EDUCAÇÃO DO CAMPO: PROFESSORES QUE ATUAM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SALAS MULTIS DE MATO GROSSO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/2318-6674.a2016.v4.n2.p67-79.i5329


Palavras-chave:

Educação do campo, Classes Multis, Formação continuada, Mato Grosso.

Resumo

O presente artigo é resultado de um olhar reflexivo sobre do curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo voltado para classes Multis de Mato Grosso (MT). Se constituiu uma parceria COMFOR/IE/UAB/UFMT/ SECADI e SEDUC/MT. Atendeu uma demanda especifica de formação voltada para Educação do Campo com objetivo de criar espaços para novos estudos, trocas de experiências e aprofundamentos entre os profissionais que atuam em escolas campesinas. Procurou seguir a proposta da educação à distância em ambiente virtual de aprendizagem (AVA), de modo interativo mediante a organização metodologia e didática de oito disciplinas sendo sete de caráter pedagógico distribuída em 210 horas para atender quatro polos do Estado de Mato Grosso, ofertado para 200 alunos.

Downloads

Biografia do Autor

  • Dejacy de Arruda Abreu, Universidade Federal de Mato Grosso

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), especialista em Docência no Ensino Superior (UFMT), Psicopedagogia Clinica e Institucional ( FACINTER/Curitiba), Master em Programação Neurolinguistica; Mestrado em Educação pela UFMT. Doutora em Educação pela UFMT. Professora do quadro efetivo da UFMT.

Possui experiência de trabalho, na educação básica ao ensino superior. Coordenou a Pós- Graduação do Unirondon, docente dos cursos de Especialização da Escola de Gestores, Educação Infantil, Educação do Campo da e pela UFMT. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação superior e básica, coordenação pedagógica, gestão escolar, Formação docente, planejamento educacional, Didática, psicopedagogia e Neurolinguística.

  • Nilza Cristina Gomes de Araújo, Universidade Federal de Mato Grosso

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1997) ; Especialização em Ensino da Linguagem pela UNIC - Universidade de Cuiabá (2000) ; mestrado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006) e doutorado também pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Atualmente é professora Adjunta III da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) , Campus de Cuiabá, no Curso de Pedagogia. Possui experiência na área de Educação com ênfase em Alfabetização, Linguagem e Educação no Campo com ênfase no trabalho docente de professoras do ensino fundamental que atuam no contexto rural em classes multisseriadas.

Publicado

2016-12-19

Como Citar

EDUCAÇÃO DO CAMPO: PROFESSORES QUE ATUAM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SALAS MULTIS DE MATO GROSSO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 4, n. 2, p. 67–79, 2016. DOI: 10.26571/2318-6674.a2016.v4.n2.p67-79.i5329. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/5329. Acesso em: 21 abr. 2025.