LEISURE AS A CULTURAL PHENOMENON AND THEIRS RELATIONSHIP WITH SOME SOCIAL MARKERS
DOI:
10.51283/rc.v25i1.11995Keywords:
Leisure activities, Covid-19, Sports, Culture, SocietyAbstract
The alternative to leisure at home and other spaces available in the context of Covid-19 has contributed to a scenario in which perhaps social isolation is being less painful and suffered, due to the options of leisure experienced as one of the possibilities of human cultural production. This leads us to reflect on leisure as a cultural phenomenon of extreme importance nowadays, being determined by some social markers, such as: education, gender, religion, disability and health, which can be performed at home, outdoors and in specific spaces. Therefore, we aim at analyzing leisure as a cultural phenomenon, based on studied texts, discussed and produced by a Brazilian research group.
References
AZZINI, Eduardo de Paula, RIGONI, Ana Carolina Capellini. O corpo cego: o verbo e a intensificação da deficiência. Saúde & transformação Social, v. 10, n. 1/2/3, p. 44-53, 2019.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Dispõe sobre o “Estatuto da Pessoa com Deficiência”. Brasília, 2015.
CARVALHO, Yara Maria de. Atividade física e saúde: onde está e quem é o “sujeito” da relação? Revista brasileira de ciências do esporte, v. 22, n. 2, p. 9-21, 2001.
DUMAZEDIER, Joffre. Valores e conteúdos culturais do lazer. São Paulo: SESC, 1980.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1989.
GOELLNER, Silvana Vilodre e colaboradores. Lazer e gênero nos programas de esporte e lazer das cidades. Licere, v. 13, n. 2, p. 1-20, jun., 2010.
LOPES DA SILVA, Cinthia, FERRÉS PRATS, Joan. Comunicación educativa en clases de educación física de una escuela del estado de São Paulo, Brasil. Actualidades pedagógicas, n. 75, p. 15-32, 2020.
LOPES DA SILVA, Cinthia e colaboradores. Education for leisure in elementary school: the use of comic books in physical education classes. Aprender - caderno de filosofia e psicologia da educação, n. 24, p. 196-210, 2020a.
LOPES DA SILVA, Cinthia e colaboradores. Os dias entre o teto e o chão da casa: lazer e práticas corporais no contexto brasileiro em tempos da covid-19. Licere, v. 23, n. 3, p. 57-92, 2020b.
MARCELLINO, Nelson Carvalho. Lazer e educação. 17. ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.
MAUSS, Marcel. Sociologia e antropologia. São Paulo: Cosacnaify, 2003.
PEREIRA, Marcela Caroline, RAIHER, Augusta Pelinski. A prática esportiva feminina no Brasil: ênfase na condição de pobreza. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, v. 42, e52806, 2020.
PEREIRA, Loren Salles Souza, BRITO, Cristiane Miryam Drumond, RODRIGUES, Ana Amélia Cardoso. Lazer da pessoa com deficiência física em Belo Horizonte, Licere, v. 22, n. 4, p. 340-364, dez., 2019.
RIGONI, Ana Carolina Capellini e colaboradores. Corporal practices and leisure of young brazilian evangelicals. International journal of latin american religions, v. 4, p. 1-16, jun., 2020.
RIGONI, Ana Carolina Capellini; DAOLIO, Jocimar. Educação física e religião: tensões entre a educação para o lazer e a busca do prazer. Licere, v. 19, n. 2, p. 364-387, jun., 2016.
SILVA, Letícia Rodrigues Teixeira e. As práticas corporais na Renovação Carismática Católica: orações, danças e aventura no Projeto Juventude Fiel. 2019. 146f. Tese (Doutorado em Educação Física). Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).