A produção do conhecimento na área do lazer: uma análise sobre a revista Licere - formação profissional

Autores

  • Edmur Antonio Stoppa USP Leste/GPL
  • Ricardo Ricci Uvinha USP Leste/GPL
  • Luciene Ferreira da Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FC/UNESP/GPL
  • José Carlos de Almeida Moreno Centro Universitário UNIFAFIBE e Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos/GPL
  • Evandro Antonio Correa Anhanguera/FAEFI/GPL
  • Nelson Carvalho Marcellino Universidade Metodista de Piracicaba/ GPL

Palavras-chave:

Revista licere, Indicadores de Produção Científica, Conhecimento, Atividades de lazer, Formação profissional, Artigo de revista.

Resumo

O artigo é fruto de estudos exploratórios nos exemplares da revista Licere sobre a temática: lazer e formação profissional. Combina pesquisa quantitativa e qualitativa. É possível apontar que a área do lazer tem apresentado ampliação de trabalhos e pesquisas relacionadas à temática da formação profissional. No entanto a ampliação e qualificação de pesquisas nessa área é, ainda, uma questão muito importante, devendo ser tratada de forma sistemática por parte de pesquisadores e instituições, subsidiando e respaldando os processos de formação profissional no lazer. Assim, a Revista Licere tem contribuído significativamente para a área.

Biografia do Autor

Edmur Antonio Stoppa, USP Leste/GPL

Graduado em Educação Física pela Universidade de Santo Amaro (1986), Mestre (1998) e Doutor (2005) em Educação Física, pela Universidade Estadual de Campinas, na área dos Estudos do Lazer. Atualmente é professor Doutor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), da Universidade de São Paulo, no curso de Lazer e Turismo. Tem experiência na área de Educação Física e Turismo, com ênfase nos Estudos do Lazer, atuando principalmente nos seguintes temas: lazer, educação, formação profissional, atuação profissional e mercado de trabalho. Líder do Grupo Interdisciplinar de Estudos do Lazer da Universidade de São Paulo (CNPq/GIEL/USP) e do Grupo de Pesquisa em Lazer GPL/FACIS-UNIMEP).

Ricardo Ricci Uvinha, USP Leste/GPL

Mestre pela FEF/UNICAMP, Doutor pela ECA/USP e Livre-docente pela EACH/USP. Tem experiência de 20 anos de docência no magistério em nível superior. Atualmente, é professor associado na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo USP. Também na EACH/USP, é atualmente presidente da Comissão de Relações Internacionais (CRInt), membro titular da Comissão de Pesquisa (CPq) e representante dos professores MS-5 na Congregação. Proferiu diversas palestras sobre Educação Física, Lazer e Turismo para universidades pelo país e é autor de publicações sobre o tema em forma de livros e artigos científicos. Tem também trabalhos apresentados e publicados em eventos nacionais e internacionais, em que se destacam: África do Sul (2012), Austrália (2001, 2004), Canadá (2008), China (2006, 2011), Colômbia (2005, 2010), Coréia do Sul (2010), Egito (1999), Escócia (2000), Espanha (1998, 2000), Estados Unidos (2010), Grécia (2003), Índia (2007), Japão (2010), Malásia (2009), Portugal (2008) e Venezuela (2010). Em 2004, atuou como pesquisador visitante na Griffith University (Brisbane, Austrália), tendo na oportunidade desenvolvido atividades de ensino e pesquisa sobre a Educação Física, o Lazer e o Turismo no contexto internacional. Membro atual da Diretoria Executiva da Organização Mundial de Lazer (World Leisure Organization), sociedade científica com sede atual nos Estados Unidos e fundada em 1952 com status de órgão consultivo da Organização das Nações Unidas, promotora, entre outros, do Congresso Mundial de Lazer e da revista científica World Leisure Journal, ISSN 0441-9057. Líder do Grupo Interdisciplinar de Estudos do Lazer da Universidade de São Paulo (CNPq/GIEL/USP).

Luciene Ferreira da Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FC/UNESP/GPL

