RECURSO DIDÁTICO PARA ENSINAR GEOMETRIA: O USO DE DOBRAS DE PAPEL PARA OBTER REGIÕES POLIGONAIS/POLÍGONOS

Autores

DOI:

10.26571/2318-6674.a2017.v5.n2.p265-281.i5715

Palavras-chave:

dobraduras, materiais manipuláveis, recursos didáticos, ensino de geometria

Resumo

Neste artigo apresenta-se alguns resultados de uma pesquisa qualitativa, realizada por um grupo de estudos e pesquisas em Geometria-GEPGEO, que buscou explorar o recurso didático papel, por meio de dobraduras específicas para dinamizar atividades exploratórias em representações de regiões poligonais/polígonos, visualmente regulares, de 3 a 11 lados. Como metodologia de pesquisa foram empregadas atividades investigativas, no sentido de obter dimensões das faixas de papel de modo a obter regiões poligonais com aproximadamente a mesma área, ou seja, polígonos inscritos em circunferências de mesmo raio. Por meio de exploração intuitiva, investigou-se o tipo de material que mais se adequou às construções e à manipulação de modo a obter as figuras geométricas visualmente e esteticamente adequadas. Concluiu-se que os objetos construídos com o material, denominado papel pardo, além de ser de baixo custo, oferece boa visualização e facilidade na identificação dos elementos dessas figuras. Além disso, obteve-se também, por meio de experimentação e por cálculos matemáticos as melhores medidas em cada caso. A partir de levantamento de bibliografia a respeito, o grupo considerou que recursos didáticos ou manipuláveis são todos os recursos materiais que podem ser utilizados pelo professor, de forma intencional, explorados pelos estudantes e que propiciem a construção do conhecimento, por exemplo, softwares dinâmicos, jogos, os de uso comum como sólidos geométricos, geoplanos, blocos multibásicos e outros, como os utilizados na pesquisa.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Carlos Pinto Leivas, Centro Universitário Franciscano

Possui graduação em Matemática pela Universidade Católica de Pelotas (1974), especializaçao em Matemática na área de Análise pela Universidade Federal de Pelotas (1982) e mestrado em Matemática Pura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985). Em 2009 concluiu mais uma etapa em sua formação com o Doutorado em Educação na Linha de Pesquisa em Educação Matemática pela Universidade Federal do Paraná, escrevendo uma tese em Geometria - Imaginação, Intuição e Visualização: a riqueza de possibilidades da abordagem geométrica no currículo de cursos de licenciatura de matemática. É professor titular aposentado pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Foi professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil, atuando no Curso de Licenciatura em Matemática e no Curso de Especialização em Educação Matemática. Atuou também como professor em duas disciplinas no Curso de Pedagogia a Distância. Atualmente, é professor do Programa de Pós Graduação em Ensino em Ciências e Matemática da Universidade Franciscana de Santa Maria - UFN. Foi editor da revistas EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA da SBEM- RS até agosto de 2012 e, atualmente, é editor da Revista Vidya, qualis A2, da UFN. Foi diretor regional da SBEM-RS e participou da diretoria nacional da mesma sociedade no período 2004-2007- Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria e Topologia, atuando, principalmente, nos seguintes temas: geometria, educação e ensino, formação de professores, prática de ensino. Foi coordenador do Curso de Matemática da FURG por mais de dez anos e do Curso de Especialização em Matemática, além de várias funções administrativas na mesma instituição. Eleito vice coordenador do GT4-Ensino Superior - da SBEM em outubro de 2012 até.2015 e na sequência o coordenador, até novembro de 2018. Eleito diretor regional da SBEM-RS, em 03 de agosto de 2018 para o triênio 2018-2021. Lidera, desde 2016, o Grupo de Pesquisa em Ensino de Geometria - GEPGEO, na UFN, https://g3pgeo.wixsite.com/gepgeo

Dionatan de Oliveira Nadalon, Universidade Franciscana

Professor Substituto de Matemática (40h), Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul. Atuando no 1° Ano do Ensino Médio Tecnológico no curso de Agropecuária e atuando como professor de Matemática no curso Bacharel em Agronomia, ministrando disciplina de Estatística Geral. Professor Regente de Matemática (13h), Escola Nossa Senhora de Fátima, atuando no 2° Ano do Ensino Médio. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (2016 - 2018) da Universidade Franciscana (UFN), com bolsa (Taxa) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Possui Licenciatura Plena em Matemática pela mesma instituição (2012 - 2015).

