METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM POSSÍVEIS AO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i2.9422

Palavras-chave:

Metodologias ativas de aprendizagem. Educação cientifica. Práticas contextualizadas.

Resumo

Este artigo resulta de um estágio de pós-doutoramento em ensino de ciências e matemática da Universidade Federal do Amazonas, e teve como objetivo identificar e especificar metodologias ativas de aprendizagem, considerando um conjunto de práticas e de técnicas contextualizadas, viáveis ao ensino de ciências e matemática. Para isso, utilizou-se uma metodologia de abordagem qualitativa com características de pesquisa descritiva. A constituição dos dados, compreendeu o período de 2015 a 2020, selecionando-se textos com relações diretas com o tema, através de análise de Revisão Sistemática da Literatura (RSL). Os resultados identificaram dezessete métodos ativos que valorizam e estão relacionados à autonomia e protagonismo estudantil, dessa forma contribuindo para o estudo do tema por professores e/ou formadores de professores, e para o fortalecimento da educação científica. As metodologias ativas, são representadas principalmente por modelos de aprendizagem baseada em projetos, atividades colaborativas e solução de problemas reais, aproveitando recursos tecnológicos, tendo alto potencial pedagógico.

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Biografia do Autor

Carlos José Tridade da Rocha, Universidade Federal do Pará

Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA). Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática (UFABC/SP), Mestrado em Ciência de la Educación (UAA/PY), Especialização em Metodologia do Ensino Superior (UCAM/RJ), Especialização em Educação Social para Juventude (UFPA), Pedagogia (2ª Licenciatura/Unicesumar), Licenciatura Plena em Ciências Naturais/Química (UEPA), Membro do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão: FormAÇÃO de professores de Ciências (UFPA/Campus Castanhal), do Grupo Transformação de professores de Ciências e Matemática (UFPA) e Interações Dialógicas na Experimentação Investigativa em ações do Clube de Ciências da UFPA/Campus Castanhal. Pós-Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (PROCAD/PPGECIM/UFAM 2019-2020). Atualmente é professor SEDUC/Pará e professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos da Amazônia (PPGEAA/UFPA/Campus Castanhal). Realiza atividades de pesquisa, ensino e extensão com o objetivo de permitir práticas criativas experimentais no ensino por investigação; metodologia de pesquisas, formação de professores e desenvolvimento profissional docente.

Sidilene Aquino de Farias, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Química, mestrado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). É doutora em Ciências (área de concentração: Química) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora Associada I da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Química, com: cromatografia, separação e identificação de classes lipidicas, ácidos graxos (peixes e oleos vegetais), análise de combustíveis. Atualmente desenvolve pesquisas na área de Educação Química, principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino médio, materiais didáticos e experimentação no ensino.

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Publicado

2020-04-30

Como Citar

ROCHA, C. J. T. da; FARIAS, S. A. de. METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM POSSÍVEIS AO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 2, p. 69–87, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i2.9422. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9422. Acesso em: 23 nov. 2024.