É Licenciada em Educação Física (Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP), (1990). Especialista em Fisiologia do Exercício e Treinamento Esportivo com ênfase em basquetebol - UNIMEP (1991) e (1993). Mestre em Educação - área de Educação Motora - Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP, (1996), com estudo sobre a Educação Física nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental, na Rede Pública do Estado de São Paulo. Doutora em Educação Física - na área de Pedagogia do Movimento - Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, (2002), curso em que desenvolveu tese pesquisando as Políticas Públicas de Educação Física Escolar na Rede Pública Estadual Paulista. É Professora Assistente RDIDP da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FC/UNESP - Departamento de Educação, onde atualmente ocupa o cargo de vice - chefe do Departamento de Educação. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física escolar, tendo atuado no Ensino Fundamental e Médio. Possui experiência acadêmica no Ensino Superior em cursos de Licenciaturas em Educação Física e Pedadogia e Bacharelados em Educação Física e Turismo. Atuou com ensino e extensão para pessoas da Terceira Idade. Enfocou acadêmico - profissionalmente os temas: Educação Física, Educação Física Escolar, Estágios Curriculares, Educação, Ludicidade, Lazer e Lazer - Educação, Esporte, Basquetebol, Turismo e Formação de Professores. Na gestão ocupou cargos de Coordenação de Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física. Faz parte do NEPEF - Núcleo de Estudos em Preparação Profissional em Educação Física da IB/UNESP/CNPq - Rio Claro e do Grupo de Pesquisas em Lazer - GPL - UNIMEP/CNPq. Foi membro de Colegiados Superiores e de Conselhos de Cursos de Pedagogia, Turismo e Educação Física. Atua em Colegiados de Cursos de LIcenciatura em Educação Física. É avaliadora Institucional e de Cursos do SINAES/BASIS

José Carlos de Almeida Moreno, Centro Universitário UNIFAFIBE e Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos/GPL

Possui graduação em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de São Carlos (1973); é especialista em: treinamento esportivo, fisiologia do esforço e administração escolar. É Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1998) e doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2006). Foi docente durante 23 anos da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP, é técnico desportivo da Secretaria do Esporte da Juventude e do Lazer do Estado de São Paulo, foi professor titular da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, é professor titular do Centro Universitário UNIFAFIBE e do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos-UNIFEB, nos cursos de Educação Física - Bacharelado e Licenciatura. Tem experiência acadêmica e de gestão em Educação Física, Educação, Esporte e Lazer, atuando principalmente com os seguintes temas: História da Educação Física e dos Esportes, Esportes Coletivos (basquetebol, handebol e futebol), Jogos e Cultura, Esporte Escolar, Esporte Performance e Formação Profissional em Educação Física, Qualidade de Vida e Atividades Físicas e Saúde em Ambiente Laboral, Basquetebol Feminino e Masculino, Políticas Públicas e Privadas de Educação Física, Esporte e Lazer e Educação Física Escolar. Faz parte dos Grupos de Estudos e Pesquisas: NEPPEF - Núcleo de Estudos em Preparação Profissional em Educação Física da UNESP Rio Claro e do GPL - Grupo de Pesquisa em Lazer da UNIMEP, Piracicaba. Foi Revisor do Banco de Itens do ENADE 2010 pelo INEP/MEC. É avaliador institucional e de cursos do INEP/MEC.

Evandro Antonio Correa, Anhanguera/FAEFI/GPL

Mestre em Ciências da Motricidade -Pedagogia da Motricidade Humana UNESP/Rio Claro; Especialista em Lazer e Animação Sócio-Cultural - UEL/PR; Especilista em Educação Ambiental - SENAC/RJ; Licenciatura Plena em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Avaré (1998); Membro do NEPEF - Nucleo de Estudos e Pesquisa em Formação Profissional no Campo da Educação Física UNESP-Rio Claro; Membro Grupo de Pesquisa em Lazer (GPL); Professor na Fundação Barra Bonita de Ensino FIB-FAEFI (Faculdade de Educação Física de Barra Bonita); Professor Efetivo PEBII - Educação Física - Secretaria Estadual de Educação de São Paulo; Tem experiência na área de Educação Física e Lazer com ênfase em formação e atuação Profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação Profissional, Mercado de Trabalho, Lazer, Educação Física Escolar, Educação Ambiental, atividades físicas de aventura na natureza

Nelson Carvalho Marcellino, Universidade Metodista de Piracicaba/ GPL

possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1972), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1984) doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1988), e Livre docência, em Estudos do Lazer- Educação Física, pela Universidade Estadual de Campinas (1996). É professor aposentado da UNICAMP. Atualmente é professor da Universidade Metodista de Piracicaba, nos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física, de mestrado em Educação Física e doutorado em Educação. Tem experiência na área de Estudos do Lazer (Educação Física, Educação, Turismo e outras), atuando principalmente nos seguintes temas: lazer, educação, turismo, educação física, politicas publicas, esporte e recreação. É líder do Grupo de Pesquisas em Lazer- GPL e membro do Oricolé - Laboratório de Pesquisa sobre Formação e Atuação Profissional em Lazer - UFMG . É coordenador do Núcleo da Rede Cedes-ME, no IEP/UNIMEP. Tem cerca de 700 publicações

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Publicado

2012-12-21

Como Citar

Stoppa, E. A., Uvinha, R. R., Silva, L. F. da, Moreno, J. C. de A., Correa, E. A., & Marcellino, N. C. (2012). A produção do conhecimento na área do lazer: uma análise sobre a revista Licere - formação profissional. Corpoconsciência, 16(1), 13-24. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3541