Gabriel de Oliveira Soares, Universidade Franciscana

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana (UFN), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela mesma instituição. Especialista em Matemática pela Universidade Federal de Rio Grande (FURG). Possui Licenciatura Plena em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Alegrete. Atua como colaborador do curso de Especialização em Docência do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Avançado Arcos, orientando Trabalhos de Conclusão de Curso. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Geometria (GEPGEO), ligado à UFN; e do Grupo de Estudos em Políticas e Gestão Educacional (GEPGE), ligado ao IFFar. Tem interesse nas seguintes áreas: Educação Matemática no Ensino Superior, Formação de Professores de Matemática, Ensino de Cálculo Diferencial e Integral, Ensino de Geometria.

Maurício Ramos Lutz, Instituto Federal Farroupilha

Possui Graduação em Matemática Licenciatura Plena (2004) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa (2006) pela mesma Universidade e mestrado em Ensino de Matemática (2012) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Após o mestrado cursei a Especialização em Matemática, Mídias Digitais e Didática: Tripé para Formação do Professor de Matemática oferecida pela UFRGS, finalizado em 2015, no qual também aprendi mais sobre Educação Matemática e as Tecnologias Digitais. Em 2020 conclui mais uma etapa de minha formação com o Doutorado em Ensino de Ciência e Matemática pela Universidade Franciscana (UFN). Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete (IFFar - Campus Alegrete) e Coordenador do curso de Licenciatura em Matemática desta mesma instituição. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática e Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, processos de ensino e aprendizagem e Tecnologias Digitais na Educação. Foi Coordenador de Área do Subprojeto Matemática IFFar - Campus Alegrete do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do IFFar (Edital CAPES Nº 061/2013). É integrante de três grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa em Matemática e Educação Matemática (GPMEM) e Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIM) pelo IFFar; e Grupo de Estudos e Pesquisas em Geometria (GEPGEO) pela UFN. Também é líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Digitais na Educação (GEPTec) pelo IFFar.

Referências

BOTAS, D.; MOREIRA, D. A utilização dos materiais didáticos nas aulas de Matemática – Um estudo no 1º Ciclo. Revista Portuguesa de Educação, 2013, 26(1), pp. 253-286.

DIENES, Z. P.; GOLDING, E.W. A geometria pelas transformações II. São Paulo: EPU, 1975. 91 p.

DIENES, Z. P.; GOLDING, E.W. Exploração do espaço e prática da medição. São Paulo: EPU, 1977. 95 p.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática – percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. 226 p.

FISCHBEIN, E. Intuition in science and mathematics: an educational approach. London: Mathematics Education Library, 1987.

FREUDENTHAL, H. Mathematics as na Educational Task. Doltrecht-Holland: D. Reidel Publishing Company, 1973. 680 p.

MIRANDA, V. C. Un recurso para la enseñanza de la Geometría. Educación Matemática, v. 5, n.1, abril 1995, p.11-45.

MOREIRA, M.A. Metodologias de pesquisa em ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011. 242 p.

NASSER, L. Using the Van Hiele Theory to improve secundary school geometry in Brasil. Thesis (University of London, King’s College London, Centre For Educational Studies), 1992. 368 p.

PAIS, L. C. Didática da Matemática. Uma análise da influência francesa. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. 128 p.

PIAGET, Jean; INHELDER, Bärbel. A representação do espaço na criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993. 507 p.

POLLARD, M. Maria Montessori. Série: Personagens que mudaram o mundo. Os grandes humanistas. São Paulo: Editora Globo, 1993. 64 p.

SABBATIELLO, E. E. El geoplano – un recurso didáctico para la enseñanza dinámica de la geometría plana elemental – su aplicación e utilización en la escuela primaria. Buenos Aires: Ediciones G.A.D.Y.P., 1967. 238 p.

SKEMP, R. Psicología del aprendizaje de las matemáticas. 2. ed. Madrid: Ediçiones Morata, 1993. 335 p.

Publicado

2017-12-01

Como Citar

LEIVAS, J. C. P.; NADALON, D. de O.; SOARES, G. de O.; LUTZ, M. R. RECURSO DIDÁTICO PARA ENSINAR GEOMETRIA: O USO DE DOBRAS DE PAPEL PARA OBTER REGIÕES POLIGONAIS/POLÍGONOS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 5, n. 2, p. 265–281, 2017. DOI: 10.26571/2318-6674.a2017.v5.n2.p265-281.i5715. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/5715. Acesso em: 28 mar. 2024.