DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: TEMÁTICA AUSENTE NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i2.10598

Palavras-chave:

Dificuldades de aprendizagem. Formação inicial. Matemática.

Resumo

Com o objetivo de analisar como a temática “dificuldades de aprendizagem em matemática” é abordada durante o processo formativo do futuro professor que atuará nos anos iniciais do Ensino Fundamental, esta pesquisa procura responder ao problema: “Como as dificuldades de aprendizagem em matemática são abordadas nos cursos de Pedagogia de Porto Velho-RO?”. A pesquisa fundamenta-se no referencial teórico sobre a formação matemática nos cursos de Pedagogia e as dificuldades de aprendizagem em matemática. Da pesquisa de cunho qualitativo participaram 3 professores que atuam na formação matemática e 39 licenciandos de três Instituições de Ensino Superior que ofertam o curso de Pedagogia. Para a produção dos dados realizaram-se entrevistas com os professores responsáveis pelas disciplinas que tratam da formação matemática e grupos focais com licenciandos do curso de Pedagogia.Os professores e os licenciandos sinalizam que a temática não é discutida no curso, e os últimos, não se sentem preparados para lidar com as dificuldades de aprendizagem em matemática. Há, portanto, a necessidade de repensar a formação inicial de professores, de maneira a promover essa discussão articulando-a com a formação continuada, com vistas à melhoria dos processos de ensino-aprendizagem da matemática.

 

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Biografia do Autor

Sandra Monteiro Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia

Professora do curso de Licenciatura em Física no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Porto Velho, Rondônia.

Rute Cristina Domingos Palma, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora Adjunta do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso

Depto de Ensino e Organização Escolar

Programa de Pós-graduação em Educação

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Publicado

2020-06-23

Como Citar

GOMES, S. M.; PALMA, R. C. D. DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: TEMÁTICA AUSENTE NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 2, p. 601–621, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i2.10598. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/10598. Acesso em: 28 maio. 2024.