EDUCAÇÃO DO CAMPO: PROFESSORES QUE ATUAM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SALAS MULTIS DE MATO GROSSO

Autores

DOI:

10.26571/2318-6674.a2016.v4.n2.p67-79.i5329

Palavras-chave:

Educação do campo, Classes Multis, Formação continuada, Mato Grosso.

Resumo

O presente artigo é resultado de um olhar reflexivo sobre do curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo voltado para classes Multis de Mato Grosso (MT). Se constituiu uma parceria COMFOR/IE/UAB/UFMT/ SECADI e SEDUC/MT. Atendeu uma demanda especifica de formação voltada para Educação do Campo com objetivo de criar espaços para novos estudos, trocas de experiências e aprofundamentos entre os profissionais que atuam em escolas campesinas. Procurou seguir a proposta da educação à distância em ambiente virtual de aprendizagem (AVA), de modo interativo mediante a organização metodologia e didática de oito disciplinas sendo sete de caráter pedagógico distribuída em 210 horas para atender quatro polos do Estado de Mato Grosso, ofertado para 200 alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Dejacy de Arruda Abreu, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), especialista em Docência no Ensino Superior (UFMT), Psicopedagogia Clinica e Institucional ( FACINTER/Curitiba), Master em Programação Neurolinguistica; Mestrado em Educação pela UFMT. Doutora em Educação pela UFMT. Professora do quadro efetivo da UFMT.

Possui experiência de trabalho, na educação básica ao ensino superior. Coordenou a Pós- Graduação do Unirondon, docente dos cursos de Especialização da Escola de Gestores, Educação Infantil, Educação do Campo da e pela UFMT. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação superior e básica, coordenação pedagógica, gestão escolar, Formação docente, planejamento educacional, Didática, psicopedagogia e Neurolinguística.

Nilza Cristina Gomes de Araújo, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1997) ; Especialização em Ensino da Linguagem pela UNIC - Universidade de Cuiabá (2000) ; mestrado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006) e doutorado também pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Atualmente é professora Adjunta III da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) , Campus de Cuiabá, no Curso de Pedagogia. Possui experiência na área de Educação com ênfase em Alfabetização, Linguagem e Educação no Campo com ênfase no trabalho docente de professoras do ensino fundamental que atuam no contexto rural em classes multisseriadas.

Publicado

2016-12-19

Como Citar

ABREU, D. de A.; ARAÚJO, N. C. G. de. EDUCAÇÃO DO CAMPO: PROFESSORES QUE ATUAM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SALAS MULTIS DE MATO GROSSO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 4, n. 2, p. 67–79, 2016. DOI: 10.26571/2318-6674.a2016.v4.n2.p67-79.i5329. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/5329. Acesso em: 29 mar. 2024.