somanlu, v. 2, n. 2, p. 55-63, 2021.
PEREIRA, Álex Sousa. Por uma educação física da pergunta: um curso de formação encorajador de voos pelas linguagens das lutas/artes marciais e Paulo Freire. 2023. 183f. Tese (Doutorado em Educação Física). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2023.
PÉREZ-GUTIÉRREZ, Mikel; GUTIÉRREZ-GARCÍA, Carlos; ESCOBAR-MOLINA, Raquel. Terminological recommendations for improving the visibility of scientific literature on martial arts and combat sports. Archives of budo, v. 7, n. 3, p. 159-166, 2011.
REIS, Eliane Glória dos et al. Os docentes de Capoeira e sai atuação na escola. In: MOCARZEL, Rafael Carvalho da Silva (Org.). Lutas/artes marciais/esportes de combate em educação física. Curitiba: Appris, 2021.
RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto. A pedagogia das lutas: caminhos e possibilidades. Jundiaí, SP: Paco, 2012.
RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; DARIDO, Suraya Cristina. O ensino das lutas na escola: possibilidades para a educação física. Porto Alegre, RS: Penso, 2015.
RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; GOMES, Mariana Simões Pimentel. Breve panorama histórico sobre o ensino das lutas, artes marciais e esportes de combate no Brasil: caminhos, processos e proposições. Conexões, v. 22, p. 1-20, 2024.
RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de; RINALDI, Ieda Parra Barbosa. Fundamentos pedagógicos do esporte educacional – lutas: aspectos pedagógicos das lutas e as vivências múltiplas em jogos de luta e atividades de oposição dirigida. Curitiba, PR: CRV, 2022, v. 2.
SANTOS, Carlos Afonso Ferreira dos; ANDRADE, Welison Alan Gonçalves; FREITAS, Rogério Gonçalves de. “Conheço bem mais uma arte do outro lado do mundo que uma aqui do outro lado do rio”: luta Marajoara e reconhecimento em academias de ginástica. Kinesis, v. 39, n. 1, p. 1-15, 2021.
SANTOS, Carlos Afonso Ferreira dos; FREITAS, Rogério Gonçalves de. Luta marajoara e memória: práticas “esquecidas” na educação física escolar em Soure-Marajó. Caderno de educação física e esporte, v. 16, n. 1, p. 57-67, 2018.
SANTOS, Carlos Afonso Ferreira dos; GOMES, Ivan Carlo Rego; FREITAS, Rogério Gonçalves de. Luta marajoara: lugar ou não lugar no currículo de uma IES pública do estado do Pará. Motrivivência, v. 32, n. 61, p. 1-24, 2020.
SOUZA, Sérgio et al. Capoeira como conteúdo das aulas de educação física escolar: percepção de acadêmicos do curso de licenciatura em Educação Física. In: MOCARZEL, Rafael Carvalho da Silva (Org.). Lutas/artes marciais/esportes de combate em educação física. Curitiba, PR: Appris, 2021.
TUBINO, Manoel; TUBINO, Fábio Mazeron; GARRIDO, Fernando Antonio C. Dicionário enciclopédico Tubino do esporte. Rio de Janeiro: SENAC, 2007.
VALENTE, Francisco Luís Auricélio et al. Estudo sobre Huka-Huka: uma luta de matriz indígena brasileira. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 20, n. 1 p. 1-8, 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Corpoconsciência

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).