MÉTODO SITUACIONAL: APLICAÇÃO NOS TREINAMENTOS TÉCNICO-TÁTICOS DE UMA EQUIPE DE BASE DO HANDEBOL FEMININO

Autores

Palavras-chave:

Método de ensino, Treinamento técnico-tático, Treinadores, Atletas

Resumo

O objetivo deste relato é descrever atividades relacionadas à aplicação do método situacional realizadas em sessões de treinamento de uma equipe de base cadete (sub16) feminina de handebol do município de Peritiba (SC). As atividades foram planejadas e ministradas, no mês de agosto de 2014 (16 sessões), por dois treinadores, sendo que participaram das sessões de treinamento 16 atletas com idade entre 14 a 16 anos. O desenvolvimento dos jogos ocorreu somente em situações de superioridade numérica ofensiva, sendo um pelos lados da quadra (jogo 4x3) e dois pelo centro da quadra (jogo 5x4, jogo 6x5). Com esta experiência os treinadores almejavam: desafiar-se na proposta de atividades oferecidas às atletas, uma vez que até então priorizavam a aplicação de exercícios isolados ou de combinação de fundamentos técnicos; possibilitar às atletas experiências mais relevantes no processo de tomada de decisão perante as situações problemas que o jogo de handebol apresenta.

Biografia do Autor

Eduardo José Dallegrave, Universidade do Estado de Santa Catarina - CEFID/UDESC

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina

Cleusa Simon Berno, Prefeitura Municipal de Peritiba/SC

Licenciada em Educação Física pela Universidade do Contestado

Alexandra Folle, Universidade do Estado de Santa Catarina

Docente do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina

Referências

BIANCO, Marisa Adélia. Capacidades cognitivas nas modalidades coletivas. In: DE ROSE JUNIOR, Dante (Org.). Modalidades esportivas coletivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2006.

CASTRO, José Walter Tolentino; BÔSCOLO, Ester Francisca Mendes. Tomada de decisão durante o jogo de handebol. Coleção pesquisa em educação física, v. 8, n 1, p. 199-204, 2009.

COLLET, Carine; DONEGÁ, André Luiz; NASCIMENTO, Juarez Vieira do. A organização pedagógica do treino de voleibol: um estudo de casos em equipes mirins masculinas catarinenses. Motriz, v. 15, n. 2, p. 209-218, abr./jun. 2009.

COSTA, Luciane Cristina Arantes da; NASCIMENTO, Juarez Vieira do. O ensino da técnica e da tática: novas abordagens metodológicas. Revista da educação física/UEM, v. 15, n. 2, p. 49-56, 2. sem. 2004.

DE ROSE JUNIOR, Dante; SILVA, Thatiana Aguiar Freire. As modalidades esportivas coletivas (MEC): história e caracterização. In: DE ROSE JUNIOR, Dante (Org.). Modalidades esportivas coletivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2006.

FERNÁNDEZ, Juan e colaboradores. Meios táticos de grupo no ataque. In: GRECO, Pablo Juan; ROMERO, Juan J. Fernández. (Orgs.). Manual de handebol: da iniciação ao alto nível. São Paulo: Phorte, 2012.

FEU, Sebastián Molina. Organización didáctica del proceso de enseñanza: aprendizaje para la construcción del juego ofensivo en balonmano. E-balonmano.com: revista de ciencias del deporte, v. 2 n, 4, p. 53-66, 2006.

GALATTI, Larissa Rafaela e colaboradores. Pedagogia do esporte: procedimentos pedagógicos aplicados aos jogos esportivos coletivos. Conexões, v. 6, p. 404-415, 2008.

GALATTI, Larissa Rafaela; PAES, Roberto Rodrigues. Pedagogia do esporte e a aplicação das teorias acerca dos jogos esportivos coletivos em escolas de esportes: o caso de um clube privado de Campinas – SP. Conexões, v. 5, p. 31-44, 2007.

GARGANTA, Júlio Manuel. O ensino dos jogos esportivos colectivos: perpectivas e tendências. Movimento, v. 4, n. 8, p. 19-27, 1998.

GRAÇA, Amândio; MESQUITA, Isabel. A investigação sobre os modelos de ensino dos jogos desportivos. Revista portuguesa de ciências do desporto, v. 7, n. 3, p. 401-421, 2007.

GRECO, Pablo Juan. Iniciação esportiva universal. Belo Horizonte, MG: EdUFMG,1998.

