Outras informações

Conselhos e Comitês Científicos
Avaliadores Ad Hoc
Cadastro no ORCID (Obrigatório)
Princípios de Transparência
Assinaturas
Taxas para submissão e publicacão de textos
Sobre o PPGECEM/REAMEC - Doutorado
Estatísticas
Apoio
Histórico do Periódico

Conselhos e Comitês Científicos

Conselho Científico Consultivo (Nacional e Internacional)
O objetivo deste conselho é orientar, sempre que possível e necessário, os Editores da Revista REAMEC com vistas a garantir a qualidade dos trabalhos publicados em língua portuguesa (Conselho Nacional), inglesa e espanhola (Conselho Internacional) e o cumprimento das exigências necessárias para registrar e manter as indexações nacionais e internacionais que contribuem para a difusão da área de Ensino de Ciências e Matemática. Os editores têm o dever de consultar os conselheiros e solicitar orientações. A qualquer momento os conselheiros podem orientar, sugerir, solicitar, analisar situações novas em detrimento das exigências dos padrões internacionais da pesquisa científica na área.

Comitê Científico Assessor (Nacional e Internacional)
O objetivo deste comitê é assessorar, sempre que possível e necessário, os Editores da Revista REAMEC com vistas a garantir a qualidade dos trabalhos publicados na língua portuguesa (Comitê Nacional), inglesa e espanhola (Comitê Internacional) e o cumprimento das exigências necessárias para registrar e manter as indexações nacionais e internacionais que contribuem para a difusão da área de Ensino de Ciências e Matemática. Os editores têm o dever de acionar os membros deste comitê solicitando assessoramento, aconselhamento e tomadas sobre tomadas de decisões inerentes à Revista em detrimento das exigências dos padrões internacionais da pesquisa científica na área.
Atualizado em: 06/04/2020.

Avaliadores ad hoc

A Revista REAMEC conta com uma Equipe de Avaliadores ad hoccadastrados no sistema. Cerca de 85% dos avaliadores são externos à UFTM. Até dezembro de 2019 contou com 164 pesquisadores cadastrados. Cerca de 95% são doutores e pesquisadores na área de Educação/Ensino em/de Ciências e Matemática, ou mais especificamente nas áreas de Educação Matemática e Educação em Ciências. Todos estão vinculados à Instituições de Ensino Superior, seja na Graduação ou na Pós-Graduação. A meta é contar com cerca de 300 avaliadores ativos para que os processos de avaliação sejam agilizados e os autores possam ter um retorno em no máximo 4 meses, considerando que a demanda e a procura pela Revista REAMEC aumentou muito nos últimos anos. Ao término de cada avaliação, após o avaliador enviar o parecer a editor responsável, este encaminha, imediatamente, uma declaração ao parecerista pela avaliação realizada.

Lista de avaliadores ad hoc (2019)
Lista de avaliadores ad hoc (2020)

Caso tenha interesse em solicitar o cadastramento como avaliador ad hoc da Revista REAMEC, basta atender as “condições básicas” listadas a seguir e preencher/enviar o formulário online:
Condições básicas:

  1. Possuir o título de Doutor(a) na área de Educação ou Ensino da CAPES/MEC, preferencialmente com concentração em Ensino de Ciências e Matemática;
  2. Atuar em programa de pós-graduação stricto sensu na área de Educação ou Ensino da CAPES/MEC, preferencialmente com concentração em Ensino de Ciências e Matemática;
  3. Ser avaliador de periódicos da área de Educação ou Ensino (pelo menos dois).

Formulário online para inscrições de pareceristas/avaliadores ad hoc (Google Forms)
Atualizado em: 06/04/2020.

Cadastro no ORCID (Obrigatório)

Para atendimento aos padrões atuais da editoração científica na comunidade internacional no que se refere às autorias dos trabalhos publicados, a equipe editorial da Revista REAMEC tornou obrigatória a inclusão do ORCID durante o processo de submissão de qualquer texto a Revista, conforme informado no Template do artigo. Editores, membros dos Conselhos e Comitês Científicos e Avaliadores ad hoc também são obrigados a incluírem o número do ORCID nos seus perfis. O ORCID pode ser criado rapidamente e gratuitamente no link: https://orcid.org/register.
Atualizado em: 06/04/2020.

Princípios de Transparência

A Revista REAMEC assume os seguintes compromissos com os seus princípios de transparência:

1. Caso seja necessário fazer alguma correção solicitada pelo autor em algum artigo já publicado na revista, esta fará uma errata que será publicada logo em seguida à publicação corrigida.
2. Franqueza em mostrar tantos os aspectos positivos como os negativos relativos ao desempenho da Revista.
3. Assume a transparência como princípio ético.
4. Fornecimento de informações de interesse dos leitores, autores, avaliadores e editores, respeitando a política de privacidade.
5. Cumprimento ipsis litteris de suas políticas.
Atualizado em: 06/04/2020.

