PRÁTICA PEDAGÓGICA LÚDICA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i2.10009

Palavras-chave:

Prática pedagógica. Lúdico. Ensino-aprendizagem da Matemática.

Resumo

O texto consiste em um recorte da pesquisa de pós-doutorado dos autores, realizada na UFBA/FACED no período de março de 2018 a março de 2019. O estudo teve como objetivo geral analisar a compreensão, organização e desenvolvimento da Prática Pedagógica Lúdica de professores que ensinam matemática aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Apresentou a seguinte questão: como as professoras de matemática do Ensino Fundamental compreendem, interpretam e organizam suas práticas pedagógicas lúdicas? Foram utilizadas as abordagens da pesquisa qualitativa, do estudo de caso e do método interpretativo para analisar as informações produzidas por quatro professoras de uma escola pública de 1º e 2º ciclos. Os instrumentos utilizados para a produção e coleta de dados foram a observação, a entrevista e a análise de documentos. Conclui-se que os professores compreendem o conceito investigado e esforçam-se para desenvolvê-lo nas aulas de matemática.

Downloads

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

##plugins.generic.paperbuzz.sourceName.pdf##
1,155
May 01 '20May 04 '20May 07 '20May 10 '20May 13 '20May 16 '20May 19 '20May 22 '20May 25 '20May 28 '2019
| |

Biografia do Autor

Adelmo Carvalho Silva, Universidade Federal de Mato Grosso

Professor da UFMT, Departamento de Ensino e Organização Escolar. Professor do PPGE

Referências

BEMVENUTI, A. O jogo na história: aspectos a desvelar. BEMVENUTI, A.; BEMVENUTI, A. (Org). In: O Lúdico na prática pedagógica. Curitiba: Ibpex, 2013. p. 13-32.

BRESSAN, J. C. M. Concepções e práticas de professores sobre o lúdico nas escolas organizadas por ciclos de formação humana. 2014 (Dissertação de Mestrado em Educação/UFMT/PPGedu.

BROUGÈRE, G. A Criança e a Cultura lúdica. In: KISHIMOTO, T. M. (org.) O Brincar e suas Teorias. São Paulo: Cengage Learning, 2017. p. 19-32.

CALDEIRA, A, M. S.; ZAIDAN, S. Prática pedagógica. In: OLIVEIRA, D. A.; DUARTE, A. C.; VIEIRA, L. M. F. (Org.). Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: GESTRADO/FaE/UFMG, 2010. v. 1.

DANTAS, H. Brincar e trabalhar. In: KISHIMOTO, T, M. (org.). O brincar e suas teorias. São Paulo: Cengage Learning, 2017. p. 111-122.

FERNANDES, C. À procura da senha da vida-de-senha a aula dialógica? In: VEIGA, I. P. A. (Org.). Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas. Campinas: Papirus, 2008. p. 145-164.

FRANCO, M. A. R. S. Prática Pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. In: Rev. Bras. Estudos Pedagógicos. (on-line), Brasília, v. 97, n. 247, set./dez. 2016.

GADOTTI, M. Pedagogia da práxis. São Paulo: Cortez, 2013.

HUIZINGA, J. Homo Ludens vom Unprung der Kulturim Spiel. SP: Perspectiva, 2000.

KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. In: KISHIMOTO, T. M. (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2011. p. 13-44.

KISHIMOTO, T. M. Bruner e a brincadeira. In: KISHIMOTO, T. M. (org). O brincar e suas teorias. São Paulo: Cengage Learning, 2017. p. 139-154.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos. In: Educar, Curitiba, n. 17, p. 153-176, 2001.

LOPES, C. Design e ludicidade. In: EntreIdeias. Vol. 3. Nº 2. Salvador: UFBA, 2014.

LUCKESI, C. C. Ludicidade e atividades lúdicas: uma abordagem a partir da experiência interna, Educação e Ludicidade, Ensaios 02. Faced/UFBA, 2002.

LUCKESI, C. C. Ludicidade e formação do educador. In: EntreIdeias. Vol. 3. Nº 2. Salvador: UFBA/FACED, 2014.

LUCKESI, C. C. Brincadeiras, jogos e ludicidade. In: D’ÁVILA, C.; FORTUNA, T. R. Ludicidade, cultura e formação de professores. Curitiba: CRV, 2018. p. 135-142.

MAHEU, C. D’Ávila. Eclipse do lúdico. In: Educação e Ludicidade: ensaios. Nº 4. Salvador: UFBA, FACED, 2007.

SILVA, A. C. da. Ensino e aprendizagem da matemática: (re)elaboração de concepções e práticas docentes. 1. ed. Niemcy: Novas Edições Acadêmicas, 2017.

WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

Downloads

Publicado

2020-04-30

Como Citar

SILVA, A. C.; D’ÁVILA, C. M. PRÁTICA PEDAGÓGICA LÚDICA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 2, p. 232–252, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i2.10009. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/10009. Acesso em: 25 nov. 2024.