SITUATIONAL METHOD

CONCEPTUAL ELEMENTS FOR THE TEACHING-LEARNING-TRAINING PROCESS OF COLLECTIVE SPORTS

Authors

  • Bruno Minuzzi Lanes brunolanes10@hotmail.com
    Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Raquel Valente de Oliveira raquelvvallente@hotmail.com
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.
  • João Francisco Magno Ribas ribasjfm@hotmail.com
    Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Keywords:

Situational Method, Teaching Method, Sports Teaching, Sport, Sports Pedagogy

Abstract

This research aimed to identify the conceptual elements that guide the understanding of the methodological organization of the Situational Method and its implications for the teaching-learning-training process of collective sports. For this, a narrative review was carried out, in which 10 articles published in seven brazilian journals were selected, using the term “Situational Method” in their search platforms. After reading and interpreting the articles, seven conceptual elements were identified that guide the understanding of the methodological organization of the Situational Method: Problems Solution; Game Situations; Functional Structures; Continuity of Game Actions; Tactical Learning; Technical-Tactical Interrelationship; Transfer of Training Knowledge to the Game. Each of these elements allows us to understand the theoretical and methodological propositions of the Situational Method, pointing out its advances in relation to teaching models that excel by the technical development dissociated from the context of the game, that is, the traditional teaching of collective sports.

Author Biographies

Bruno Minuzzi Lanes, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Professor de Educação Física da Rede Municipal de Chapecó.

João Francisco Magno Ribas, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Pós-doutor pelo Institut Nacional dÉducació Fisica de Catalunya. Professor titular do Departamento de Desportos Coletivos do Centro de Educação Física e Desportos na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

References

CASTRO, Henrique de Oliveira e colaboradores. Teste de conhecimento tático processual 3x3 com os pés: alternativa para a orientação esportiva. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 29, n. 4, p. 621-629, 2015.

CORDEIRO, Alexander Magno e colaboradores. Revisão sistemática: uma revisão narrativa. Revista do colégio brasileiro de cirurgiões, v. 34, n. 6, p. 428-431, nov./ dez., 2007.

CORRÊA, Umberto Cesar; SILVA, António Sabino; PAROLI, Rejane. Efeitos de diferentes métodos de ensino na aprendizagem do futebol de salão. Motriz, v. 10, n. 2, p. 79-88, mai./ ago., 2004.

COSTA, Luciane Cristina Arantes; NASCIMENTO, Juarez Vieira do. O ensino da técnica e da tática: novas abordagens metodológicas. Revista da educação física, v. 15, n. 2, p. 49-56, 2004.

CUNHA, Fernando Manuel Paulo. O conhecimento estratégico do treinador de Voleibol de alto rendimento. 2016. 399f. Tese (Doutorado em Ciência do Desporto). Universidade do Porto, Porto, Portugal, 2016.

FILGUEIRA, Fabrício Moreira; GRECO, Pablo Juan. Futebol: um estudo sobre a capacidade tática no processo de ensino-aprendizagem-treinamento. Revista brasileira de futebol, v. 1, p. 53-65, 2008.

FILIN, Vladmir Pavlovich. Desporto juvenil: teoria e metodologia. Londrina, PR: CID, 1996.

GALVÃO, Taís Freire; PEREIRA, Mauricio Gomes. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Revista epidemiologia e serviços de saúde, v. 23, n. 1, p. 183-184, mar., 2014.

GARGANTA, Júlio. O treino da táctica e da estratégia nos jogos desportivos. In: GARGANTA, Júlio (Org.). Horizonte e órbitas no treino dos jogos desportivos. Porto, Portugal: Converge Artes Gráficas, 2000.

GIACOMINI, Diogo Schüler. Conhecimento tático declarativo e processual no futebol: estudo comparativo entre jogadores de diferentes categorias e posições. 2007. 161f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, 2007.

GRAÇA, Amândio. Os comos e os quandos no ensino dos jogos. In: GRAÇA, Amândio; OLIVEIRA, José (Orgs.). O ensino dos jogos desportivos. 2. ed. Porto, Portugal: Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física, 1998.

