11 ATUALIZAÇÕES DA REVISTA REAMEC A PARTIR DE JANEIRO DE 2021

2021-01-03

Prezado leitor, autor e avaliador,

Informamos que a partir do primeiro número de 2021 a Revista REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática – realizará as seguintes atualizações:

1) Política de seção: passa a publicar manuscritos organizados em duas seções: Educação em Ciências e Educação Matemática. Cada seção terá um editor específico. Nas duas seções o foco e escopo da Revista serão mantidos. No entanto, durante a submissão, o autor responsável deverá indicar a qual das duas seções o manuscrito corresponde.

2) Identificador do manuscrito: a numeração de identificação do manuscrita passa a ser a codificação eLocation - Electronic Location Identifier. Esta codificação terá o seguinte padrão: eANO000 (Exemplo do primeiro artigo a ser publicado: e2021001). Esta substitui a paginação como meio de identificação do artigo no volume e número do periódico e, consequentemente, muda o formato pelo qual o referido manuscrito é referenciado, o que está devidamente apresentado no próprio artigo. Todos os manuscritos publicados terão páginas iniciadas com numeração 1.

3) Resumo e metadados em três idiomas: no Template do manuscrito é solicitado, obrigatoriamente, a escrita e apresentação do título, resumo e palavras-chave nos idiomas português, inglês e espanhol. Na página da Revista os metadados também serão inseridos nos três idiomas.

4) Contribuição dos autores no manuscrito e adoção opcional da Taxonomia de Funções de Contribuidor (CRediT): no Template do manuscrito são exigidas as contribuições dos autores, conforme as etapas descritas pelo periódico e, opcionalmente, poderão acrescentar algumas das 14 funções previstas na CRediT.

5) Declaração de conflito de interesse no manuscrito: no Template do manuscrito será exigido que os autores declarem que não possuem conflito de interesse de ordem pessoal, comercial, acadêmico, político e financeiro referente ao manuscrito submetido e publicado.

6) Declaração de disponibilidade de dados no manuscrito: no Template do manuscrito será exigido que os autores declarem que disponibilizarão os dados da pesquisa (quando couber, para os casos de os dados necessitarem de autorização por parte do autor ou de outras pessoas e instituições envolvidas na pesquisa, estes devem ser solicitados diretamente aos autores do manuscrito. Além disso, deve ser respeitado os casos nos quais as condições da abertura de dados e outros conteúdos utilizados na pesquisa devem ser evitados). Os autores devem informar, citar e referenciar todos os dados, códigos de programas e outros materiais que foram utilizados ou gerados na pesquisa (sendo estes públicos/publicados ou não em repositórios de dados de pesquisa). Esta é uma das “novas” práticas de comunicação científica da ciência aberta. Esta disponibilização vai ao encontro do modus operandi da ciência aberta exige que os manuscritos dos artigos citem todos os demais conteúdos subjacentes ao texto com o objetivo de facilitar e promover o entendimento da pesquisa, sua avaliação por pares, reprodutibilidade, reuso, preservação e visibilidade.

7) Data de publicação do artigo: é acrescentada a data de publicação do artigo, além das datas de submissão e aprovação já informadas.

8) Como citar: no final do artigo foram incluídas as formas de citá-lo com base na ABNT e APA.

9) Rodapé dos manuscritos: passa a ser “Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. Revista REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. x, n. x, e2021xxx, mês-mês, ANO.”

10) Autoria ou coautoria: passa a exigir que pelo menos o autor ou um dos coautores tenha o título de Doutor.

11) Alinhamento com a ciência aberta: no decorrer do ano de 2021 as políticas editoriais e os processos de gerenciamentos dos manuscritos submetidos à Revista REAMEC serão atualizados em conformidade com as práticas de comunicação da pesquisa da ciência aberta, tais como: Preprints, Dados Abertos, Avaliação Aberta.