GRECO, Pablo Juan. Métodos de ensino-aprendizagem-treinamento nos jogos esportivos coletivos. In: GARCIA, Emerson Silami; LEMOS, Kátia Lucia Moreira (Orgs.). Temas atuais VI em educação física e esportes. Belo Horizonte, MG: Health, 2001. p. 48-72.

GRECO, Pablo Juan; SILVA, Siomara Aparecida; GRECO, Fernando Lucas. Identificação, caracterização e classificação do jogo de handebol. In: GRECO, Pablo Juan; ROMERO, Juan J. Fernández. (Orgs.). Manual de handebol: da iniciação ao alto nível. São Paulo, SP: Phorte, 2012. p. 251-264.

GUIMARÃES, Murilo Balbino e colaboradores. Comportamentos ofensivos e defensivos dos atletas envolvidos em situações táticas individuais e de grupo no jogo de futebol. Revista brasileira de futebol, v. 5, n. 1, p. 31-41, jan./jun. 2012.

HARVEY, Stephen; CUSHION, Cristopher J.; MASSA-GONZALEZ, Ada N. Learning a new method: ‘teaching games for understanding in the coaches' eyes. Physical education and sport pedagogy, v. 4, n. 15, p. 361-382, oct. 2010.

IBAÑEZ, Sergio José; JIMÉNEZ, Adrian; ANTÚNEZ, Antonio. Differences in basketball training loads between comprehensive and technical models of teaching/training. Revista de psicologia del deporte, v. 24, suppl 1, p. 47-50, 2015.

JARVIS, Peter. Towards a comprehensive theory of learning. London, ENG: Routledge, 2006.

LIMA, Cláudio Olivio Vilela; MATIAS, Cristiano Julio Alves da Silva; GRECO, Pablo Juan. O Conhecimento tático produto de métodos de ensino combinados e aplicados em sequências inversas no voleibol. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 26, n. 1, p. 129-47, jan./mar. 2012.

MENDES, José Carlos. O processo de ensino-aprendizagem-treinamento do handebol no Estado do Paraná: estudo da categoria infantil. 2006. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis, SC, 2006.

MENEZES, Rafael Pombo. Das situações ao jogo ao ensino das fixações no handebol. Motriz, v. 17, n.1, p. 39-47, jan./mar. 2011.

MENEZES, Rafael Pombo; MARQUES, Renato Francisco Rodrigues; NUNOMURA, Myrian. Especialização esportiva precoce e o ensino dos jogos coletivos de invasão. Movimento, v. 20, n.1, p. 351-373, jan.¬/ mar., 2014.

MENEZES, Rafael Pombo; REIS, Heloisa Helena Baldi dos; MORATO, Márcio Pereira. O handebol, seu cenário imprevisível e os métodos de ensino-aprendizagem-treinamento. E-balonmano.com: revista de ciencias del deporte, v. 12, n 2, p. 165-176, 2016.

MENEZES, Rafael Pombo; SOUZA, Maria Suélia dos Santos; BRAGA, José Werley Carvalho. Processo de ensino-aprendizagem-treinamento de handebol para a categoria mirim em instituições não-formais de ensino: concepções e metodologias. Conexões, v. 9, n. 2, p. 49-69, maio/ago. 2011.

PINHO, Silvia Teixeira e colaboradores. Método situacional e sua influência no conhecimento tático processual de escolares. Motriz, v.16, n. 3 p. 580-590, jul./ set., 2010.

SAAD, Michel Angilo. Estruturação das sessões de treinamento técnico-tático nos escalões de formação do futsal. 2002. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis, SC, 2002.

SIEDENTOP, Daryl. What is sport education and how does it work? Journal of physical education, recreation & dance, v. 69, n.4, p. 18-20, Apr. 1998.

WERTHNER, Penny; TRUDEL, Pierre. A new theoretical perspective for understanding how coaches learn to coach. The sport psychologist, v. 20, p. 198-212, 2006.

WERTHNER, Penny; TRUDEL, Pierre. Investigating the idiosyncratic learning paths of elite Canadian coaches. International journal of sports science and coaching, v. 4, n. 3, p. 433-449, 2009.

Downloads

Publicado

2017-04-23

Como Citar

Dallegrave, E. J., Berno, C. S., & Folle, A. (2017). MÉTODO SITUACIONAL: APLICAÇÃO NOS TREINAMENTOS TÉCNICO-TÁTICOS DE UMA EQUIPE DE BASE DO HANDEBOL FEMININO. Corpoconsciência, 21(1), 100–113. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4760

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)