PROPOSIÇÃO PARA O ENSINO DE LUTAS/ARTES MARCIAIS SEGUNDO OS PRESSUPOSTOS WALLONIANOS

Autores

  • Fábio Pinto Gonçalves dos Reis fabioreis@ufla.br
    Universidade Federal de Lavras
  • Rodrigo Souza Guimarães rguimaraesbjj@gmail.com
    Rede Municipal de Lavras
  • Kleber Tuxen Carneiro kleber2910@gmail.com
    Universidade Federal de Lavras
  • Camila Beltrão Medina camila.medina@univap.br
    Universidade do Vale do Paraíba
  • Alcides José Scaglia alcides.scaglia@fca.unicamp.br
    Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.51283/rc.29.e19226


Palavras-chave:

Lutas/Artes Marciais, Henri Wallon, Educação Infantil

Resumo

O artigo retratado nesta comunicação científica expõe uma proposição crítico-reflexiva cujo teor coloca em perspectiva o ensino de lutas/artes marciais para crianças, segundo as contribuições epistemológicas da teoria psicogenética de Henri Wallon. Para formulá-la, fez-se uma investigação de natureza bibliográfica. Seu empreendimento se justifica em razão de a literatura científica sobre a pedagogia das lutas/artes marciais nas aulas de Educação Física indicar um conjunto de fatores e circunstâncias que obliteram o ensino dos conhecimentos concernentes a essa manifestação da cultura corporal do movimento, mormente, quando se trata de bebês e crianças bem pequenas. Soma-se a isso a alegação de que os docentes não versam o tema em virtude da escassez de aportes teóricos ou propostas pedagógicas sistematizadas. A proposição elaborada não anela ser prescritiva, tampouco se apresenta como uma espécie de “referencial curricular”, mas se inscreve como uma perspectiva, cuja finalidade alvitra contribuir para a organização do trabalho pedagógico desenvolvido na Educação Infantil.

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Publicado

29-05-2025

Edição

Seção

Seção Temática - EDUCAÇÃO FÍSICA E LUTAS

Como Citar

PROPOSIÇÃO PARA O ENSINO DE LUTAS/ARTES MARCIAIS SEGUNDO OS PRESSUPOSTOS WALLONIANOS. (2025). Corpoconsciência, 29, e19226. https://doi.org/10.51283/rc.29.e19226

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