ESPORTE PARALÍMPICO

UMA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE INCLUSÃO ATRAVÉS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Pedro André da Silva Lins pedroandrelins2013@gmail.com
    Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Luan Gonçalves Jucá luanjucaedf@gmail.com
    Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Tereza Luiza de França tereza.franca@ufpe.br
    Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

10.51283/rc.27.e14224

Palavras-chave:

Educação Física, Inclusão, Esporte Paralímpico

Resumo

O objetivo desse artigo foi apresentar uma experiência de um futuro professor de Educação Física com o Programa Residência Pedagógica, enfatizando as contribuições do esporte paralímpico para as relações educativo-sócio-culturais dos estudantes nas aulas de Educação Física no universo escolar na perspectiva da inclusão. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa realizada durante o período de um ano em uma Escola Estadual localizada na cidade de Recife-Pernambuco, através do Programa Residência Pedagógica em 2019. Contou com a participação de 100 estudantes de 1° e 3° anos. O estudo trouxe como essência a importância da ressignificação acerca do olhar para a pessoa com deficiência, mostrando através de estratégias metodológicas executadas na base da escola que é possível incentivar processos reflexivos relacionando-os a políticas inclusivas no âmbito educativo-sócio-cultural.

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Publicado

2023-01-02

Como Citar

Lins, P. A. da S., Jucá, L. G., & França, T. L. de . (2023). ESPORTE PARALÍMPICO: UMA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE INCLUSÃO ATRAVÉS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Corpoconsciência, 27, e14224. https://doi.org/10.51283/rc.27.e14224