Publicação da Seção Especial: “Mat(H)Ifem: Diálogos entre Matemática, Arte, Tecnologias e História”, na Revista REAMEC (2023)

2023-12-09

Prezado/a leitor/a, autor/a e avaliador/a,

É com grande satisfação que informamos sobre a publicação da Seção Especial intitulada “Mat(H)Ifem: Diálogos entre Matemática, Arte, Tecnologias e História”, organizada pelos editores convidados: Profa. Dra. Andreia Dalcin (UFRGS) e Prof. Dr. Rafael Montoito (IFSUL), e publicada no v. 11, n. 1 (2023): janeiro a dezembro de 2023 - Publicação Contínua (10 ANOS DA REVISTA REAMEC).  

MATH coloca em diálogo a Matemática com a Arte, as Tecnologias e a História; HIFEM forma o nome do Grupo de Pesquisa em História, Filosofia e Educação Matemática que organizou essa coletânea de textos produzidos pelo grupo e alguns convidados. MAT(H)IFEM é inspirado pelo poema A Divina Comédia, de Dante Alighieri, e pela pluralidade de diálogos possíveis com a matemática. Esta edição convida os leitores a pensarem e repensarem suas leituras, suas práticas pedagógicas e suas pesquisas, no campo da Educação Matemática” (extraído do Resumo da Apresentação desta seção especial. Autores: Andreia Dalcin e Rafael Montoito).

Editores convidados:
Profa. Dra. Andreia Dalcin (UFRGS)
Prof. Dr. Rafael Montoito (IFSUL)

Não perca! Acesse agora através do QR code em nosso cartaz ou visite nosso site!

#REAMEC2023 #Educação #Ciências #Matemática #Amazônia

Compartilhe e espalhe o conhecimento!

Respeitosamente,
Equipe editorial
Link: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/issue/view/767

Apresentação
MAT(H)IFEM: DIÁLOGOS ENTRE MATEMÁTICA, ARTE, TECNOLOGIAS E HISTÓRIA
Andreia Dalcin, Rafael Montoito
https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16733

Artigo 1
VERSI DI CARATTERE MATEMATICO NELLA DIVINA COMMEDIA, DI DANTE ALIGHIERI
Bruno D’Amore
https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16736

VERSOS COM ASPECTOS MATEMÁTICOS N’A DIVINA COMÉDIA, DE DANTE ALIGHIERI
Bruno D’Amore
Tradução de Rafael Montoito e Andreia Dalcin
https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16736-trad

Artigo 2
SOB AS LENTES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: IMAGENS DE UMA MATEMÁTICA PRETERIDA
Carolina Pereira Aranha
https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16739

Artigo 3
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM JORNAIS PEDAGÓGICOS: O CASO DE LA MAESTRA ELEMENTARE ITALIANADelma Tânia Bertholdo, Terciane Ângela Luchese
https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16740

Artigo 4
RESISTÊNCIA E CRENÇAS DOS PROFESSORES SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA
Wguineuma Pereira Avelino Cardoso, Liliane dos Santos Gutierre
https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16742

Artigo 5
AS STEM E O PENSAMENTO COMPUTACIONAL: RESOLVENDO DESAFIOS DA VIDA REAL NO ENSINO SUPERIOR
Maria Cristina Costa, Sandra Gaspar Martins, António Domingos
https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16743

Artigo 6
LÓGICA SIMBÓLICA NO SMARTPHONE: PROCRIATIVANDO UM LIVRO DE LEWIS CARROLL NUM APLICATIVO
Cauê Duarte, Rafael Montoito
https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16744   

Artigo 7
OS ASPECTOS TECNICISTAS DO CURRÍCULO DO PROJETO LOGOS II
Cristiane Talita Gromann de Gouveia, Sérgio Candido de Gouveia Neto
https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16745

Artigo 8
MATEMÁTICA NAS FAKE NEWS: O CORRIQUEIRO, O FALSO E O ARTÍSTICO
Adriel Gonçalves Oliveira, Ronildo Nicodemos da Silva
https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16746

Artigo 9
QUADRATURA DO CÍRCULO E CUBATURA DA ESFERA COM GEOGEBRA NO ENSINO MÉDIO
Adriana de Bortoli, Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva, Edwin Jun Iassanori Yassunaga, Nadya Sofia Kuriyama Sato
https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16747

Artigo 10
CLUBE DE LITERATURA E MATEMÁTICA ONLINE: TRÊS CRÔNICAS DE CLARICE LISPECTOR
Alessandra Heckler Stachelski, Andréia Dalcin
https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16749   

Artigo 11
ESTUDIO DEL INICIO DEL ÁLGEBRA DESDE LA MATEMÁTICA Y EL CORÁN
Silvia Tajeyan
https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16752

Artigo 12
ETNOMATEMÁTICAS EN EL CURRÍCULO GUATEMALTECO: UNA EXPERIENCIA
Claudia María Lara Galo
https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16753