GRACIANO, Waldemar. A arte e a técnica do futebol. São Paulo: Roswhita Kempf, 1984.

GRECO, Pablo Juan. Iniciação esportiva universal e escola da bola: uma integração das duas propostas. In: GARCIA, Emerson Silami; LEMOS, Katia Lúcia Moreira (Orgs.). Temas atuais x em educação física e esportes. Belo Horizonte, MG: Health, 2005.

______. Iniciação esportiva universal: metodologia da iniciação esportiva na escola e no clube. Belo Horizonte, MG: UFMG, 1998.

______. Metodologia do ensino dos esportes coletivos: iniciação esportiva universal, aprendizado incidental-ensino intencional. Revista mineira de educação física, v. 20, p. 145-174, 2012.

GRECO, Pablo Juan; BENDA, Rodolfo Novellino. Iniciação esportiva universal: da aprendizagem motora ao treinamento técnico. Belo Horizonte, MG: UFMG, 1998.

GRECO, Pablo Juan; SILVA, Siomara Aparecida; GRECO, Fernando Lucas. O sistema de formação e treinamento esportivo no handebol brasileiro. In: GRECO, Pablo Juan; FERNÁNDEZ ROMERO, Juan José. (Orgs.). Manual de handebol: da iniciação ao alto nível. São Paulo: Phorte, 2012.

LANES, Bruno Minuzzi; RIBAS, João Francisco Magno. As interações motrizes do voleibol e o método situacional: reflexões para o processo de ensino-aprendizagem. Pensar a Prática, v. 21, n. 1, p. 220-230, jan./ mar., 2018.

LIMA, Cláudio Olivio Vilela. Desenvolvimento do Conhecimento Tático Declarativo e Processual no processo de ensino-aprendizagem-treinamento do Voleibol escolar. 2008. 166f. Dissertação (Mestrado em Educação física). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, 2008.

LIMA, Cláudio Olivio Vilela; MARTINS COSTA, Hugo Cesar; GRECO, Pablo Juan. Relação entre o processo de ensino-aprendizagem-treinamento e o desenvolvimento do conhecimento tático no voleibol. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 25, n. 2, p. 251-261, 2011.

LIMA, Cláudio Olivio Vilela; MATIAS, Cristiano Julio Alves Silva; GRECO, Pablo Juan. O conhecimento tático produto de métodos de ensino combinados e aplicados em sequências inversas no voleibol. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 26, n. 1, p. 129-147, 2012.

MATIAS, Cristiano Julio Alves Silva. O conhecimento tático declarativo e a distribuição de jogo do levantador de voleibol: da formação ao alto nível. Dissertação (Mestrado em educação física). 2009. 260f. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, 2009.

MATIAS, Cristiano Julio Alves Silva; GRECO, Pablo Juan. Conhecimento tático-estratégico dos levantadores brasileiros campeões de voleibol: da formação ao alto nível. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 25, n. 3, p. 513-35, jul./ set., 2011.

MENEZES, Rafael Pombo; REIS, Heloisa Helena Baldy. O jogo defensivo diante de diferentes sistemas ofensivos no handebol: análise do cenário técnico-tático e reflexões sobre o ensino. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 39, n. 2, p. 168-175, 2017.

MENEZES, Rafael Pombo; REIS, Heloisa Helena Baldy; TOURINHO FILHO, Hugo. Ensino-aprendizagem-treinamento dos elementos técnico-táticos defensivos individuais do handebol nas categorias infantil, cadete e juvenil. Movimento, v. 21, n. 1, p. 261-273, jan./ mar., 2015.

MESQUITA, Isabel. A instrução e a estruturação das tarefas no treino do voleibol: estudo experimental no escalão de iniciados feminino. 1998. 289f. Tese (Doutorado em Ciências do Desporto). Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física, Universidade do Porto, Portugal, 1998.

______. Modelação no treino das habilidades técnicas nos jogos desportivos. In: GARGANTA, Júlio (Org.). Horizonte e órbitas no treino dos jogos desportivos. Porto, Portugal: Converge Artes Gráficas, 2000.

