O CONHECIMENTO DOS TEMAS NO ENSINO DA REPRODUÇÃO DAS PLANTAS

Autores

DOI:

10.29286/rep.v30ijan/dez.9253

Palavras-chave:

Biologia, Educação, Ciência, Conhecimento especializado dos professores

Resumo

Apresentam-se os resultados da investigação desenvolvida em salas de aulas portuguesas de 3º e 6º ano que identificam as dimensões que integram o conhecimento dos tópicos (conteúdo), do professor, ensinando reprodução das plantas. Para o efeito realizaram-se gravações em vídeo e áudio. A informação foi tratada com análise de conteúdo e contrastada com a literatura existente numa perspectiva metodológica de Top-down Bottom-up. Foram identificados cinco aspetos de diferentes naturezas, relacionadas com o conhecimento dos tópicos. i)conceitos da biologia e de exemplos associados; ii)leis, princípios e teorias da biologia; iii)procedimentos e técnicas de observação em biologia; iv)modelos relacionados com o conceito da biologia e v)factos e fenômenos biológicos.

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Biografia do Autor

Mónica Alexandra Luís, Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas (AEJBV), São Brás de Alportel, Portugal.

Mestre em Dinamização das Ciências em Contexto Escolar pela Universidade do Algarve (UALG). Professora do ensino fundamental no Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas (AEJBV), São Brás de Alportel, Portugal.

José Carrillo, Universidade de Huelva (UHU), Huelva, Espanha.

Doutor em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Sevilha (NOS). Professor Titular na Universidade de Didática da Matemática, Universidade de Huelva (UHU), Huelva, Espanha.

Rute Cristina Monteiro, Universidade do Algarve (UALG), Faro, Portugal.

Doutorada em Didática das Ciências pela Universidade de Huelva (UHU). Professora Adjunta na Universidade do Algarve (UALG), Faro, Portugal.

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Publicado

2021-03-18

Como Citar

LUÍS, M. A.; CARRILLO, J.; MONTEIRO, R. C. O CONHECIMENTO DOS TEMAS NO ENSINO DA REPRODUÇÃO DAS PLANTAS. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 30, n. jan/dez, p. 1–21, 2021. DOI: 10.29286/rep.v30ijan/dez.9253. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9253. Acesso em: 5 nov. 2024.