FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA: SABERES PROPOSTOS PARA O ENSINO DA DANÇA NA ESCOLA

Autores

  • Carlos Afonso Ferreira dos Santos Universidade Federal do Pará, Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica
  • Welison Alan Gonçalves Andrade Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Formação Docente, Educação Física, Dança, Escola

Resumo

Neste estudo temos como objetivo analisar os saberes tratados em aulas de um componente curricular da licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pará, com ênfase para os saberes voltados ao ensino da dança na escola. A técnica de pesquisa utilizada foi a observação participante e a nota de campo. Como resultado, sistematizamos os saberes relacionados aos fatores de movimento de Rudolf Laban, a concepção de dança como construção sociocultural, a consciência corporal e os processos criativos. Concluímos que tais saberes, dentro da formação inicial em análise e na direção de um olhar crítico, visam vivências criativas, conscientes e reconstruídas com a dança no ambiente escolar.

Biografia do Autor

Carlos Afonso Ferreira dos Santos, Universidade Federal do Pará, Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB/UFPA). Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Membro do Grupo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas para o Ensino na Educação Básica (GPRAPE)

Welison Alan Gonçalves Andrade, Universidade Federal do Pará

Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Pará (UFPA)

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Publicado

2020-04-03

Como Citar

Santos, C. A. F. dos, & Andrade, W. A. G. (2020). FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA: SABERES PROPOSTOS PARA O ENSINO DA DANÇA NA ESCOLA. Corpoconsciência, 24(1), 57-70. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/9833