Assinaturas

Visando a disponibilização da Revista no formato on-line e considerando que esse formato possibilita uma disseminação maior nas pesquisas publicadas neste periódico, a Revista REAMEC não trabalha com assinaturas e versões impressas. Portanto, seus números podem ser acessados, arquivados e baixados gratuitamente, a partir do seu próprio site.
Atualizado em: 06/04/2020.

Taxas para submissão e publicação de textos

A Revista REAMEC não cobra taxas de submissão e processamento de artigos (APCs).
Atualizado em: 06/04/2020.

Sobre o PPGECEM/REAMEC - Doutorado

A Revista REAMEC é vinculada ao Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática  (PPGECEM). O PPGECEM é um Programa Acadêmico de doutorado e foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), vinculada ao Ministério da Educação (MEC) do Brasil, em fevereiro de 2010. O PPGECEM visa a formação de pesquisadores e formadores de professores na área de Educação/Ensino de Ciências e Matemática, com o propósito de fortalecer esta área na Região Amazônica, especialmente no âmbito das licenciaturas em Física, Química, Biologia, Matemática e Pedagogia.

O PPGECEM tem sua coordenação geral sediada na Universidade Federal de Mato Grosso, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Marta Maria Pontin Darsie. As atividades acadêmicas e de gestão do curso se desenvolvem em três IES polos: Universidade Estadual do Amazonas (UEA-Manaus), coordenado pela Profa. Dra. Josefina Barrera Kalhil; Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT-Cuiabá) coordenado pela Profa. Dra. Gladys Denise Wielewski; e Universidade Federal do Pará (UFPA-Belém) coordenado pelo Prof. Dr. Licurgo Peixoto de Brito.

A Amazônica Legal Brasileira é composta por 9 (nove) estados: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Em 2019 a REAMEC contava com 28 Instituições de Ensino Superior (IES) associadas, mais de 60 docentes pesquisadores e orientadores. Até dezembro de 2019 formou mais de 120 doutores em Educação em Ciências e Matemática (docentes das IES da Região Amazônica).

Para mais informações sobre o PPGECEM/REAMEC, conferir o site:
https://www1.ufmt.br/ufmt/un/ppgecem
Atualizado em: 03/09/2020.

Estatísticas de 2019 

Edições publicadas: 3
Artigos publicados v. 7, nº 1: 17
Artigos publicados v. 7, nº 2: 15
Artigos publicados v. 7, nº 3: 22
Total de artigos publicados v. 7: 54
Total de artigos submetidos: 129
Artigos aceitos (Quant./ %): 54 (41,9)
Artigos rejeitados (Quant./ %): 44 (34,1)
Artigos em avaliação (Quant./ %): 31 (24)
Tempo médio de avaliação (dias): 46
Tempo médio até a publicação (dias): 67
Usuários cadastrados: 1110
Leitores cadastrados: 1056
Avaliadores ad hoc cadastrados: 164
Avaliadores ad hoc que enviaram pareceres: 121
Fonte: Editorial do Volume 7, Nº. 3, da Revista REAMEC. Link/DOI: http://dx.doi.org/10.26571/reamec.v7i3.9563

Estatísticas de 2020

OBS.: a publicar.

Apoio

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
Universidade Federal do Pará (UFPA)
Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC)

Histórico do periódico

A Revista REAMEC foi criada em 2013 por uma iniciativa de doutores e doutorandos do PPGECEM. Nos três primeiros anos contou com uma publicação anual, nos anos de 2016, 2017 e 2018 conseguiu manter publicações semestrais, contando em 2018 com uma Edição Especial: Simpósio LASERA - Manaus. No ano de 2019 sua periodicidade passou a ser quadrimestral. A partir deste ano passou a editar três números anualmente e seguindo a modalidade de publicação Ahead Of Print (AOP), que consiste em disponibilizar, antecipadamente, os artigos aprovados e editados com o objetivo de agilizar a comunicação científica das pesquisas realizadas. Isto é, na medida que o manuscrito é aprovado e revisado pelo(s) autor(es) a editoração é realizada em seguida e o texto é publicado imediatamente (com o seu respectivo DOI).

A partir do ano de 2020 a Revista REAMEC contará com três números, com periodicidade quadrimestral, seguindo os seguintes intervalos: primeiro número: janeiro a abril; segundo número: maio a agosto; e terceiro número: setembro a dezembro. Isto é, no mês de início do período é aberto um número, seguindo as orientações das publicações na modalidade OAP, com publicações em fluxo contínuo, e no último mês do referido período é fechado o seu respectivo número, com seu experiente próprio que apresenta: Capa, Ficha Técnica, Sumário, Editorial, Equipe Editorial e Equipe de Avaliadores ad hoc.