A ELABORAÇÃO DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA AS ESCOLAS MUNICIPAIS DE 1997 EM CUIABÁ: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Autores

  • Diana Araújo Mendes dianaaraujomendes@gmail.com
    Colégio Bahiense
  • Marcos Roberto Godoi mrgodoi78@hotmail.com
    Universidade de Montreal (UdeM) e Rede Municipal de Educação (RME) de Cuiabá-MT

Palavras-chave:

formação continuada, currículo, escola, educação física

Resumo

O objetivo deste estudo foi compreender o processo de formação continuada e de elaboração do currículo de educação física para as escolas municipais publicado em 1997, em Cuiabá, Brasil. Para isto, entrevistamos uma coordenadora e dois professores. A proposta curricular foi construída relacionada ao movimento de renovação da educação física, com base na perspectiva crítico-superadora. De um lado, a gestão política abriu o espaço e determinadas condições para que a elaboração começasse a acontecer. De outro, a formação continuada e o empoderamento político do grupo de professores de educação física permitiram o estabelecimento de uma dinâmica que levou ao desenvolvimento do currículo.

Biografia do Autor

Diana Araújo Mendes, Colégio Bahiense

Licenciada em educação física pela FAUC, Cuiabá-MT. Professora de educação física no Colégio Bahiense, Rio de Janeiro.

Marcos Roberto Godoi, Universidade de Montreal (UdeM) e Rede Municipal de Educação (RME) de Cuiabá-MT

Licenciado em educação física (1999) e mestre em estudos da linguagem (2006) pela UFMT. Doutorando em ciências da educação na Universidade de Montreal. Professor da Rede Municipal de Educação de Cuiabá-MT.

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Publicado

2017-04-23

Como Citar

Mendes, D. A., & Godoi, M. R. (2017). A ELABORAÇÃO DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA AS ESCOLAS MUNICIPAIS DE 1997 EM CUIABÁ: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO. Corpoconsciência, 21(1), 1–11. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4618

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