O QUE SÃO FRACTAIS: UMA ANÁLISE CONCEITUAL DE SUAS CARACTERÍSTICAS A PARTIR DE PESQUISAS BRASILEIRAS

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i2.10137

Palavras-chave:

Características dos fractais. Definição de fractal. Ensino da matemática.

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho documental, na qual buscamos investigar o que são fractais e quais são as características que os definem. A motivação para este artigo surgiu no contexto de uma pesquisa de mestrado envolvendo o ensino da matemática com tais estruturas geométricas. Nessa pesquisa, durante a leitura de alguns trabalhos científicos, percebemos divergências teóricas em relação às características que definem os fractais. Isso instigou-nos a aprofundar os nossos conhecimentos sobre esse conceito e a buscarmos alternativas que contribuíssem com a comunidade científica e com os processos de ensino da matemática com fractais. Dessa forma, pesquisamos, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), trabalhos que versassem sobre o ensino da matemática com fractais e analisamos as definições nelas apresentadas por meio da metodologia da Análise Textual Discursiva. As características encontradas nos 36 trabalhos analisados foram: a irregularidade, a autossemelhança, a complexidade infinita e a dimensão fracionária. Assim, este artigo apresenta indícios de conceitos sobre os fractais que podem contribuir para o desenvolvimento científico e educacional sobre este tema.

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Publicado

2020-06-21

Como Citar

CAMPOS, F. A. B. de; FAGUNDES, M. C. O QUE SÃO FRACTAIS: UMA ANÁLISE CONCEITUAL DE SUAS CARACTERÍSTICAS A PARTIR DE PESQUISAS BRASILEIRAS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 2, p. 540–561, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i2.10137. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/10137. Acesso em: 29 mar. 2024.