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Patrimônio cultural e pertencimento

contribuição para pensar o currículo na educação infantil

Autores

DOI:

10.29286/rep.v30ijan/dez.12321

Palavras-chave:

Educação Infantil, Cidade, Infância, Patrimônio cultural

Resumo

O artigo apresenta parte de uma pesquisa que buscou compreender as dimensões teóricas e práticas que compõem a relação criança, cidade e patrimônio no âmbito da educação infantil e abrangeu duas cidades históricas. A análise decorre da pesquisa de cunho etnográfico realizada em Penedo, AL, envolvendo o acompanhamento das crianças de duas escolas municipais em suas saídas às ruas da cidade, mobilizadas por diversos motivos. Cinco episódios que dimensionam a força da cultura local são considerados esteio para a participação, significação e/ou ressignificação do patrimônio cultural pelas crianças rompendo com a distância que separa os saberes e fazeres da cultura local da cultura escolar.

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Biografia do Autor

Jeane Costa AMARAL, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Alagoas, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe(2015), possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1996) e Pós-graduação em Supervisão escolar (2004) pela Universidade Estadual de Feira de Santana.

Lenira HADDAD, Universidade Federal de Alagoas

Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP, Mestrado em Psicologia Escolar pelo Instituto de Psicologia da USP, graduação em Psicologia pela FFCL-USP Ribeirão Preto. É professora associada da Universidade Federal de Alagoas, pesquisadora associada do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade / Educação (CIERS-ed) da Fundação Carlos Chagas, membro do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora.

Maria Assunção FOLQUE, Universidade de Évora

Doutora em Educação pelo Institute of Education University of London. Professora no Departamento Pedagogia e Educação na Universidade de Évora e diretora dos Mestrados profissionais em Educação Pré-escolar e em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º ciclo do ensino básico da Universidade de Évora. É membro integrado do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. Consultora da Fundação Calouste Gulbenkian, assumindo a coordenação cientifica no Projeto Intesys – Serviços Integrados para a Infância para apoiar crianças e famílias em situação de vulnerabilidade, financiado pelo Programa Erasmus em parceria com a Fundação Aga Khan.

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Publicado

2021-09-01

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Como Citar

COSTA AMARAL, J. .; HADDAD, L. .; ASSUNÇÃO FOLQUE, M. . . Patrimônio cultural e pertencimento: contribuição para pensar o currículo na educação infantil. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 30, n. jan/dez, p. 1–21, 2021. DOI: 10.29286/rep.v30ijan/dez.12321. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12321. Acesso em: 13 nov. 2024.