REFLEXÕES SOBRE A TEMATIZAÇÃO DAS LUTAS INDÍGENAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • George Almeida Lima george_almeida.lima@hotmail.com
    Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Flávio Py Mariante Neto flaviomariante@hotmail.com
    Universidade Luterana do Brasil
  • Luiz Gustavo Bonatto Rufino rufinolg@unicamp.br
    Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.51283/rc.29.e18805


Palavras-chave:

Lutas, Práticas Corporais Indígenas, Educação Física, Culturas Indígenas, Currículo

Resumo

Este estudo tem como objetivo refletir sobre a tematização das lutas indígenas na Educação Física escolar. Enquanto recurso metodológico, foi adotada a revisão sistemática da literatura. A coleta de dados aconteceu por meio das bases: Scielo, Lilacs, Portal de Periódicos da Capes e Google Scholar, por meio da utilização dos seguintes descritores: “Lutas indígenas” AND “Educação Física” e “Práticas de combate indígenas” AND “Educação Física”. Foram encontrados um total de 192 artigos, que após o processo de triagem, foram incluídos nove artigos. As lutas indígenas ainda são uma temática com pouca presença nas aulas de Educação Física. Embora o currículo da Educação Física seja alvo de debates e reflexões ligadas a busca pela decolonização das práticas corporais, aspectos como déficits na formação docente, poucas discussões sobre as culturas indígenas na Educação Física e a não vivência prática das lutas indígenas na formação inicial e continuada, se apresentam como os principais desafios a serem superados.

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Publicado

2025-02-28

Edição

Seção

Seção Temática - EDUCAÇÃO FÍSICA E LUTAS

Como Citar

REFLEXÕES SOBRE A TEMATIZAÇÃO DAS LUTAS INDÍGENAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. (2025). Corpoconsciência, 29, e18805. https://doi.org/10.51283/rc.29.e18805

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