MÉTODO SITUACIONAL

ELEMENTOS CONCEITUAIS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM-TREINAMENTO DOS ESPORTES COLETIVOS

Autores

  • Bruno Minuzzi Lanes Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Raquel Valente de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
  • João Francisco Magno Ribas Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Palavras-chave:

Método Situacional, Método de Ensino, Ensino dos Esportes, Esporte, Pedagogia do Esporte

Resumo

Esta pesquisa objetivou identificar os elementos conceituais que norteiam a compreensão da organização metodológica do Método Situacional e suas implicações para o processo de ensino-aprendizagem-treinamento dos esportes coletivos. Para isso, realizou-se uma revisão narrativa, em que foram selecionados 10 artigos publicados em sete periódicos brasileiros, ao utilizar o termo “Método Situacional” em suas plataformas de busca. Após a leitura e interpretação dos artigos, foram identificados sete elementos conceituais que norteiam a compreensão da organização metodológica do Método Situacional: Solução de Problemas; Situações de Jogo; Estruturas Funcionais; Continuidade das Ações do Jogo; Aprendizado Tático; Inter-relação Técnico-Tática; Transferência dos Conhecimentos do Treino para o Jogo. Cada um desses elementos permite compreender as proposições teórico-metodológicas do Método Situacional, apontando seus avanços em relação aos modelos de ensino que primam pelo desenvolvimento técnico dissociado do contexto do jogo, ou seja, o ensino tradicional dos esportes coletivos.

Biografia do Autor

Bruno Minuzzi Lanes, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Professor de Educação Física da Rede Municipal de Chapecó.

João Francisco Magno Ribas, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Pós-doutor pelo Institut Nacional dÉducació Fisica de Catalunya. Professor titular do Departamento de Desportos Coletivos do Centro de Educação Física e Desportos na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

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Publicado

2020-11-26

Como Citar

Lanes, B. M., Oliveira, R. V. de, & Ribas, J. F. M. (2020). MÉTODO SITUACIONAL: ELEMENTOS CONCEITUAIS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM-TREINAMENTO DOS ESPORTES COLETIVOS. Corpoconsciência, 24(3), 12-25. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/10061