A UTILIZAÇÃO DO MOODLE NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Cláudia Maria Soares Rossi Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG Campus Arcos
  • Daiane Beirigo Amorim Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG Campus Arcos
  • Suyara Santos Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG Campus Arcos

DOI:

10.26571/reamec.v8i2.9471

Palavras-chave:

Deficiência. Inclusão. Matemática. Moodle.

Resumo

O presente trabalho apresenta os resultados de uma experiência envolvendo o ambiente virtual de aprendizagem Moodle como recurso tecnológico no ensino de Matemática, para alunos com deficiência nos anos finais do Ensino Fundamental. De acordo com a bibliografia estudada, o ambiente virtual é uma ferramenta que torna o aluno ativo na busca do conhecimento, obtendo-se uma aprendizagem significativa. Com o intuito de mostrar o potencial da plataforma Moodle, este trabalho objetiva a criação de uma sala virtual com diversas atividades matemáticas, onde se desenvolviam os conteúdos vistos em sala de aula de uma forma diferenciada. Os resultados apontaram que o ambiente virtual contribuiu para a fixação dos conteúdos estudados e auxiliou na habilidade de abstração e raciocínio lógico dos alunos. Concluiu-se que os alunos com deficiência conseguem desenvolver suas habilidades matemáticas quando recebem o atendimento necessário e adaptação das atividades.

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Biografia do Autor

Cláudia Maria Soares Rossi, Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG Campus Arcos

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Arcos.

Daiane Beirigo Amorim, Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG Campus Arcos

Possui Licenciatura Plena em Matemática pelo Intituto Federal de Minas Gerais - IFMG - Campus Formiga. 

Pós graduanda em Docência pelo Intituto Federal de Minas Gerais - IFMG - Campus Arcos. 

Professora substituta no ensino fundamental e médio da Escola Estadual Presidente Tancredo de Almeida Neves - Cláudio - MG

Suyara Santos, Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG Campus Arcos

Possui Licenciatura Plena em Matemática pelo Intituto Federal de Minas Gerais - IFMG - Campus Formiga. 

Pós graduanda em Docência pelo Intituto Federal de Minas Gerais - IFMG - Campus Arcos. 

Professora substituta no ensino fundamental da Escola Estadual Dona Maricota Pinto - Arcos - MG

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Publicado

2020-04-30

Como Citar

ROSSI, C. M. S.; AMORIM, D. B.; SANTOS, S. A UTILIZAÇÃO DO MOODLE NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 88-101, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i2.9471. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9471. Acesso em: 25 set. 2020.