TEACHING FUTSAL THROUGH GAMES IN SCHOOL PHYSICAL EDUCATION
DOI:
10.51283/rc.27.e16605Keywords:
Futsal, School, Metodology, Sports CultureAbstract
The objective of the study was to propose, describe and analyze the methodological procedures for the development of futsal at school when the game is used as an approach. The methodology had an action research proposal in a public school in Vitória ES with students from the 6th to the 9th year and was developed in three stages: planning, implementation and evaluation. The use of games for teaching showed positive results, since analyzing the entire process, it was possible to identify improvements in the level of play in several aspects. The classes evolved from an anarchic game to a significant improvement in tactical intelligence. By analyzing the procedures, it was possible to understand that games can be used in schools as an approach to the development of futsal. Furthermore, the need to seek methodological alternatives for teaching school sports was reinforced, thus contributing to the development of sports culture in School Physical Education.
References
AQUINO, Rodrigo Leal de Queiroz Thomaz de; MENEZES, Rafael Pombo. Abordagens tradicionais e centradas no jogo para o ensino dos esportes coletivos de invasão: um ensaio teórico. Conexões, v. 20, p. 1-31, 2022.
BAYER, Claude. O ensino dos desportos colectivos. Lisboa, Portugal: Dinalivros, 1994.
BUNKER, David; THORPE, Rod. The curriculum model. In: THORPE, Rod; BUNKER, David (Eds.). Rethinking games teaching. Loughborough, England: University of Technology, 1986.
GALATTI, Larissa Rafaela e colaboradores. Pedagogia do esporte: procedimentos pedagógicos aplicados aos jogos esportivos coletivos. Conexões, v. 6, ed. esp., p. 397-408, 2008.
GALATTI, Larissa Rafaela; PAES, Roberto Rodrigues. Pedagogia do esporte e a aplicação das teorias acerca dos jogos esportivos coletivos em escolas de esportes: o caso de um clube privado de Campinas, SP. Conexões, v. 5, n. 2, p. 31-44, 2007.
GALATTI, Larissa Rafaela e colaboradores. Pedagogia do esporte: tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos. Journal of physical education, v. 25, n. 1, p. 153-162, 2014.
GARGANTA, Julio. O ensino dos jogos desportivos coletivos. Porto Alegre, RS: Perspectivas e Tendências, 1998a.
______. Para uma teoria dos jogos desportivos colectivos. In: GRAÇA, Amândio; OLIVEIRA, José (Eds.). O ensino dos jogos desportivos. 3. ed. Porto, Portugal: Universidade do Porto/Centro de Estudos dos Jogos Desportivos, 1998b.
GARGANTA, Julio e colaboradores. Fundamentos e práticas para o ensino e treino do futebol. In: TAVARES, Fernando (Ed.). Jogos desportivos colectivos: ensinar a jogar. 2. ed. Porto, Portugal: FADEUP, 2015.
GRAÇA, Amândio.; MESQUITA, Isabel. A investigação sobre os modelos de ensino dos jogos esportivos coletivos. Revista portuguesa de ciências do desporto, v. 7, n. 3, p. 401-421, 2007.
GRECO, Pablo Juan. Metodologia do ensino dos esportes coletivos: iniciação esportiva universal, aprendizado incidental-ensino intencional. Revista mineira de educação física, v. 20, n. 1, p. 145-174, 2012.
LIGHT, Richard. The joy of learning: emotion and learning in games through TGfU. Journal of physical education New Zealand, v. 36, n. 1, p. 93-108, 2003.
MARTINS, Mariana Zuaneti; SILVA, Bruna Saurin. Incorporar meninas nas aulas de esporte: pensando possíveis articulações entre os estudos de gênero e a pedagogia do esporte. Pensar a prática, v. 23, p. 1-23, 2020.
MENEZES, Rafael Pombo; MARQUES, Renato Francisco Rodrigues; NUNOMURA, Myrian. Especialização esportiva precoce e o ensino dos jogos coletivos de invasão. Movimento, v. 20, n. 1, p. 351-373, 2014.
PEARSON, Philip J.; WEBB, Paul. Developing effective questioning in Teaching Games for Understanding (TGfU). In: ASIA PACIFIC SPORT IN EDUCATION CONFERENCE, 1. Anais… Adelaide, Australia, 2008. Disponível em: Acesso em: 03 nov. 2023.
REVERDITO, Riller; SCAGLIA, Alcides.; PAES, Roberto. Pedagogia do esporte: panorama e análise conceitual das principais abordagens. Motriz, v. 15, n. 3, p. 600-610, 2009.
SANTOS JÚNIOR, Osvaldo Galdino; FURTADO, Renan Santos; BORGES, Carlos Nazareno Ferreira. Pedagogia do esporte: indicativos para a prática de ensino do futsal. Corpoconsciência, v. 27, e.14100, p. 1-18, 2022.
SCAGLIA, Alcides José. O futebol e as brincadeiras de bola: a família dos jogos de bola com os pés. São Paulo: Phorte, 2011.
______. Pedagogia do jogo: o processo organizacional dos jogos esportivos coletivos enquanto modelo metodológico para o ensino. Revista portuguesa de ciências do desporto, v. 17, n. S1A, p. 27-38, 2017.
SCAGLIA, Alcides; REVERDITO, Riller; GALATTI, Larissa. Ambiente de jogo e ambiente de aprendizagem no processo de ensino dos jogos esportivos coletivos: desafios no ensino e na aprendizagem dos jogos esportivos coletivos. In: NASCIMENTO, Juarez Vieira do; RAMOS, Valmor; TAVARES, Fernando (Orgs). Jogos desportivos: formação e investigação. Florianópolis, SC: Tribo da Ilha, 2013.
SOUZA JUNIOR, Osmar Moreira de; RAMOS, Glauco Nunes Souto. Apresentação seção especial. Motricidades, v. 5, n. 1, seç. esp., p. 93-95, 2021.
TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e pesquisa, v. 31, n. 3, p. 443-466, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Corpoconsciência
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).