CONCEPÇÕES DE ÁLGEBRA: ANÁLISE DAS QUESTÕES DO SAEPE NO PERÍODO DE 2016-2018

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i2.10310

Palavras-chave:

Concepções de Álgebra. SAEPE. Ensino médio.

Resumo

O objetivo da presente pesquisa é analisar as concepções de Álgebra nos itens da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (SAEPE), no período de 2016 a 2018. A fundamentação teórica apoia-se nas concepções de Álgebra de Usiskin (1995). Nossa metodologia de pesquisa é de caráter qualitativa e quantitativa, se baseia na análise documental da avaliação sistêmica do SAEPE 2016-2018, em procedimentos metodológicos adotados nas competências estabelecidas, na análise e descrição dos tipos de concepções algébricas (USISKIN, 1995) presentes nas questões de Álgebra. Nas edições analisadas, constatamos 78 questões de matemática, sendo 30 relacionadas às concepções de Álgebra. Dentre as 30 questões pesquisadas, observou-se que o foco principal da avaliação em termos de concepções algébricas se dá em torno da Álgebra como estruturas, em apenas uma questão foi identificada a concepção de Álgebra como estudo de relações entre grandezas.

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Biografia do Autor

Maria Manuela Figuerêdo Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda em Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Pernambuco - UPE.

Rosana Maria da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda em Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Pernambuco - UPE.

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Publicado

2020-06-21

Como Citar

SILVA, M. M. F.; SILVA, R. M. da. CONCEPÇÕES DE ÁLGEBRA: ANÁLISE DAS QUESTÕES DO SAEPE NO PERÍODO DE 2016-2018. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 2, p. 584–600, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i2.10310. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/10310. Acesso em: 25 nov. 2024.
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