A suplementação de creatina na melhoria do rendimento no treinamento resistido em indivíduos de meia idade e idosos aparentemente saudáveis – uma breve revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados
Palabras clave:
revisão sistemática, suplementação de creatina, meia idade, terceira idadeResumen
A creatina, umas das substâncias envolvidas no sistema bioenergético, e sua suplementação são tema de vários relatos em diversas faixas etárias. No entanto, o uso deste recurso em indivíduos de meia-idade e idosos ainda são contraditórios na literatura. O objetivo do presente estudo foi analisar artigos de ensaios clínicos randomizados encontrados desde 2001 em bases de dados internacionais sobre o efeito da suplementação de creatina no treinamento resistido em indivíduos de meia-idade e idosos, bem como, propor possíveis direcionamentos para novas pesquisas sobre o tema. Foram selecionados nove de um total de 77 artigos encontrados nas bases PubMed, Science Direct e Web of Science. Após a análise dos estudos concluiu-se que a suplementação de creatina na faixa etária em estudo mostrou-se efetiva na melhora da capacidade de remodelação óssea, bem como, no retardamento da sarcopenia. No entanto, os resultados de possível aumento da massa e força muscular ainda são contraditórios sendo sugerido novos estudos com protocolos de treinamento, dosagens diferenciadas e controle dos horários da ingestão de creatina para a verificação de uma resultados mais concretos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).