DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: TEMÁTICA AUSENTE NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO
DOI:
10.26571/reamec.v8i2.10598Palavras-chave:
Dificuldades de aprendizagem. Formação inicial. Matemática.Resumo
Com o objetivo de analisar como a temática “dificuldades de aprendizagem em matemática” é abordada durante o processo formativo do futuro professor que atuará nos anos iniciais do Ensino Fundamental, esta pesquisa procura responder ao problema: “Como as dificuldades de aprendizagem em matemática são abordadas nos cursos de Pedagogia de Porto Velho-RO?”. A pesquisa fundamenta-se no referencial teórico sobre a formação matemática nos cursos de Pedagogia e as dificuldades de aprendizagem em matemática. Da pesquisa de cunho qualitativo participaram 3 professores que atuam na formação matemática e 39 licenciandos de três Instituições de Ensino Superior que ofertam o curso de Pedagogia. Para a produção dos dados realizaram-se entrevistas com os professores responsáveis pelas disciplinas que tratam da formação matemática e grupos focais com licenciandos do curso de Pedagogia.Os professores e os licenciandos sinalizam que a temática não é discutida no curso, e os últimos, não se sentem preparados para lidar com as dificuldades de aprendizagem em matemática. Há, portanto, a necessidade de repensar a formação inicial de professores, de maneira a promover essa discussão articulando-a com a formação continuada, com vistas à melhoria dos processos de ensino-aprendizagem da matemática.
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