FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA: SABERES PROPOSTOS PARA O ENSINO DA DANÇA NA ESCOLA
Palavras-chave:
Formação Docente, Educação Física, Dança, EscolaResumo
Neste estudo temos como objetivo analisar os saberes tratados em aulas de um componente curricular da licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pará, com ênfase para os saberes voltados ao ensino da dança na escola. A técnica de pesquisa utilizada foi a observação participante e a nota de campo. Como resultado, sistematizamos os saberes relacionados aos fatores de movimento de Rudolf Laban, a concepção de dança como construção sociocultural, a consciência corporal e os processos criativos. Concluímos que tais saberes, dentro da formação inicial em análise e na direção de um olhar crítico, visam vivências criativas, conscientes e reconstruídas com a dança no ambiente escolar.
Referências
BARBOSA, Elisangela Almeida. A dança na formação de professores de educação física: saberes e conhecimentos na intervenção profissional. 2011. 158f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT, 2011.
BARBOSA, Elisangela Almeida; MOREIRA, Evando Carlos. A dança na educação física: saberes propostos na formação inicial. Pensar a prática, v. 21, n. 2, p. 264-275, abr./jun., 2018
BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2009.
BOGDAN, Robert; TAYLOR, Steven J. Introduction to qualitative research. New York: Wiley, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.
BRASILEIRO, Lívia Tenório. Dança-Educação Física: (in) tensas relações. 2009. 473f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2009.
BRASILEIRO, Lívia Tenório. O ensino da dança na educação física: formação e intervenção pedagógica em discussão. Motriz, v. 14, n. 4, p. 519-528, out./dez., 2008.
BRASILEIRO, Lívia Tenório. O conteúdo “dança” em aulas de Educação Física: temos o que ensinar? Pensar a prática, v. 6, p. 45-58, jul./jun., 2003.
CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, J. e colaboradores. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, RS: Vozes, 2008.
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFPA. Projeto Político Pedagógico do Curso de Educação Física – Licenciatura. 2011.
EHRENBERG, Mônica Caldas. A dança nos cursos de licenciatura em educação física: diagnósticos e possibilidades. In: EHRENBERG, Mônica Caldas; FERNANDES, Rita de Cássia; BRATIFISCHE, Sandra Aparecida (Orgs.). Dança e educação física: diálogos possíveis. Várzea Paulista, SP: Fontoura, 2014.
EHRENBERG, Mônica Caldas. Os currículos de licenciatura em educação física: a dança em questão. 2008. 166f. Tese (Doutorado em Educação Física). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2008.
EHRENBERG, Mônica Caldas; GALLARDO, Jorge Sérgio Pérez. Dança: conhecimento a ser tratado nas aulas de Educação Física Escolar. Motriz, v. 11, n. 2, p. 121-126, mai./ago., 2005.
FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Trad. Guacira Lopes Louro. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1993.
GODOY, Kathya Maria Ayres. Dançando na escola: o movimento da formação do professor de arte. Tese (Doutorado em Psicologia da Educação). Pontificia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.
GONÇALVES, Maria Augusta Salin. Sentir, pensar, agir: corporeidade e educação. 15. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
KLEINUBING, Neusa; SARAIVA, Maria do Carmo; MELO, Damiana. Saberes possíveis no processo de ensinar e aprender dança: revisitando bases epistemológicas. Conexões, v. 9, n. 2, p. 110-129, mai./ ago., 2011.
KRISCHKE, Ana Maria Alonso. Contato improvisação: a experiência do conhecer o a presença do outro na dança. 2012. 182f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2012.
LABAN, Rudolf. Dança educativa moderna. São Paulo: Ícone, 1990.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2006.
MARCONI, Marina de Andrade. LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MARQUES, Isabel. Dançando na escola. São Paulo: Cortez, 2003.
MARQUES, Isabel. Notas sobre o corpo e o ensino da dança. Caderno pedagógico, v. 8, n. 1, p. 31-36, 2011.
MARQUES, Mariana. Consciência corporal: o que é? Revista Ensaio Geral, v. 1, n.1, jan.-jun., 2009.
MILLER, Jussara; NEVES, Neide. Técnica Klauss Vianna – consciência em movimento. ILINX - Revista do Lume, n. 3, p. 1-7, set., 2013.
MIRANDA, Rita de Cássia Fernandes; EHRENBERG, Mônica Caldas. Compondo percursos gestuais: a dança na formação inicial de professores de educação física. Educar em revista, n. 66, p. 177-192, out./dez., 2017.
RENGEL, Lenira. Dicionário Laban. 2. ed. São Paulo: Annablume, 2003.
SACRISTÁN, José Gimeno. Currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 2000.
SANTOS, José Carlos dos e colaboradores. Contribuições da dança na formação inicial de professores de educação física da universidade do Piauí. Pensar a prática, v. 20, n. 4, p. 793-807, out./dez., 2017.
SBORQUIA, Silvia Pavesi. A dança no contexto da educação física: os (des) encontros entre a formação e a atuação profissional. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2002.
SCARPATTO, Marta Thiago. Dança educativa: um fato em escolas de São Paulo. Cadernos Cedes, v. 21, n. 53, p. 57-68, abr., 2001.
SOARES, Carmem Lúcia e colaboradores. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 2012.
TOURINHO, Lígia Losada; SILVA, Eusébio Lobo. Estudo do movimento e a preparação técnica e artística do intérprete da dança contemporânea. Artefilosofia, n. 1, p. 125-133, jul. 2006.
UGAYA, Andresa de Souza. A dança na formação docente em educação física. Tese (Doutorado em Educação Física). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).