A UTILIZAÇÃO DO MOODLE NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v8i2.9471


Palavras-chave:

Deficiência. Inclusão. Matemática. Moodle.

Resumo

O presente trabalho apresenta os resultados de uma experiência envolvendo o ambiente virtual de aprendizagem Moodle como recurso tecnológico no ensino de Matemática, para alunos com deficiência nos anos finais do Ensino Fundamental. De acordo com a bibliografia estudada, o ambiente virtual é uma ferramenta que torna o aluno ativo na busca do conhecimento, obtendo-se uma aprendizagem significativa. Com o intuito de mostrar o potencial da plataforma Moodle, este trabalho objetiva a criação de uma sala virtual com diversas atividades matemáticas, onde se desenvolviam os conteúdos vistos em sala de aula de uma forma diferenciada. Os resultados apontaram que o ambiente virtual contribuiu para a fixação dos conteúdos estudados e auxiliou na habilidade de abstração e raciocínio lógico dos alunos. Concluiu-se que os alunos com deficiência conseguem desenvolver suas habilidades matemáticas quando recebem o atendimento necessário e adaptação das atividades.

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Biografia do Autor

  • Cláudia Maria Soares Rossi, Instituto Federal de Minas Gerais

    Mestre em Educação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Arcos.

  • Daiane Beirigo Amorim, Instituto Federal de Minas Gerais

    Possui Licenciatura Plena em Matemática pelo Intituto Federal de Minas Gerais - IFMG - Campus Formiga. 

    Pós graduanda em Docência pelo Intituto Federal de Minas Gerais - IFMG - Campus Arcos. 

    Professora substituta no ensino fundamental e médio da Escola Estadual Presidente Tancredo de Almeida Neves - Cláudio - MG

  • Suyara Santos, Instituto Federal de Minas Gerais

    Possui Pós-Graduação Lato Sensu Especialista em Docência com Ênfase na Educação Básica (2020) pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) - Campus Arcos. Graduada em Licenciatura em Matemática (2015) pelo IFMG - Campus Formiga. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID (CAPES) de 2012/2014. Atualmente é Professora de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental na Escola Estadual Dona Maricota Pinto - Arcos. 

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Publicado

2020-04-30

Como Citar

A UTILIZAÇÃO DO MOODLE NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 2, p. 88–101, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i2.9471. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9471. Acesso em: 29 mar. 2025.