______. Perspectiva construtivista da aprendizagem no ensino do jogo. In: NASCIMENTO, Juarez Vieira do; RAMOS, Valmor; TAVARES, Fernando (Orgs.). Jogos desportivos: formação e investigação. Florianópolis, SC: UDESC, 2013.

MESQUITA, Isabel; GRAÇA, Amândio. Modelos de ensino dos jogos desportivos. In: TANI, Go; BENTO, Jorge Olímpio; PETERSEN, Riller Silva (Orgs.). Pedagogia do desporto. Rio de Janeiro: Guanabara, 2006.

MESQUITA, Isabel; MARQUES, António; MAIA, José. A relação entre a eficiência e a eficácia no domínio das habilidades técnicas em Voleibol. Revista portuguesa de ciências do desporto, v. 1, n. 3, p. 33-39, 2001.

MORAES, José Cicero. Determinantes da dinâmica funcional do jogo voleibol: estudo aplicado em seleções adultas masculinas. 2009. 311f. Tese (Doutorado em Ciências do Desporto). Universidade do Porto, Porto, Portugal, 2009.

OLIVEIRA, José; GRAÇA, Amândio. O ensino do basquetebol. In: GRAÇA, Amândio; OLIVEIRA, José (Orgs.). O ensino dos jogos desportivos. Porto, Portugal: Rainho e Neves, 1998.

PAES, Roberto Rodrigues. Educação física escolar: o esporte como conteúdo pedagógico no ensino fundamental. Canoas, RS: ULBRA, 2001.

PARLEBAS, Pierre. Jogos, deportes y sociedade: léxico de praxiología motriz. Barcelona, Espanha: Paidotribo, 2001.

PEREZ MORALES, Juan Carlos; GRECO, Juan Pablo. A influência de diferentes metodologias de ensino-aprendizagem-treinamento no basquetebol sobre o nível de conhecimento tático processual. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 21, n. 4, p. 291-299, 2007.

PINHO, Silvia Teixeira. Método situacional e sua influência no conhecimento tático processual de escolares. Dissertação (Mestrado em Educação Física). 2009. 100f. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, 2009.

PLATONOV, Vladimir Nikolaevich. Tratado geral de treinamento desportivo. São Paulo: Phorte, 2008.

RIBAS, João Francisco Magno. Praxiologia motriz e voleibol: elementos para o trabalho pedagógico. Ijuí, RS: Unijuí, 2014.

RICCI, Giuliano Salera e colaboradores. Avaliação da aprendizagem do handebol por jovens entre 11 e 14 anos a partir do Método Situacional. Pensar a prática, v. 14, n. 1, p. 1-18, jan./ abr., 2011.

SALVADOR, Ângelo Domingos. Métodos e técnicas de pesquisa bibliográfica. Porto Alegre, RS: Sulina, 1986.

SANTOS, Ernesto. Caderno técnico-didático: futebol. Brasília, DF: Ministério da Educação e Cultura, 1979.

SILVA, Marcelo Vilhena; GRECO, Pablo Juan. A influência dos métodos de ensino-aprendizagem-treinamento no desenvolvimento da inteligência e criatividade tática em atletas de futsal. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 23, n. 3, p. 297-307, 2009.

VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos; ROMANOSKI, Joana Paulin. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista diálogo educação, v. 14, n. 41, p. 165-189, 2014.

ZANATTA, William Antonio; SOUSA, Jeferson Coutinho; NASCIMENTO, Juarez Vieira do. Processo de seleção e treinamento de levantadores no voleibol catarinense infanto-juvenl masculino. Pensar a prática, v. 13, n. 2, p. 1-¬18, mai./ ago., 2010.

Published

2020-11-26

How to Cite

Lanes, B. M., Oliveira, R. V. de, & Ribas, J. F. M. (2020). SITUATIONAL METHOD: CONCEPTUAL ELEMENTS FOR THE TEACHING-LEARNING-TRAINING PROCESS OF COLLECTIVE SPORTS. Corpoconsciência, 24(3), 12–25. Retrieved from https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/10061