OS EFEITOS DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SOBRE OS PADRÕES CORPORAIS DE BELEZA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Cinthia Lopes da Silva cinthialsilva@uol.com.br
    Universidade Metodista de Piracicaba http://orcid.org/0000-0002-7979-0337
  • Marília Cezarino macezarino@hotmail.com
    Teacher by Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). CNPq schoolarship. Member research group at UNIMEP.
  • Lucas de Andrade Carvalho lucascarvalho2902@gmail.com
    Director of public school and member research group at UNIMEP.
  • Marcio Ferreira de Souza marcio_fsza@yahoo.com.br
    Teacher of public school and PhD student at UNIMEP

Palavras-chave:

Educação Física, Histórias em Quadrinhos, Cultura

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar uma experiência pedagógica com o uso de histórias em quadrinhos em aulas de Educação Física, no Ensino Fundamental, com 14 estudantes brasileiros do nono ano. Pesquisa bibliográfica e de campo foram utilizadas como procedimentos metodológicos, caracterizando esta pesquisa como qualitativa. A pesquisa de campo foi baseada em uma experiência pedagógica na cidade de Cosmopolis/SP/Brasil. Diário de campo, observações dos participantes e questionário foram utilizados. A participação feminina em histórias em quadrinhos, valores sociais, presença de tecnologia em quadrinhos e padrões de beleza corporal foram os aspectos identificados pelos alunos durante a experiência pedagógica.

Biografia do Autor

Cinthia Lopes da Silva, Universidade Metodista de Piracicaba

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano da UNIMEP. Autora de mais de 70 obras entre artigos, livros e capítulos de livro.

Referências

BERTON, Philippe. Le culte à l’internet. P.U.F: Paris, 2000.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo 2016. Retrieve from: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/trabalhoerendimento/pnad_continua/primeiros_resultados/analise02.shtm>. Acesso em: 02 dez 2016.

BRASIL. 2014. Retrieve from: <http://www.todospelaeducacao.org.br/reportagens-tpe/32163/apenas-543-dos-jovens-concluem-o-ensino-medio-ate-os-19-anos/. Acesso em: 02 dez.2016.

BRUYNE, Paul de, HERMAN, Jacques; SCHOUTHEETE, Marc de. Dinâmica da pesquisa em ciências sociais: os polos da prática metodológica. 3. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982.

DARIDO, Suraya Cristina. A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 18, n. 1, p. 61-80, 2004.

DIAS, Ana Cristina Garcia; LA TAILLE, Yves de. O uso das salas de bate papo na internet: um estudo exploratório acerca das motivações, hábitos e atitudes dos adolescentes. Interação em psicologia, v. 10, n.1, p. 43-51, 2006.

FEATHERSTONE, Mike. Consumer culture and Postmodernism. Londres, England: Sage, 1991.

FERMINO, Rogério César; PEZZINI, Marina Ramos; REIS, Rodrigo Siqueira. Motivos para a prática de atividades físicas e imagem corporal em frequentadores de academia. Revista brasileira de medicina do esporte, v. 16, n. 1, 2010.

FERRÉS PRATS, J. Las pantallas y el cerebro emocional. Barcelona, Spain: Gedisa, 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GUIA DOS QUADRINHOS. Garota-Aranha, 2012. Retrieve from: <http://www.guiadosquadrinhos.com/personagem/garota-aranha-(anya-sofia-corazon)/24184> Acesso em 15 mai. 2015.

MARCELLINO, Nelson Carvalho. Lazer e educação. 11. ed. Campinas, SP: Papirus, 1987.

MCCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos: história, criação, desenho, animação, roteiro. São Paulo: MBooks do Brasil, 2005.

MAUSS, M. Sociologia e antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2003.

MINAYO, Maria Cecília (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.

RAMOS, Rubem Borges Teixeira; DUMONT, Lígia Maria Moreira. Leitura e obtenção de conhecimento nas histórias em quadrinhos de super-heróis. IX ENANCIB, São Paulo, 2008.

RUSSO, Renata. Imagem corporal: construção através da cultura do belo. Movimento e percepção, v. 5, n. 6, 2005.

SANTOS, Roberto Elísio dos; VERGUEIRO, Waldomiro. Histórias em quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à prática. ECCOs, n. 27, p. 81-95, jan./ abr., 2012.

SENNA, Nádia da Cruz. Deusas de Papel: a trajetória feminina na HQ do ocidente. 1999. 329f. Dissertação (Mestrado em Multimeios). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 1999.

SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. O (im) próprio e o (im) pertinente na apropriação das práticas sociais. Caderno Cedes, v. 20, n. 50, p. 26-40, abr., 2000.

VIEIRA, Marcos Fábio. Mito e herói na contemporaneidade: as histórias em quadrinhos como instrumento de crítica social. Contemporânea, n. 8, 78-90, 2007.

Downloads

Publicado

2019-08-14

Como Citar

Silva, C. L. da, Cezarino, M., Carvalho, L. de A., & Souza, M. F. de. (2019). OS EFEITOS DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SOBRE OS PADRÕES CORPORAIS DE BELEZA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Corpoconsciência, 23(2), 75–86. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/8143

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)