CONCEPÇÕES DE ÁLGEBRA: ANÁLISE DAS QUESTÕES DO SAEPE NO PERÍODO DE 2016-2018
DOI:
10.26571/reamec.v8i2.10310Palavras-chave:
Concepções de Álgebra. SAEPE. Ensino médio.Resumo
O objetivo da presente pesquisa é analisar as concepções de Álgebra nos itens da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (SAEPE), no período de 2016 a 2018. A fundamentação teórica apoia-se nas concepções de Álgebra de Usiskin (1995). Nossa metodologia de pesquisa é de caráter qualitativa e quantitativa, se baseia na análise documental da avaliação sistêmica do SAEPE 2016-2018, em procedimentos metodológicos adotados nas competências estabelecidas, na análise e descrição dos tipos de concepções algébricas (USISKIN, 1995) presentes nas questões de Álgebra. Nas edições analisadas, constatamos 78 questões de matemática, sendo 30 relacionadas às concepções de Álgebra. Dentre as 30 questões pesquisadas, observou-se que o foco principal da avaliação em termos de concepções algébricas se dá em torno da Álgebra como estruturas, em apenas uma questão foi identificada a concepção de Álgebra como estudo de relações entre grandezas.
Downloads
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Referências
APPOLINÁRIO, F. Dicionário de metodologia científica: um guia para a produção do conhecimento científico. São Paulo, Atlas, 2009.
BARDIN. L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Editora Edições 70, 1977.
EVES, H. Introdução à história da Matemática. Campinas: Ed. da UNICAMP, 2004.
FIGUEIREDO, A. C. Saberes e concepções de educação algébrica em um curso de licenciatura em matemática. Tese (Doutorado) em Educação Matemática. PUC-SP. 2007.
Disponível em: https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/11255/1/Auriluci%20de%20Carvalho%20Figueiredo.pdf. Acesso em: 06 dez. 2019.
FIORENTINI, D.; MIORIM, M. Â.; MIGUEL, A. Contribuição para um repensar. A Educação Algébrica Elementar. Pro-Posições, Campinas - SP, v. 4, n. 1, p. 78-91, mar. 1993. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/1761/10-artigos-fiorentinid_etal.pdf. Acesso em: 06 dez. 2019.
LEE, L. Early – but which algebra? The future of the teaching and learning of algebra. In: ICMI STUDY CONFERENCE, Melbourne, 2001.
LINS, R. C.; GIMENEZ, J. Perspectivas em aritmética e álgebra para o século XXI. Campinas: Papirus, 1997.
LÜDKE, M. e ANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 1996.
OTTE, M.; BARROS, L; ABIDO, A.; SANTANA, G.; PAULA, L. Poruqe devemos falar de uma complementaridade de sentido e referência? Revista REAMEC, Cuiabá (MT), v. 8, n. 1, p. 77-95, janeiro-abril, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9197/pdf_1 Acesso em: 20 jun. 2019.
PERNAMBUCO. Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco: Parâmetros Curriculares de Matemática para o Ensino Fundamental e Médio. Recife, 2012.
PERNAMBUCO. Secretaria de Educação de Pernambuco. SAEPE – 2016 / Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação, CAEd. v. 3 (jan./dez. 2016), Juiz de Fora, 2016 – Anual. Conteúdo: Revista do Sistema. ISSN 1948-560X
PERNAMBUCO. Secretaria de Educação de Pernambuco. SAEPE – 2017 / Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação, CAEd. v. 3 (jan./dez. 2017), Juiz de Fora, 2017 – Anual. Conteúdo: Revista do Sistema - Rede estadual e redes municipais. ISSN 1948-560X
PERNAMBUCO. Secretaria de Educação de Pernambuco. SAEPE – 2018 / Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação, CAEd. v. 3 (jan./dez. 2018), Juiz de Fora, 2018 – Anual. Conteúdo: Revista do Sistema. ISSN 1948-560X
PERNAMBUCO. Secretaria de Educação de Pernambuco. SAEPE – 2016/ Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação, CAEd. v. 1 (jan./dez. 2016), Juiz de Fora, 2016 – Anual. Conteúdo: Revista do Professor - Matemática. ISSN 1948-560X
PERNAMBUCO. Secretaria de Educação de Pernambuco. SAEPE – 2017/ Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação, CAEd. v. 1 (jan./dez. 2017), Juiz de Fora, 2017 – Anual. Conteúdo: Revista do Professor - Matemática. ISSN 1948-560X
PERNAMBUCO. Secretaria de Educação de Pernambuco. SAEPE – 2018 / Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação, CAEd. V. 1 (2018), Juiz de Fora – Anual Conteúdo: Revista do Professor – Matemática ISSN 1948-560X
PORTAL SIEPE. Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco - SAEPE. Disponível em: http://www.siepe.educacao.pe.gov.br/WebModuleSme/itemMenuPaginaConteudoUsuarioAction.do?actionType=mostrar&idPaginaItemMenuConteudo=5912. Acesso em: 06 dez. 2019.
RODRIGUES, M; BRITO, A; SILVA, A; TURATTI, R. Conhecimentos algébricos na prova de matemática do novo Enem: uma análise de conteúdo no período de 2009 a 2018. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 16, n. 23, p. 385-407, set. /dez. 2019. Disponível em: SAEPE. Coleções. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/336761971_Conhecimentos_algebricos_na_prova_de_matematica_do_novo_ENEM_uma_analise_de_conteudo_no_periodo_de_2009_a_2018. Acesso em: 28 jan. de 2020.
SOUZA, D; SILVA, T; GOMES, V; BEZERRA, F. Concepções de Álgebra presentes nas macroavaliações: os casos da prova Brasil e do Enem de 2011. REnCiMa, v.8, n.1, p.46-66, 2017.Disponível em: http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1165/869. Acesso em: 10 de jan. de 2020.
USISKIN, Z. O que é álgebra da escola média? In: COXFORD, A. F. e SHULTE, A. As ideias da Álgebra. São Paulo: Atual, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.