DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: TEMÁTICA AUSENTE NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i2.10598

Palavras-chave:

Dificuldades de aprendizagem. Formação inicial. Matemática.

Resumo

Com o objetivo de analisar como a temática “dificuldades de aprendizagem em matemática” é abordada durante o processo formativo do futuro professor que atuará nos anos iniciais do Ensino Fundamental, esta pesquisa procura responder ao problema: “Como as dificuldades de aprendizagem em matemática são abordadas nos cursos de Pedagogia de Porto Velho-RO?”. A pesquisa fundamenta-se no referencial teórico sobre a formação matemática nos cursos de Pedagogia e as dificuldades de aprendizagem em matemática. Da pesquisa de cunho qualitativo participaram 3 professores que atuam na formação matemática e 39 licenciandos de três Instituições de Ensino Superior que ofertam o curso de Pedagogia. Para a produção dos dados realizaram-se entrevistas com os professores responsáveis pelas disciplinas que tratam da formação matemática e grupos focais com licenciandos do curso de Pedagogia.Os professores e os licenciandos sinalizam que a temática não é discutida no curso, e os últimos, não se sentem preparados para lidar com as dificuldades de aprendizagem em matemática. Há, portanto, a necessidade de repensar a formação inicial de professores, de maneira a promover essa discussão articulando-a com a formação continuada, com vistas à melhoria dos processos de ensino-aprendizagem da matemática.

 

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Biografia do Autor

Sandra Monteiro Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia (IFRO)

Professora do curso de Licenciatura em Física no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Porto Velho, Rondônia.

Rute Cristina Domingos Palma, Universidade Federal de Mato Grosso - (UFMT)

Professora Adjunta do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso

Depto de Ensino e Organização Escolar

Programa de Pós-graduação em Educação

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Publicado

2020-06-23

Como Citar

GOMES, S. M.; PALMA, R. C. D. DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: TEMÁTICA AUSENTE NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 601-621, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i2.10598. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/10598. Acesso em: 25 set. 2020.