MODELO DE JOGO, ESTRATÉGIA DE JOGO, ESTILO DE JOGO E TÁTICA DE JOGO

CONCEPÇÕES ÚTEIS PARA COMPREENDER O CONTEXTO DO JOGO ESPORTIVO

Autores

  • Thiago André Rigon thibafutsal@gmail.com
    Universidade de São Paulo
  • Fábio Ferreira Nogueira fabiofnog@alumni.usp.br
    Universidade de São Paulo
  • Larissa Rossi Talarico larossit@usp.br
    Universidade de São Paulo
  • Rene Drezner renedrezner@gmail.com
    Universidade de São Paulo
  • Rafael Batista Novaes rafael.novaes@ifsp.edu.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Luiz Eduardo Pinto Bastos Tourinho Dantas ldantas@usp.br
    Universidade de São Paulo

DOI:

10.51283/rc.v26i2.14102

Palavras-chave:

Mapeamento Conceitual, Jogos Esportivos Coletivos, Conceitos do Jogo Esportivo, Investigação Teórica no Esporte

Resumo

A ausência de precisão e clareza de conceitos do esporte dificulta a articulação de concepções importantes para compreender e intervir na díade treino-competição. O artigo teve como objetivo propor definições operacionais dos termos “modelo de jogo”, “estratégia de jogo”, “estilo de jogo” e “tática de jogo”, e propor articulações entre esses termos visando orientar a intervenção e análise no esporte. Foi realizada uma pesquisa teórico-conceitual dos termos-alvo que resultou na elaboração de um Mapa Conceitual, pelo programa CmapTools. Foi utilizada a Tabela de Clareza Proposicional para analisar o conteúdo das proposições elaboradas. Foi definido que: modelo de jogo refere-se à representação do funcionamento básico do jogo, estratégia de jogo refere-se ao conjunto de planos na competição, estilo de jogo é uma qualificação das ações no jogo e tática de jogo é sinônimo de ação no jogo. Espera-se que a articulação dessas concepções auxilie na compreensão do contexto esportivo.

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Publicado

2022-08-03

Como Citar

Rigon, T. A., Nogueira, F. F., Rossi Talarico, L. ., Drezner, R., Novaes, R. B., & Dantas, L. E. P. B. T. . (2022). MODELO DE JOGO, ESTRATÉGIA DE JOGO, ESTILO DE JOGO E TÁTICA DE JOGO: CONCEPÇÕES ÚTEIS PARA COMPREENDER O CONTEXTO DO JOGO ESPORTIVO. Corpoconsciência, 26(2), 216–235. https://doi.org/10.51283/rc.v26i2.14102

Edição

Seção

Seção Temática - PEDAGOGIA DO ESPORTE: DESAFIOS E TEMAS EMERGENTES

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